Óleo Essencial de Ylang Ylang – O que é, Benefícios e Como Usar

Óleo Essencial de Cipreste

Extraído da árvore ylang, proveniente das Filipinas, o óleo essencial de ylang ylang tem em seu nome o significado de “flor das flores”, ou, ainda, a poderosa “fragrância das fragrâncias”.

Com importantes propriedades medicinais, este óleo vem sendo utilizado por milhares de pessoas em todo o mundo. O seu aroma adocicado age diretamente no equilíbrio da nossa mente e do nosso organismo, proporcionando benefícios incríveis.

Abaixo listamos as principais vantagens de incluir este óleo essencial em seus cuidados diários, e quais as melhores formas de consumi-lo. Acompanhe a seguir:

 

Óleo essencial de ylang ylang

O ylang ylang é considerado um antidepressivo eficaz, anti-séptico e sedativo. Tem um efeito positivo sobre a saúde do sistema imunológico, fluxo sanguíneo e emoções, funcionando como um remédio natural para os sistemas endócrino, cardiovascular, reprodutivo e digestivo.

Uma ampla gama de compostos químicos, incluindo monoterpenos, sesquiterpenos e fenilpropanóides são encontrados nesta planta.

Estudos recentes mostraram uma ampla variedade de propriedades exibidas pelos óleos essenciais e extratos de ylang ylang, incluindo propriedades antimicrobiana, anti-inflamatória, de repelente de insetos e antidiabética.

 

Benefícios do óleo essencial de ylang ylang

Os benefícios do óleo essencial de ylang ylang são inúmeros, desde o cuidado com a pele até o combate do estresse e da insônia.

 

Acalma a mente

A inalação do óleo essencial de ylang ylang com nebulizadores ou a partir de difusores provoca uma sensação de bem estar e tranquilidade em nossa mente. É como se o óleo ativasse a função cerebral responsável pelo efeito sedativo no corpo.

Desse modo, estimula os neurotransmissores responsáveis por acalmar, tranquilizar e desacelerar nossos pensamentos. Isso não significa que provoque uma desaceleração de ideias.

O que acontece é que nos sentimos mais leves e felizes, o que proporciona uma maior clareza e leveza aos pensamentos. Como consequência, trabalhamos e pensamos mais focados, dispostos e energizados.

Pesquisas científicas também demonstraram que o óleo de ylang ylang causou uma diminuição significativa da pressão arterial e um aumento significativo da temperatura da pele . No nível comportamental, os participantes do teste consideraram-se mais calmos e mais relaxados do que os indivíduos do grupo de controle.

As descobertas demonstram um efeito relaxante do óleo de ylang ylang e fornecem algumas evidências para o seu uso na aromaterapia, causando alívio da depressão e do estresse em humanos.

Devido à sua capacidade de agir diretamente sobre o sistema olfativo, a inalação do ylang ylang pode ter efeitos imediatos e positivos sobre o seu humor, podendo funcionar como um remédio suave e natural contra a depressão.

 

Trata e previne quadros de insônia

Já falamos que o óleo é capaz de equilibrar as nossas energias, proporcionando disposição, calma e serenidade ao mesmo tempo. Além disso, a difusão do óleo essencial de ylang ylang no quarto, por exemplo, promove uma proteção extra contra quadros de insônia, também tratando os quadros já existentes. A noite de sono torna-se mais profunda e revigorante, fazendo com que o corpo descanse profundamente. No dia seguinte, você já acorda mais disposto e empolgado para as atividades do cotidiano.

O óleo é benéfico no combate à insônia sem drogas ou síndrome da fadiga crônica, uma vez que tem efeitos sedativos leves e pode diminuir as respostas ao estresse, como o batimento cardíaco acelerado e a pressão alta.

Tente difundir o óleo em sua casa. Você também pode massageá-lo em sua pele para provocar percepções ou sensações mais fortes de consciência, confiança, paz e tranquilidade.

 

Normaliza a pressão arterial

Alguns quadros de pressão arterial alterada estão associados a questões psicológicas. Nessas situações, o coração acelera, a respiração fica ofegante e uma crise nervosa pode surgir.

Estudos científicos mostraram que o uso do óleo essencial de ylang ylang causou uma redução da frequência cardíaca  e da pressão arterial e um alívio do nível de agitação em homens saudáveis.

É por isso que o óleo essencial de ylang ylang é tão interessante: a sua inalação normaliza os batimentos cardíacos, diminui o estresse e a ansiedade e regulariza a pressão arterial, prevenindo problemas cardiovasculares graves, como o infarto.

 

Acelera o processo de cicatrização da pele

Poderosos componentes medicinais do óleo essencial de ylang ylang equilibram a saúde da nossa pele. Regeneram o nosso tecido cutâneo com maior velocidade, ajudando a proteger de bactérias os ferimentos. O efeito cicatrizante é acelerado.

Outros estudos mostram que o óleo de ylang ylang de alta qualidade contém uma alta porcentagem de componentes ativos chamados terpenóides.

Derivados terpenóides isolados mostram resultados promissores como agentes terapêuticos naturais para o tratamento de vários distúrbios da pele.

Os antioxidantes presentes no óleo ajudam a proteger as células da pele contra o estresse oxidativo e os danos ao DNA que podem levar à formação de células cancerígenas.

 

Equilibra a oleosidade

O efeito adstringente deste óleo essencial é capaz de equilibrar a produção de sebo na pele. Desse modo, não resseca e nem retira o óleo excessivamente, mas, sim, garante o efeito de um tônico facial: pele equilibrada com oleosidade na medida certa.

 

Elimina a caspa

Do mesmo modo que equilibra a oleosidade na pele, o óleo de ylang ylang também equilibra as glândulas sebáceas do couro cabeludo e atua com efeito fungicida. Dessa forma, e trata e elimina a caspa, considerando que grande parte dos casos de dermatite seborreica (caspa) é proveniente de fungos e oleosidade excessiva no couro cabeludo.

 

Combate espasmos musculares

Compressas com algumas gotinhas do óleo essencial de ylang ylang são capazes de tratar e aliviar quase que instantaneamente os espasmos musculares. Isso é recomendado por exemplo no caso de cólicas renais e menstruais.

 

Proporciona efeito afrodisíaco

O efeito afrodisíaco é outro benefício deste óleo essencial. Ele aumenta a energia e disposição sexual, melhorando a qualidade de vida como um todo.

 

Como usar o óleo essencial de ylang ylang?

Agora que você já conheceu todos os benefícios deste óleo essencial, deve estar se perguntando qual a melhor forma de usufruir destas vantagens. Conheça abaixo como incluir este ingrediente natural nos seus cuidados diários com a saúde:

 

Em massagens

O primeiro ponto que você deve considerar quando for utilizar um óleo essencial para massagem é que o mesmo nunca deve ser aplicado sem ser diluído previamente.

Isso porque o óleo apresenta grande concentração de componentes que, mesmo naturais, podem trazer malefícios se forem absorvidos em excesso pela pele.

Desse modo, utilize sempre um óleo vegetal como “base” para misturar uma gotinha do óleo essencial a cada colher de óleo vegetal. Por exemplo, o óleo de coco.

Depois é só usufruir da massagem relaxante e sentir os efeitos positivos deste poderoso óleo.

 

No banho

Durante o banho também é possível sentir o efeito relaxante e calmante do ylang ylang. No caso de banheiras, misture 20 gotinhas do óleo homogeneamente e, em seguida, mergulhe o corpo pelo tempo que desejar.

Quando o banho for no chuveiro, pingue algumas gotinhas na sua esponja de banho e massageie suavemente. Lembre-se de pingar, no máximo, 2 gotinhas em cada passada, ok? Mais do que isso poderá ocasionar efeitos colaterais.

 

No cabelo

Para um cabelo saudável, livre de caspa e com a oleosidade equilibrada, basta aplicar 5 gotinhas do óleo dentro do seu shampoo comum. Depois é só lavar os fios normalmente.

 

Na pele

Do mesmo modo que acontece com o shampoo, você pode aplicar algumas gotinhas (no máximo 5) no creme hidratante natural de sua preferência. Em seguida, aplique na pele como de costume.

 

Inalação

A inalação pode ser feita com 5 gotinhas do óleo essencial de ylang ylang para cada 300 ml de água filtrada fervente. Basta inalar o vapor da água por alguns minutos e você já notará os efeitos calmantes e sedativos.

Lembre-se de manter uma distância segura para garantir que não irá se queimar com o vapor.

 

Compressas

Por fim, faça compressas com tecidos macios. Basta misturar 2 gotinhas do óleo essencial em 200 ml de água filtrada morna e, em seguida, embeber o paninho na mistura.

Torça-o para retirar o excesso de água e utilize a compressa na região que desejar.

Dica: utilizar esta compressa na testa e nas pálpebras proporciona um efeito relaxante quase que imediato. Você se sentirá revigorado e relaxado, além de disposto e com as ideias mais “claras”.

 

Contra-indicações do óleo essencial de ylang ylang

Use ylang ylang moderadamente, independentemente da forma como utilizá-lo. Níveis elevados podem causar reações e sensibilidade. Certifique-se de fazer um teste antes de usar no rosto, na pele ou ingerindo. Você também deve ter cuidado ao lidar com a pressão arterial baixa. Se você toma medicamentos para a pressão arterial ou tem um problema cardíaco, converse com seu médico antes de iniciar um tratamento com qualquer composto ou “remédio” herbal.

 

A natureza sempre cuidando de você

Viu só como é possível cuidar de si mesmo de uma forma mais saudável e natural? Basta usufruir dos benefícios que a própria natureza nos disponibiliza!

Invista no óleo essencial de ylang ylang.  Comece a cuidar de você com carinho e atenção. Seu corpo e sua mente agradecem!

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *