Como Fazer Tinta Natural Para Cabelo: 4 Receitas Caseiras e Naturais

tinta natural para cabelo

Você sabia que é possível fazer tinta natural para cabelo a fim de potencializar a cor dos seus fios? E ainda, que é possível clarear o cabelo em casa, sem agredir com químicas pesadas? Afinal, nós sabemos o quanto as tintas com química podem prejudicar os fios, e até mesmo provocar a quebra.

Por esse motivo recorrer a opções mais naturais pode ser a melhor forma de manter a cor viva sem prejudicar a saúde capilar. Abaixo listamos as melhores tintas para você fazer e usar em casa. São receitas para todos os gostos, de tinta natural para cabelo branco, ruivo, loiro, preto ou castanho.

 

Diferença entre tinta natural e a tinta com química

Antes de qualquer coisa, é importante considerar a diferença entre a tinta natural e a tinta com química. Acontece que a natural não terá a potência de coloração que a química, obviamente. Afinal, ela não irá “abrir” o fio a ponto de penetrar na sua estrutura.

No entanto, as receitas naturais irão apenas tonalizar gradativamente os fios, potencializando a cor natural dos cabelos. Por exemplo, o loiro ficará mais claro com o auxílio do limão, enquanto que o ruivo ficará mais avermelhado com a tinta de beterraba. Porém, não será possível colorir um fio escuro de loiro, ou pintar o loiro com a intenção de ficar castanho.

Visto isso, vamos agora as receitas caseiras para potencializar as cores dos seus fios:

 

Como Fazer Tintas naturais para o cabelo

Tinta natural para cabelo com chá preto

Para os cabelos com tonalidades mais escuras, como preto e castanho, aplicar a tinta natural de chá preto ajudará a recuperar o brilho e a intensidade da cor. Além, claro, de cobrir os fios grisalhos.

O modo de preparar e de aplicar são bem simples e práticos. Você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de chá preto;
  • 3 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

  1. Faça a infusão do chá preto com a água fervida, abafando por 30 minutos. Assim que passar o tempo de repouso, lave os fios normalmente e aplique o chá preto por todo o comprimento.
  2. Envolva em uma touca térmica e deixe agir por pelo menos 20 minutos. Finalize enxaguando apenas com água fria, sem utilizar shampoo/condicionador.

Se você gostou dessa dica, leia também nosso post completo sobre os benefícios da aplicação de chá no cabelo.

 

Tinta natural para cabelo com café

Ainda para os cabelos escuros, temos a tinta natural de café. Segue a mesma ideia da de chá preto. Você precisará de:

  • 3 colheres de pó de café orgânico;
  • 3 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água e acrescente o café, mexendo bem. Em seguida, aplique nos cabelos lavados e deixe agir por 40 minutos.
  2. Depois é só enxaguar com água fria, e pronto! Os fios brancos estarão tingidos e todo o comprimento do cabelo estará brilhoso e com a cor intensificada.

 

Tinta natural para cabelo com limão

Essa tinta é perfeita para quem tem luzes, mechas e cabelos loiros. Pois além de potencializar a cor, o limão reduzirá o aspecto “esverdeado” ou “amarelado” que o cabelo possa ter. Além disso, o efeito é parecido com o platinado, proporcionando brilho intenso e um loiro prateado aos cabelos.

Você vai precisar de:

  • Suco de um limão;
  • 50 ml de água;
  • 1 frasco de borrifador (tem que ser limpo).

Modo de preparo:

  1. Misture o suco de limão com a água, mexendo bem. Em seguida, com a ajuda do borrifador, aplique por todo o comprimento dos fios limpos e secos.
  2. Deixe a mistura agindo o máximo possível e depois enxágue, sem lavar com shampoo. E de preferência utilize água fria.

É importante lembrar que quando fizer este tipo de procedimento, não se deve expor ao sol! Pois o limão poderá danificar tanto o cabelo quanto a pele que entrar em contato com o suco.

Desse modo, faça sempre este tipo de tingimento a noite, para não causar nenhum efeito colateral grave.

 

Como Fazer Tinta Vermelha Natural

Tinta natural para cabelo com beterraba

A cor avermelhada é perfeita para cobrir o desbotado dos ruivos. Afinal, este é um dos tipos de cabelo que mais sofrem com os efeitos externos do sol, poluição, etc.

Além de potencializar a cor vermelha, a beterraba é capaz de proporcionar um brilho intenso aos cabelos, deixando-os com um aspecto macio e saudável.

Para preparar a tinta, é bem simples e prático. Você vai precisar de:

  • 1 beterraba grande picada;
  • 700 mL de água.

Modo de preparo:

  1. Cozinhe a beterraba por meia hora. Depois, desligue o fogo e tampe a panela.
  2. Aguarde alguns minutos até que a temperatura da água já seja agradável. (Não pode aplicar muito quente, pois pode prejudicar a saúde natural dos fios).
  3. Assim que a temperatura estiver de morna para fria, aplique a água por todo o comprimento dos cabelos (já limpos). Não se esqueça de aplicar na raiz e nas pontas.
  4. Deixe agir o máximo de tempo possível, e enxágue sem utilizar shampoo.

Você não precisa utilizar toda a água, mas sim, guarde-a na geladeira por – no máximo – uma semana. Toda vez que for lavar os cabelos, reaplique a água nos fios.

 

Cuide da cor dos seus cabelos

Além de potencializar as cores dos nossos cabelos com tintas naturais, é importante cuidarmos direitinho dos fios para a durabilidade ser maior. Para isso, lembre-se de fazer hidratações e nutrições semanalmente, além de evitar a exposição excessiva ao sol. Temos várias receitas de máscaras, leave-ins e condicionadores naturais.

Outro fator que pode prejudicar os cabelos é o excesso de aparelhos quentes. Esses provocam um desbotamento progressivo nos fios, deixando-os opacos, com frizz e até mesmo quebradiços.

Seguindo essas dicas, com certeza você terá cabelos mais fortes, bonitos e com cores intensas e radiantes!

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *