Bicarbonato e Vinagre no Cabelo: Benefícios, Como Usar e Lavar

Se você chegou até esse post, imagino que já tenha lido nossos artigos sobre Shampoos Naturais e sobre as técnicas No Poo Low Poo, certo? Se ainda não leu, sugiro fortemente ler esses artigos para entender os motivos pelos quais várias pessoas estão abandonando os shampoos tradicionais e estão lavando o cabelo com Bicarbonato de Sódio e Vinagre (não é loucura! rsrsrs…).

 

Por que usar bicarbonato e vinagre no cabelo?

Lavar o cabelo com bicarbonato de sódio e vinagre é uma maneira incrivelmente simples e fácil de limpar o cabelo sem shampoo.

Para quem está na missão de reduzir a exposição a produtos químicos potencialmente nocivos e simplificar a rotina de higiene e beleza, a limpeza do cabelo com bicarbonato de sódio e vinagre é um efetivo método natural.

Pode ser que você esteja se perguntando: “o que há de tão ruim nos shampoos”?

Shampoos e produtos capilares podem conter muitos ingredientes prejudiciais. Para saber mais, não deixe de ler os nossos artigos sobre os compostos mais comuns nos shampoos convencionais: Sulfatos, Petrolatos, Fragrâncias, Parabenos.

 

Como Lavar o Cabelo com Bicarbonato e Vinagre

Antes de começar

Antes de começar a adotar qualquer método No-poo/Low-poo, a primeira coisa a se fazer é lavar pela última vez os cabelos com um shampoo COM sulfatos e sem petrolatos e silicones.

Como assim “com sulfatos”???!

O objetivo aqui é eliminar os resíduos de silicones e petrolatos que ficaram nos seus fios. Para isso, não tem jeito: temos que usar os detergentes.

Uma vez livre desses resíduos, tome cuidado para não utilizar mais produtos com esses ingredientes. A maioria dos condicionadores e  produtos de finalização, como leave-ins e modeladores, possuem esses compostos. Para seguir esse método, abandone-os de vez.

Claro, se você se esquecer ou acabar utilizando porque quis fazer um penteado especial, sem problemas. Basta lembrar de lavar com um shampoo com sulfato (para remover os resíduos) e voltar para a rotina.

 

Modo de Usar: Bicarbonato de Sódio

  1. Comece misturando 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo (200 ml) de água. Essa mistura deve ser feita a cada lavagem, não é possível armazenar.
  2. Aplique a mistura de bicarbonato de sódio e água nos cabelos molhados, somente nas raízes e no couro cabeludo.
  3. Massageie o couro cabeludo por pelo menos um minuto.
  4. Não aplique a mistura ao longo dos fios para não ressecar seu cabelo.
  5. Enxágue com água morna.

 

Pode ser difícil se adaptar à falta de ação espumante do shampoo no início, mas é assim mesmo, basta a gente se acostumar.
Essa proporção é padrão. Cada cabelo vai requerer uma quantidade diferente. Você deve fazer experiências e deve ajustar a quantidade da mistura dependendo da oleosidade, comprimento e volume do seu cabelo.

Se a raiz ainda ficou oleosa, mesmo após massagear muito, coloque um pouco mais de bicarbonato. Caso o cabelo tenha ficado ressecado, diminua.

 

PARTE 2: Vinagre

Depois de lavar e enxaguar com a mistura de bicarbonato de sódio, você vai aplicar um enxágue de vinagre. O vinagre branco não deixa um cheiro tão forte quanto o vinagre de maçã, mas você pode usar qualquer vinagre que desejar. Misture 1 colher de sopa de vinagre branco em um copo (200 ml) de água.

Para minimizar o cheiro do vinagre, você pode adicionar uma variedade de óleos essenciais à mistura.

Incline a cabeça para trás, feche os olhos (para evitar esta mistura em seus olhos) e distribua através do seu cabelo, focando, desta vez, no comprimento.
Após alguns segundos, enxágue com água fria.

Essa etapa é importante para fechar as cutículas do cabelo, abertas pelo bicarbonato.

 

FAQs – Perguntas frequentes:

 

É normal o cabelo ficar oleoso?

Muitas pessoas experimentam um período de ajuste nas primeiras semanas. Em geral, o cabelo fica mais oleoso do que o normal, mas apenas temporariamente. Isso acontece porque seus cabelos estão acostumados com os detergentes dos shampoos, que retiram em excesso os óleos. Para compensar, seu couro cabeludo acaba produzindo mais óleo.

Quando se para de usar shampoo e detergentes, o organismo se ajustará a isso e não continuará produzindo tanto óleo.

Para ajudar nesse período, aprenda a fazer uma receita de shampoo seco natural.

Pode ser também que esteja utilizando pouco bicarbonato de sódio. Nesse caso, aumente um pouco a quantidade. Quanto mais bicarbonato, mais os óleos serão retirados.

 

É normal o cabelo ficar ressecado?

Os principais erros que levam as pessoas a ficarem com o cabelo seco demais ao utilizar esse método são: 1- usar muito bicarbonato ou 2- aplicar a mistura no comprimento.

Se você acha que não está cometendo esses erros, pode testar também aplicar um pouquinho de algum óleo vegetal, como óleo de coco ou argan, nas pontas.

Nota:  Cuidado para não exagerar no óleo vegetal, pois pode ser muito difícil sair usando esse método. É para aplicar bem pouquinho mesmo.

 

Como agem o bicarbonato de sódio e o vinagre na limpeza?

O bicarbonato funciona como o shampoo, como um agente de limpeza para remover a oleosidade dos fios. Por ter um pH alcalino, o produto abre as cutículas dos fios, facilitando a remoção dos resíduos e da oleosidade.

Já o vinagre possui o pH mais ácido e funciona para fechar as cutículas, funcionando como um condicionador.

 

Com qual frequência devo utilizar esse método?

Não há período determinado. Algumas pessoas lavam o cabelo com esse método até 3 vezes por semana. Outras somente usam esse método a cada 15 dias. Você sentirá o que é bom para você.

 

Posso intercalar esse método com outros?

Claro! Muitas pessoas não se adaptam a esse tipo de lavagem e preferem usar também os shampoos naturais ou outra forma de no-poo/low-poo.

 

Esse método é seguro para quem utiliza alguma tintura no cabelo?
Sim, claro!

 

Tentei esse método, mas não funcionou para mim. O que estou fazendo de errado?

Algumas pessoas conseguem ótimos resultados, enquanto outras não se adaptam a essa técnica. Você não está necessariamente fazendo algo de errado. Não vai funcionar para todo mundo mesmo.

Se esse for seu caso, não desista de tentar algum método natural, ensinamos outros métodos como o Water Only.

Você tentou o método de bicarbonato de sódio e vinagre? Alguma dica que tenha funcionado bem para você? Deixe seu comentário abaixo!

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

1 pensamento sobre “Bicarbonato e Vinagre no Cabelo: Benefícios, Como Usar e Lavar”

  1. Olá ! Experimentei ontem pela primeira vez lavar o cabelo com o método que referiram no site mas esqueci me da parte de lavar pela última vez com um shampoo com sulfatos. O resultado foi o cabelo mais leve e com cachos que já não tinha há muito tempo mas tenho a raíz cheia de raspas brancas tipo caspa que não faz confusão …o que poderá ser ?não ter enxaguado bem pra tirar o bicarbonato?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *