Óleo Essencial de Patchouli – O que é, Benefícios e Como Usar

Óleo Essencial de Patchouli

Proveniente da Indonésia e da Ásia como um todo, o óleo essencial de patchouli conta com diversas propriedades medicinais em sua composição, sendo muito utilizado para tratamentos cutâneos e até mesmo para revigorar a mente.

Conhecer todos os benefícios deste óleo essencial é um grande passo para conquistar uma vida mais saudável fazendo uso de ingredientes naturais.

Por essa razão, convidamos você a seguir o nosso artigo para conhecer as vantagens do óleo essencial de patchouli e as melhores formas de usufruir dos seus benefícios.

 

Óleo essencial de patchouli

O óleo de patchouli vem de uma espécie de planta do gênero Pogostemon. Da família labiatae, inclui lavanda, hortelã e sálvia.

Esta erva espessa tem caules rígidos, chegando a dois ou três metros de altura, e produz pequenas flores rosa pálido. A planta é nativa das regiões tropicais da Ásia e hoje é amplamente cultivada em China, Índia, Malásia, Indonésia, Ilhas Maurício, Filipinas, Taiwan, Tailândia e Vietnã.

O forte cheiro do óleo de patchouli tem sido usado há séculos em perfumes; mais recentemente, tem sido usado em incensos, repelentes de insetos e medicamentos alternativos.

Também é comumente usado para cuidar da pele devido à sua capacidade de ajudar a aliviar problemas, e é considerado um dos melhores remédios caseiros para acne, bem como para eczema, inflamação e pele rachada ou irritada.

Tem propriedades de rejuvenescimento celular, e é por isso que é frequentemente usado em tratamentos anti-envelhecimento da pele. Tem também o poder de diminuir a aparência de cicatrizes ou marcas na pele.

 

Benefícios do óleo essencial de patchouli

Os benefícios deste óleo essencial são inúmeros e o mesmo poderá lhe ajudar a recuperar uma boa noite de sono e a cuidar e a proteger a sua pele.

 

Trata problemas de pele

O óleo essencial de patchouli conta com diversas propriedades capazes de proteger, tratar e revigorar a nossa pele. Massagens com o óleo diluído em um óleo base promovem a regeneração cutânea, inibindo o envelhecimento precoce e mantendo a pele mais firme e hidratada.

Além disso, o seu efeito anti-inflamatório trata e previne o aparecimento de espinhas e cravos e acelera a cicatrização do tecido cutâneo.

É possível também usufruir do óleo de patchouli no tratamento da celulite, pois o mesmo penetra nas camadas mais profundas da derme, drenando o líquido retido e mantendo a pele mais “lisa” e livre de rachaduras e danos.

Por fim, ele ainda protege a pele de possíveis dermatites e infecções, graças a suas poderosas propriedades bactericidas.

 

Propriedades antifúngicas e antibacterianas

O óleo de patchouli é anti-séptico, o que significa que protege cortes ou feridas na pele contra infecções. Ele também mata fungos, por isso pode ajudar se você está lutando contra pé-de-atleta (frieira; micose) ou outra infecção fúngica.

Estudos científicos demonstram o poder contra fungos e bactérias do óleo essencial de patchouli.

 

Reduz tensões e ansiedade

Quando usado em difusores, massagens e banhos de imersão, o aroma que o óleo exala é capaz de reduzir tensões psicológicas e inibir crises ansiosas.

A partir da aromaterapia, o óleo essencial de patchouli acalma a mente, revigora as energias e proporciona bem estar e calma ao longo de todo o dia.

Dessa forma, passamos a ter mais disposição nas atividades corriqueiras e um maior equilíbrio emocional diante dos problemas.

 

Melhora o sono

Do mesmo modo que este óleo atua como um calmante natural e revigora as nossas energias, ele também é capaz de melhorar a qualidade do nosso sono.

Faz com que as nossas horas dormidas sejam bem aproveitadas, repondo a energia corporal de forma mais rápida e eficiente.

Além disso, inibe o surgimento de quadros de insônia, já que a mente sentirá o efeito sedativo do óleo, “desligando-se” de forma mais contundente e satisfatória.

 

Efeito repelente

O óleo essencial de patchouli, quando utilizado em difusores, é capaz de repelir insetos de ambientes fechados.

Aplicá-lo diluído em outro óleo ou, então, diluído em seu creme hidratante natural proporciona uma proteção extra contra os insetos.

Um estudo interessante verificou se o óleo de patchouli é ou não eficaz como pesticida. Pragas de frutas e vegetais, como mariposas, que exigem múltiplas aplicações de inseticidas por ano, foram testadas contra 17 óleos essenciais, incluindo o óleo de patchouli, óleo de tomilho, óleo de alho e óleo essencial de capim-limão. Com base nesses resultados, verificou-se que o óleo de patchouli e outros óleos essenciais têm eficácia suficiente para serem considerados como componentes de um inseticida.

Caso você tenha sido picado por um mosquito ou outro inseto, a aplicação do óleo de patchouli diluído em água, com o auxílio de um algodão, é capaz de diminuir as irritações e os inchaços causados pela picada.

 

Efeito afrodisíaco

O aroma exalado pelo óleo essencial de patchouli é capaz de desencadear um efeito energizante e afrodisíaco. As energias e o apetite sexual ficam mais aguçados, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

 

Propriedades anti-inflamatórias

O óleo de patchouli é conhecido por ter propriedades neuroprotetora e anti-inflamatória.

Um estudo pesquisou se ele pode ser considerado um tratamento natural para câncer. Em 2013, os pesquisadores realizaram um estudo in vitro para investigar se o óleo de patchouli inibe o desenvolvimento de células cancerígenas colorretais (cólon e reto).

Os cientistas observaram que o óleo de patchouli suprimiu o crescimento celular cancerígeno. Além disso, reduziu a atividade de enzimas. Estes resultados surpreendentes e otimistas sugerem que o óleo de patchouli exerce uma atividade anti-câncer.

 

Como usar o óleo essencial de patchouli?

O óleo essencial de patchouli é capaz de nos dar energia, tratar da nossa pele e fortalecer a nossa capacidade de resiliência. Para que você possa usufruir dos benefícios deste ingrediente natural, experimente utilizá-lo das seguintes formas:

 

Durante o banho

Utilizar o óleo essencial de patchouli durante o banho é uma das melhores formas de usufruir do seu efeito relaxante e calmante. Para isso, basta pingar 10 gotinhas do óleo em sua banheira, ou, então, aplicar 2 gotinhas na sua esponja de banho e massagear o corpo suavemente.

 

Durante massagens

As massagens também proporcionam um efeito revigorante. Quando combinadas com poderosas propriedades medicinais, como as do patchouli, além de relaxarem o seu corpo, ainda protegem a saúde da sua pele.

Dilua 2 gotas do óleo essencial a cada colher de sopa de um óleo vegetal base (como o de coco, por exemplo). Depois é só massagear o quanto quiser e sentir o seu corpo sendo energizado e revigorado.

Lembre-se de nunca aplicar o óleo puro na pele, pois o mesmo é muito concentrado e poderá desencadear efeitos indesejados, ok?

 

Como compressa

No caso de compressas, basta você acrescentar 2 gotinhas do óleo essencial a cada 300 ml de água filtrada. Depois, mergulhe um paninho macio na mistura, retire o excesso de água e aplique a compressa na região desejada.

 

Contra-indicações do óleo de patchouli

O óleo essencial de patchouli é um aliado da nossa saúde física e mental. Porém, é importante ressaltar as possíveis contra-indicações para evitar complicações para a sua saúde. Este óleo é contra indicado no caso de:

  • Crianças;
  • Mulheres grávidas;
  • Lactantes.

Como funciona como um sedativo, em grandes quantidades ele pode alterar os seus níveis de energia. Também pode causar sensibilidade quando usado topicamente. Ao usar o óleo de patchouli, comece diluindo uma pequena quantidade em água para ter certeza de que você não terá uma reação negativa.

 

Cuidando da sua saúde de forma natural

Viu como é possível cuidar da sua saúde de uma forma mais natural e leve? Invista em um cuidado natural e proteja a sua saúde sem recorrer a ingredientes sintéticos e nocivos. O seu corpo e a natureza agradecem!

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *