Shampoo a Seco Caseiro: Receita Simples e Natural

Está no período de ajuste (transição) dos shampoos convencionais para um método mais natural e está sentindo os cabelos mais oleosos? 

Não se desespere nem desista, pois existe solução!

Para os momentos de excessiva oleosidade no período de transição para o No-poo/Low-poo, ou por falta de tempo para lavar o cabelo ou simplesmente por preguiça, você pode usar facilmente um shampoo a seco caseiro e natural.

Nesse post vamos ensinar a fazer uma simples e eficiente receita natural de shampoo a seco caseiro!

Então vamos lá!

 

Ingredientes do shampoo a seco:

  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maizena) ou 2 colheres de sopa de farinha de araruta
  • cacau em pó sem açúcar (para as mais morenas)
  • canela em pó (para as mais ruivas)

 

Instruções do shampoo a seco:

Na verdade essa receita requer somente dois ingredientes: farinha de araruta ou a maizena e cacau ou canela em pó!

O amido de milho é super fácil de encontrar e você já deve ter em casa. A araruta, conhecida também como maranta, arrowroot, é uma planta que se destaca no meio de produtos naturais na forma de farinha extraída dos rizomas da planta. Não é encontrada em todos os supermercados, mas é muito fácil conseguir comprá-la nas lojas naturais. Na internet também é encontrada facilmente.

O amido de milho e a farinha de araruta servem como uma ótima base para este shampoo seco e são fabulosos em absorver o excesso de óleo nas raízes.

Já o cacau e a canela em pó possuem a função de ‘colorir’ o shampoo para ficar mais parecido com a cor do seu cabelo.

Para fazer a receita, misture a farinha de araruta ou o amido de milho com cacau em pó ou canela. Ajuste a quantidade de cacau e canela de acordo com a cor do seu cabelo: para cabelos mais escuros, mais cacau. Para cabelos mais claros e loiros, use pouco do cacau/canela, ou até mesmo não os utilize!

Facílimo, né?

 

Aplicação do shampoo a seco:

Para aplicar, sugerimos colocar num saleiro, ou utilizar um pincel de maquiagem para espalhar bem pela raiz.

Atenção: Muitas pessoas utilizam o talco para bebês como shampoo seco. Não recomendamos isso.

O talco para bebês é formado por partículas minúsculas que podem facilmente ser inaladas e aspiradas, ficando presas nas vias respiratórias e nos pulmões e provocando dificuldades para respirar. Tome cuidado!

Você já usou shampoo seco antes? O que funcionou bem para você?

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

3 pensamentos sobre “Shampoo a Seco Caseiro: Receita Simples e Natural”

  1. Olá! Estou há 5 meses usando bicarbonato + vinagre e gostando muito. fiz o shampoo seco caseiro e foi maravilhoso! Mas me falaram que não é recomendado usar o shampoo seco com FREQUÊNCIA, pois entope os poros do couro cabeludo e causa queda. Procede?
    PS.: estou adorando o blog e os produtos!

    1. Olá! Você pode usar o shampoo a seco (NATURAL) na frequência desejada, desde que mantenha uma boa rotina de higienização dos fios. Se notar alguma queda, diminua a frequência. Caso contrário, use à vontade! =)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *