Óleo Essencial de Cipreste – O que é, Benefícios e Como Consumir

óleo essencial de cipreste

O óleo essencial de cipreste é proveniente das árvores Cupressus semperviren encontradas na bacia do Mediterrâneo. Na cultura popular, acredita-se que essa árvore é responsável por “cuidar” e “proteger” a alma dos mortos. É por essa razão que encontramos ciprestes normalmente em cemitérios, aqui no Brasil.

Mas, para além disso, a árvore é muito valorizada pelos amantes da natureza, já que o óleo essencial de cipreste conta com grandes propriedades medicinais.

Seu óleo essencial é valorizado devido à capacidade de combater infecções, auxiliar o sistema respiratório, remover toxinas do corpo e trabalhar como estimulante aliviando sintomas como a ansiedade.

Desse modo, conhecer os benefícios do óleo essencial de cipreste é muito interessante para quem gosta de cuidar da saúde com ingredientes naturais.

Convidamos você a ler o nosso artigo, para conhecer as vantagens deste óleo e quais as melhores formas de consumi-lo.

 

Óleo essencial de cipreste

O cipreste (Cupressus sempervirens) é considerado uma árvore medicinal pois possui muitas características benéficas específicas. Possui um conjunto de folhas pequenas, arredondadas. Seu óleo geralmente é extraído por meio da destilação a vapor.

 

Benefícios do óleo essencial de cipreste

Os benefícios do óleo essencial de cipreste são muitos, pois o mesmo trata questões relacionadas à saúde física e mental. Veja a seguir:

 

Trata e previne infecções

O óleo essencial de cipreste conta com poderosas propriedades bactericidas e antimicrobianas. É muito utilizado em massagens e inalações para tratar doenças e infecções na pele e no aparelho respiratório.

Além de expulsar os agentes nocivos do nosso organismo, o óleo ainda proporciona uma barreira protetora contra novos invasores.

Estudos científicos sugerem que o extrato de C. sempervirens possui propriedades antimicrobianas.

 

Efeito cicatrizante e coagulante

Outro benefício que o óleo essencial de cipreste proporciona para a nossa saúde é o seu efeito cicatrizante e coagulante. Ele acelera a regeneração cutânea nos casos de pequenos cortes e lesões. Compressas com o óleo auxiliam na cicatrização de feridas.

Dessa forma, o tecido da pele se recupera muito mais rápido, reduzindo possíveis sangramentos excessivos. Porém, tenha cuidado: nunca aplique o óleo essencial diretamente na ferida, ok? Porque o óleo pode ser nocivo à saúde se aplicado diretamente.

 

Efeito anti-espasmódico

O óleo essencial também é capaz de relaxar os músculos, sendo uma alternativa interessante nos casos de câimbras e cólicas dos mais diversos tipos.

Para isso, basta uma compressa de água quente com algumas gotinhas do óleo e você já sentirá um alívio quase que instantâneo nas dores musculares.

 

Efeito antioxidante

Os resultados de uma pesquisa científica indicam que o óleo essencial de cipreste contém compostos antioxidantes que podem livrar o corpo do excesso de toxinas e inibir os radicais livres.

 

Previne o envelhecimento cutâneo

Acrescentar este óleo no seu creme hidratante natural preferido pode ser uma ideia interessante. Afinal, o mesmo irá proteger o tecido cutâneo, mantendo a hidratação, a firmeza e a saúde da pele.

Também protegerá contra radicais livres, responsáveis pela destruição celular e consequente envelhecimento precoce. Logo, você terá um creme antirrugas sem ter que comprar um cosmético específico para isso.

 

Diminui inchaços e a retenção de líquido

Massagens com o óleo essencial de cipreste diluído em outro óleo vegetal podem lhe ajudar a reduzir inchaços e a retenção de líquido, sendo, assim, perfeitas para aliviar possíveis inchaços causados pela TPM, por exemplo.

Com o seu efeito diurético, o óleo irá aumentar a expulsão de toxinas do corpo, diminuindo os agentes nocivos que possam se alojar internamente, aliviando também o incômodo excesso de líquidos no corpo.

 

Melhora a circulação sanguínea

Outro benefício que massagens com este óleo são capazes de proporcionar é um aumento na circulação sanguínea. Dessa maneira, a nossa disposição melhora, bem como a eliminação de toxinas.

 

Melhora o humor e a disposição

Pesquisas científicas comprovam que inalações feitas a partir deste óleo essencial proporcionam um equilíbrio mental melhor quando comparado com pessoas que não utilizam este ingrediente natural. Isso porque o corpo absorve o aroma fresco e revigorante, desencadeando um efeito calmante natural.

Como consequência, diminui os quadros de estresse excessivo, além de manter a clareza diante das tarefas cotidianas. O corpo fica energizado e muito mais disposto para seguir a rotina de trabalho diária. Por esse motivo, é muito utilizado na aromaterapia.

 

Trata problemas respiratórios

As mesmas propriedades que revigoram o corpo como um todo são capazes de tratar problemas respiratórios, fazendo com que a respiração seja facilitada, principalmente em casos de obstruções por sinusite ou tosses.

O efeito expectorante também é notado, desobstruindo as vias respiratórias e expulsando os agentes nocivos que causam a congestão nasal e pulmonar.

 

Previne e trata quadros de insônia

Como age como um verdadeiro calmante natural, o óleo essencial de cipreste é um forte aliado contra quadros de insônia, fazendo com que o repouso seja de maior qualidade e o descanso realmente fortaleça o organismo.

A partir da inalação você já notará noites mais tranquilas e sem interrupções no sono, além de acordar com muito mais energia e disposição.

 

Equilibra a oleosidade da pele

Por fim, utilizar o óleo essencial de cipreste nos cosméticos para cuidar da pele faz com que a oleosidade fique equilibrada. O óleo agirá na nutrição da pele e manterá as glândulas sebáceas em um funcionamento mais adequado.

 

Como consumir o óleo essencial de cipreste?

Agora que você já conheceu todos os benefícios do óleo essencial de cipreste, é hora de aprender a consumi-lo no seu dia-a-dia. Veja as opções a seguir:

  • Durante o banho: O banho de imersão é perfeito para cuidar da pele e manter as toxinas longe do organismo. Além disso, relaxa e proporciona bem estar físico e mental. Para usufruir deste efeito, basta encher a sua banheira com água e acrescentar 15-20 gotinhas do óleo, de maneira bem espalhada.
  • Durante a inalação: A inalação irá tratar o seu corpo de dentro para fora, melhorando o sistema respiratório e lhe dando mais energia e disposição. Para isso, basta aquecer 500 ml de água e acrescentar 4 gotinhas do óleo. Em seguida, inale por cinco minutos o vapor da água, não se esquecendo de manter uma distância segura para não se queimar, ok?
  • Durante as massagens: As massagens são essenciais para aliviar cólicas, dores nas articulações e fadiga muscular. Para isso, lembre-se de sempre diluir uma gotinha do óleo essencial a cada colher de sopa de um óleo vegetal de base. Depois é só massagear, mais ou menos suavemente, a região que preferir.
  • Durante compressas: No caso de compressas, certifique-se de acrescentar 1 gotinha do óleo essencial de cipreste para cada 300 ml de água. A compressa pode ser feita com um paninho mergulhado na mistura, ou com uma bolsa térmica própria para esta finalidade.

 

Dicas

  • O óleo de cipreste forma excelentes misturas com óleos essenciais de frutas cítricas, como limão e laranja;
  • Você pode adicionar 1 ou 2 gotas aos sapatos, tênis, jaquetas, chapéus e bonés para prevenir ou eliminar mau cheiro decorrente do crescimento bacteriano;
  • Você também pode diluir de 5 a 10 gotas de óleo em um borrifador com água e aplicar em cortinas, sofás ou outras superfícies para aromatizar sua casa.

 

Contra-Indicações do óleo essencial de cipestre

Não é seguro ingerir o óleo essencial de cipreste. O óleo de cipreste não é tóxico quando usado aromaticamente ou topicamente, especialmente se estiver diluído em outro óleo vegetal.

 

A natureza cuidando de você!

Viu só como os ingredientes naturais podem lhe ajudar a cuidar de você e da saúde da sua família? Comece hoje mesmo a usufruir dos benefícios do óleo essencial de cipreste e depois nos conte quais foram os resultados que você obteve.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *