Você já prestou atenção no que há na lista dos ingredientes do seu desodorante? Gostaria de evitar as substâncias nocivas presentes na maioria deles e comprar um desodorante natural?
Ficou confuso com a quantidade de compostos e informações, sem saber como agir? Não sabe quais ingredientes evitar e quais são seguros?
Então, foi para te ajudar nessa decisão que resolvemos criar esse guia prático de desodorantes (e antitranspirantes).
De onde vem o mau cheiro nas axilas?
Primeiramente, vamos entender de onde vem esse mau cheiro e o que acontece nas nossas axilas:
Engana-se quem pensa que o suor é o próprio “cecê”.
Esse cheirinho desagradável surge quando bactérias que estão no nosso corpo entram em contato com nossa transpiração, se alimentam de nosso suor, gorduras e proteínas e se multiplicam, produzindo, assim, os indesejáveis odores.
Continue lendo este artigo para saber tudo sobre o que deve avaliar na escolha de um desodorante.
Apresentamos várias opções de desodorantes naturais comerciais prontos e também de receitas de desodorante caseiro.
Antes, duas definições:
O que é um Desodorante?
Além de perfumar as axilas, desodorantes são produtos que possuem substâncias utilizadas para combater ou disfarçar o odor que acompanha as áreas de maior sudorese.
Utilizam em sua composição ingredientes como triclosan ou álcool, com o objetivo de matar ou dificultar a proliferação de bactérias que causam o mau cheiro.
O que é um Antitranspirante?
Antitranspirantes, ou antiperspirantes, são produtos que tentam diminuir a quantidade de suor inibindo sua produção ou dificultando sua eliminação pelas glândulas sudoríparas.
Esses produtos normalmente possuem formulação com derivados do alumínio, como o cloridrato de alumínio, por exemplo.
Basicamente existem 3 formas de se prevenir o mau cheiro:
- mascarar o odor formado;
- controlar a proliferação de bactérias;
- controlar a transpiração.
A principal forma de mascarar o odor corporal é feita por meio de fragrâncias e perfumes adicionados ao desodorantes/antitranspirantes.
O controle da proliferação de bactérias e o controle da transpiração são feitos por meio dos ingredientes ativos do desodorante e do antitranspirante, respectivamente.
Princípio Ativo dos Desodorantes
O princípio ativo dos desodorantes é geralmente algum bactericida cujo objetivo é o controle da proliferação das bactérias que causam a formação do odor.
Em geral são Etanol (no máximo 60%) e Triclosan (no máximo 0,3%). Outros componentes também encontrados nos desodorantes são o EDTA Tetrassódico, BHT e Bicarbonato de Sódio/Potássio.
Princípio Ativo dos Antitranspirantes
O principal componente ativo dos antitranspirantes é algum derivado do alumínio, como cloridrato de alumínio ou cloridróxido de alumínio, cujos cátions Al3+ coagulam as proteínas da pele formando uma película gelatinosa bloqueadora que provoca o fechamento dos dutos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção do suor.
Por esse motivo, existe o risco de obstrução dos poros e inflamação da glândula e, dessa forma, muitas pessoas apresentam irritação a componentes derivados do alumínio.
Com relação aos antitranspirantes que dizem possuir ação prolongada de 24, 48 ou até 72 horas, basta entender que a ação é tão mais prolongada quanto maior a concentração desses ingredientes.
Um esclarecimento: nem todos os desodorantes são antitranspirantes, mas quase todos os antitranspirantes também possuem algum ativo de desodorização.
Perigo à vista!
Substâncias Tóxicas de Desodorantes
Passemos agora a entender o que cada um dos principais compostos ativos pode causar no nosso corpo e quais as preocupações existentes:
Triclosan
De forma resumida, existem estudos indicando que o Triclosan apresenta sérios riscos para nossa saúde.
Está associado com danos ao fígado e maior risco de câncer e cirrose (YUEH et al., 2014), com diminuição no nível dos hormônios da tireoide (Veldhoen et al., 2006) e com o aumento na suscetibilidade a alergias em indivíduos jovens (Rees Clayton EM et al., 2003-2006).
Vários estudos apontam para o fato de que o triclosan propicia a resistência bacteriana, ou seja, faz com que as bactérias que queremos eliminar se tornem superbactérias.
Além disso, existem evidências de que o triclosan possui propriedades que favorecem a bioacumulação em espécies selvagens.
O Environmental Working Group (EWG) dá ao Triclosan uma nota 7 (alto risco), o que significa que você definitivamente deve evitá-lo!
Alumínio
No mundo dos cosméticos, o alumínio é utilizado principalmente em desodorantes e antitranspirantes, mas também é encontrado em outros produtos, como batons e esmaltes.
Três principais riscos/problemas associados com o uso de antitranspirantes:
(1) bloqueio da liberação de toxinas através do suor:
O alumínio dos desodorantes atua como antitranspirante, ou seja, obstrui os poros da pele e impede a eliminação das toxinas pelo suor. Dessa forma, as toxinas vão se acumulando nas glândulas localizadas abaixo das axilas.
(2) possível associação com câncer de mama:
Não há unanimidade científica entre o vínculo direto entre antitranspirantes contendo alumínio e câncer de mama.
Mas…diversos estudos científicos (P.D.Darbre; McGrath KG) apontam a existência de evidências de que o alumínio pode ser, sim, um produto muito nocivo.
(3) possível associação com a doença de Alzheimer:
Diversos estudos (Shaw CA et al., Tomljenovic L, e Exley et al. ) correlacionam doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer, ao uso de alumínio.
Parabenos
Os parabenos são largamente utilizados como conservantes em quase todos os tipos de cosméticos e produtos de higiene pessoal. São produtos químicos sintéticos (isto é, fabricados) com capacidade solvente, antimicrobiana, antibacteriana e antifúngica muito eficaz em muitos tipos de fórmulas.
Como aparecem nos rótulos:
Methylparaben, Propylparaben,Butylparaben, Ethylparaben…
Existem estudos indicando que os parabenos imitam hormônios femininos, como o estrogênio, e podem atuar como disruptores do sistema endócrino. A presença do parabeno pode ser um fator contributivo no câncer de mama devido à sua capacidade de imitar o hormônio feminino, que é conhecido por impulsionar o crescimento de tumores mamários.
Um estudo da Universidade de Reading, na Inglaterra, analisou amostras de tecido de mulheres diagnosticadas com câncer de mama e submetidas a mastectomia e descobriram que 99% das amostras de tecido continham pelo menos um tipo de parabeno e 60% das amostras tinham pelo menos cinco!
Outros estudos (Oishi S) associaram o parabeno a efeitos negativos no sistema reprodutivo masculino. Em testes com ratos, a produção diária de esperma de todos os grupos que receberam propilparabeno diminuiu significativamente. Em um dos estudos, o grupo que recebeu a dose mais alta de butilparabenos teve uma queda de 41,8% na contagem de esperma. Os pesquisadores concluíram também que a concentração de testosterona nos ratos diminui de forma dependente da dose. A ingestão diária de butilparabenos que causou esses efeitos é semelhante ao menor nível de ingestão diária aceitável para parabenos na Comunidade Européia e no Japão.
As notas dos derivados mais comuns dos parabenos variam de 4 a 7, de acordo com o relatório do EWG.
Propilenoglicol (Propylene Glycol)
O propileno glicol atua como: antiaglomerante, adicionado a alimentos em pó; anticongelante; hidratante antioxidante e realçador de sabor também em alimentos; emulsificante; umectante; solvente em produtos cosméticos e medicamentos.
O propilenoglicol é um álcool orgânico comumente usado como agente condicionador da pele.
Em estudos científicos, foi associado com dermatite de contato irritante e alérgica, bem como urticária de contato em humanos (EWG)
De acordo com o relatório do EWG, a nota dada a esse composto é 3. Ou seja, risco moderado!
Fragrâncias ou Perfumes
A palavra “fragrância” ou “perfume” no rótulo de um produto representa uma mistura não divulgada de vários produtos químicos aromáticos e ingredientes sintéticos utilizados como dispersantes de fragrâncias.
As misturas de fragrâncias são associadas a alergias, dermatite, dificuldade respiratória e potenciais efeitos no sistema reprodutivo em diversos estudos.
Justamente por essas misturas serem sintéticas e não identificadas, fica muito difícil garantir a segurança dos produtos cuja composição contém os misteriosos “perfumes” ou “fragrâncias”.
Se a empresa não divulga, se não sabemos do que é feito, preferimos evitar!
De acordo com o relatório do EWG, a nota dada a esses compostos é 8 (numa escala que vai até 10, e que quanto mais alto, maior o risco). Ou seja, alto risco!
Guia de Compras de Desodorante Natural
Agora, com base nessas informações, já saberemos ir à farmácia ou ao supermercado e escolher o melhor produto para nosso corpo, não é mesmo?
Bem, mais ou menos…. Mesmo com todas essas informações, ainda é muito difícil escolher entre tantas opções, tantas produtos e marcas diferentes. É tudo muito confuso! Nós te entendemos.
Passamos, acima, a base do conhecimento para você entender o que deve ser evitado.
Mas, além disso, ainda pesquisamos vários produtos, dos comuns e populares que todo mundo conhece (normalmente os mais nocivos), aos mais artesanais e naturais.
A seguir, apresentamos produtos e suas características, tudo isso para facilitar sua vida e suas escolhas!
Lembre-se: se estiver na dúvida, Escolha Natural!
Desodorantes não recomendados
Sim, sabemos que são muitos e que são os mais populares (provavelmente o que você usa está na nossa lista de não recomendados =O ).
Não recomendamos a maioria dos desodorantes comerciais vendidos atualmente.
Para saber o que deve evitar, fizemos essa listinha abaixo.
Ao ir no supermercado ou na farmácia , compare esses compostos com os que estão na composição dos desodorantes. Para facilitar, você pode imprimir!
Sugerimos evitar os produtos que contenham:
Escolhas Naturais
Dentre as opções de produtos naturais, temos aqueles que podemos comprar já prontos, facilitando nossas vidas, mas também temos receitas caseiras fáceis e baratas!
E claro, reunimos as principais informações abaixo para você:
Desodorantes Naturais Recomendados
Para a lista completa com nossas indicações de desodorantes naturais disponíveis à venda, não deixe de conferir as nossas recomendações. São produtos selecionados por serem naturais e seguros. Além claro, de serem sem crueldade com animais e preferencialmente orgânicos.
Receitas Caseiras de Desodorante Natural
Dentre as escolhas naturais, uma das maneiras mais baratas e saudáveis (além de divertidas), é criar, você mesmo, seu desodorante natural caseiro.
Dessa forma, reunimos as melhores receitas de desodorantes caseiros e naturais.
Para mais receitas de cosméticos naturais, indicações de produtos e sorteios, siga o nosso Instagram.