Parabenos: O Que é, Quais os Riscos e Como Evitar

parabenos em cosméticos

Já ouviu falar de Parabenos? Está se perguntando se esses compostos presentes em cosméticos e produtos de uso pessoal são tóxicos para seu corpo? Quais os riscos corremos ao entrar em contato com essas substâncias?

Esse post vai explicar direitinho o que são parabenos, onde os encontramos e por que devemos evitá-los.

 

O que são Parabenos?

Parabenos são largamente utilizados como conservantes em quase todos os tipos de cosméticos e produtos de higiene pessoal.

São produtos químicos sintéticos (isto é, fabricados) com capacidade solventeantibacteriana e antifúngica.

As variações desse conservante utilizadas mais comumente em cosméticos são: metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno e etilparabeno.

Normalmente, os rótulos dos cosméticos industriais listam mais de um tipo de parabeno e são freqüentemente usados ​​em combinação com outros tipos de conservantes.

 

Onde os parabenos são encontrados?

Parabenos são usados ​​em uma grande variedade de cosméticos, bem como em alimentos e medicamentos.

Cosméticos que podem conter parabenos incluem  maquiagens, hidratantes, desodorantes, esmaltes, loções infantis, produtos para o cabelo, perfumes, tinta para tatuagens e até mesmo cremes de barbear.

 

Parabenos fazem mal para a saúde?

Existem estudos indicando que os parabenos imitam hormônios femininos, como o estrogênio. Isto é, eles podem atuar como disruptores do sistema endócrino.

A presença dessas substâncias pode ser um fator contributivo no câncer de mama devido à sua capacidade de imitar o hormônio feminino, que é conhecido por impulsionar o crescimento de tumores mamários.

Um estudo da Universidade de Reading, na Inglaterra, analisou  amostras de tecido de mulheres diagnosticadas com câncer de mama que foram submetidas a mastectomia. Os cientistas descobriram que 99% das amostras de tecido continham pelo menos um tipo de parabeno! E ainda que 60% das amostras tinham pelo menos cinco!

Outros estudos (Oishi S) associaram parabenos a efeitos negativos no sistema reprodutivo masculino. Em testes com ratos, a produção diária de esperma de todos os grupos que recebem propilparabeno diminuiu significativamente.

Em um dos estudos, o grupo que recebeu a dose mais alta de butilparabenos teve uma queda de 41,8% na contagem de esperma. Os pesquisadores concluíram também  que a concentração de testosterona nos ratos diminui de forma dependente da dose.

A ingestão diária de butilparabenos que causou esses efeitos é semelhante ao menor nível de ingestão diária aceitável para parabenos na Comunidade Européia e no Japão.

A tabela abaixo apresenta as notas das variações mais comuns dos parabenos, de acordo com o relatório do EWG – (Environmental Working Group):

 

PARABENOS NOTA EWG RISCO
Metilparabeno 4 Moderado
Propilparabeno 7 Alto
Etilparabeno 4 Moderado
Butilparabeno 7 Alto
Isobutilparabeno 7 Alto
Benzilparabeno 2 Baixo

 

 

O uso de Parabenos é permitido?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu como limite, para produtos de higiene pessoal e cosméticos, as concentrações máximas de 0,4% para cada parabeno e um máximo de 0,8% para o total de parabenos.

Nos Estados Unidos, o Food and Drug Administration (FDA), do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo americano, não tem restrições ou regras especiais que se aplicam a esses compostos.

Na Europa, seu uso é restrito, sendo algumas variedades proibidas (isopropilparabeno, isobutilparabeno, fenilparabeno, benzilparabeno e pentilparabeno) e outras permitidas com limitações (propilparabeno e butilparabeno).

 

Nomes de parabenos encontrados nos rótulos de produtos:

Parabenos geralmente são fáceis de identificar por seu nome:

Methylparaben, Propylparaben, Butylparaben, Ethylparaben.

Em português: metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, etilparabeno.

Procure por Paraben  (em inglês) ou Parabeno (em português).

Se encontrá-lo em alguma composição, evite esse produto!

 

Fique esperto! Não é apenas com os Parabenos que você deve tomar cuidado. Entenda como outros compostos presentes em diversos cosméticos como os Ftalatos, Alumínio, Triclosan e Alcatrão (coal tar) também podem estar danificando sua saúde.

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *