Hidratação Com Vinagre de Maçã: Benefícios e Como Fazer

hidratação com vinagre de maçã

A hidratação com vinagre de maçã é uma ótima opção para quem procura uma maneira mais natural e saudável de cuidar dos fios.

Afinal, as máscaras capilares que encontramos no mercado de cosméticos podem, muitas vezes, prejudicar a estrutura capilar, ao invés de tratar.

Portanto, acompanhe o nosso artigo de hoje e descubra porque a hidratação com vinagre de maçã é uma boa opção, e aprenda a como fazê-la corretamente.

 

Benefícios da hidratação com vinagre de maçã

Abaixo listamos 8 benefícios desta hidratação natural que precisa fazer parte da sua rotina capilar.

1- Equilibra o pH do couro cabeludo

O nosso couro cabeludo possui um pH ácido que varia em um nível entre 4,5 e 5,5. Quando há um desequilíbrio neste pH, nossos fios ficam mais ressecados, quebradiços e sem vida.

Dessa forma, o vinagre de maçã é muito utilizado para restaurar o equilíbrio ácido na raiz do cabelo e até mesmo nos fios. Uma vez que este produto contém ácido acético, que se assemelha ao pH natural do nosso cabelo.

A partir disso os fios ficam muito mais saudáveis, alinhados, macios e bonitos. Livre dos efeitos colaterais dos químicos e tóxicos encontrados em produtos industrializados.

 

2- Protege o couro cabeludo

O vinagre de maçã conta com propriedades bactericidas e fungicidas, que são capazes de proteger o couro cabeludo contra agentes externos. Diminuindo problemas como caspa e outras proliferações de fungos que podem comprometer a saúde capilar.

 

3- Elimina resíduos e impurezas

No decorrer dos dias, costumamos utilizar diversos produtos no cabelo, como creme de pentear, condicionador, shampoo, etc.

Estes produtos não saem por completo quando fazemos uma lavagem normal dos fios. E assim, os mesmos começam a se acumular na fibra capilar, pesando-a e deixando-a sem vida e maleabilidade.

O vinagre de maçã, por sua vez, tem o poder de quebrar as moléculas destes ingredientes, fazendo com que os mesmos sejam removidos por completo.

A partir disso o cabelo fica livre dos excessos e automaticamente fica mais maleável, saudável e brilhante.

 

4- Define cachos e ondas

Como o vinagre é capaz de deixar os fios mais macios e com as cutículas fechadas, automaticamente ele auxilia na definição de cachos e ondas.

Diminuindo o frizz e o volume excessivo, dando margem ao aparecimento de caracóis mais maleáveis e saudáveis.

Além disso, vale salientarmos que os produtos para definição de cachos que encontramos em farmácias e mercados, normalmente pesam os fios, deixando-os opacos e sem balanço. Diferente do vinagre de maçã.

 

5- Diminui a porosidade e promove a maciez

Como mencionamos, este vinagre tem o poder de selar as cutículas do cabelo, deixando-as mais lisas e alinhadas.

Automaticamente os fios ficam com menos porosidade, tirando o aspecto de “áspero” que os mesmos podem ter.

E assim, todo o cabelo fica mais macio e suave ao toque.

 

6- Estimula o crescimento saudável

A partir de uma limpeza profunda do couro cabeludo, bem como a estimulação do nível de pH saudável, o vinagre de maçã é capaz de auxiliar no crescimento capilar saudável.

Uma vez que, além dos pontos elencados, este produto eleva a circulação sanguínea na raiz dos cabelos. E, a partir disso, os folículos pilosos passam a receber nutrientes e vitaminas de uma maneira mais rápida.

 

7- Fortalece os fios diminuindo as pontas duplas

Durante as hidratações capilares que fazemos, é essencial que a cutícula do fio possa ser bem selada, a fim de evitar que os nutrientes e vitaminas “escapem”.

Além disso, essa selagem é responsável por manter intacta a estrutura interna do fio, diminuindo as chances de surgirem pontas duplas.

E é exatamente este processo que o vinagre de maçã faz no cabelo: o de selar as cutículas e manter a massa capilar forte e saudável.

 

8- Hidrata e nutre profundamente

O vinagre de maçã é super rico em vitamina B e C, que são responsáveis por tratar e fortalecer os nossos cabelos.

Este produto é capaz de penetrar no couro cabeludo de uma maneira muito profunda, a partir da sua limpeza e desobstrução dos poros. Dessa maneira, as vitaminas conseguem ir mais a fundo, promovendo uma super hidratação.

Além disso, o vinagre conta ainda com diversos nutrientes essenciais para a saúde capilar. Repondo aqueles que perdemos com as agressões externas (secador, chapinha) e devolvendo a saúde e a maleabilidade dos fios.

 

Como fazer hidratação com vinagre de maçã

Agora que você já conheceu todos os benefícios do vinagre de maçã, é hora de aprender a como fazer esta hidratação.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • Um copo de água filtrada.

Modo de preparo

  • Misture bem os dois ingredientes, até formar um líquido bem homogêneo.

Como aplicar

  • Lave os seus cabelos com água e shampoo, como de costume. Se preferir, aplique o shampoo duas vezes, para abrir bem as cutículas.
  • Retire o excesso de umidade do cabelo com o auxílio de uma toalha macia.
  • Aplique o líquido com vinagre de maçã no couro cabeludo, aos poucos e com cuidado para não escorrer demais.
  • Se preferir, utilize um borrifador para umedecer todo o comprimento com a mistura.
  • Depois é só você massagear bastante o couro cabeludo, com movimentos circulares e uma pressão média. Este passo potencializará o crescimento capilar.
  • Deixe o produto agir por pelo menos 3 minutos. Pois este é o tempo mínimo para que as moléculas dos resíduos que estão no cabelo, realmente quebrem.
  • Enxágue abundantemente.
  • Nesta hidratação não é necessário aplicar condicionador.

Dicas para potencializar o tratamento

O vinagre de maçã é um ótimo aliado natural para os cuidados capilares. Porém, cada tipo de cabelo precisa da quantidade certa, a fim de atingir resultados satisfatórios. Veja as nossas dicas:

  • Para cabelos oleosos: Cabelos oleosos podem utilizar até 4 colheres de sopa de vinagre de maçã. Uma vez que o produto limpará profundamente os fios, e manterá a produção de sebo mais equilibrada.
  • Para cabelos secos: Quem tem cabelo seco, por sua vez, deve utilizar no máximo 2 colheres de sopa. Pois o excesso pode “limpar demais” o sebo capilar, ressecando os fios.

Com estes cuidados simples você terá ótimos resultados com a hidratação com vinagre de maçã.

Para mais receitas de cosméticos naturais, indicações de produtos e sorteios, siga o nosso Instagram.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *