Óleo Essencial de Cedro – Para que Serve, Benefícios e Como Usar

Óleo Essencial de Cedro

Para quem gosta de cuidar da saúde com formas mais alternativas e naturais, vale a pena conhecer os benefícios do óleo essencial de cedro, pois este potente ingrediente natural é capaz de tratar e cuidar do nosso corpo a partir de diversos compostos benéficos que o mesmo possui.

Conhecer todas as vantagens deste óleo é o primeiro passo para incluir estes benefícios nos seus cuidados diários com a saúde. Porém, também é preciso aprender suas melhores formas de utilização.

E é por isso que montamos este guia para você. Abaixo lhe explicamos todos os benefícios do óleo essencial de cedro e quais são as melhores formas de utilização do mesmo. Acompanhe!

 

Óleo essencial de cedro

O óleo essencial de cedro é extraído dos pedaços de madeira da árvore de cedro (Juniperus virginiana). Os principais componentes desse óleo essencial são alfa-cedrene, beta-cedrene, cedrol, sesquiterpenos, thujopsene e widdrol – todos contribuindo de forma surpreendente para sua saúde.

 

Benefícios do óleo essencial de cedro

Os benefícios do óleo essencial de cedro são inúmeros. Abaixo listamos os principais para você conhecer e começar a usufruir deles hoje mesmo:

 

Efeito sedativo e relaxante

O óleo essencial de cedro age diretamente nas funções cerebrais e neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar e tranquilidade. Perfeito para quem esteja sofrendo de crises ansiosas e de insônia.

Melhora, dessa forma, a disposição como um todo. Você passará a se sentir mais relaxado e tranquilo, até mesmo nas atividades mais estressantes. Além disso, dormirá melhor, tendo mais energia no dia seguinte.

Reduzindo as tensões no corpo, até mesmo aquelas musculares, você levará uma vida mais leve e tranquila, e ao mesmo tempo mais produtiva.

Um estudo científico descobriu que o óleo de cedro tem “efeitos sedativos marcantes”.  

Tente difundir o óleo antes de dormir para aproveitar seus efeitos sedativos.

 

Efeito expectorante

A inalação do óleo essencial de cedro também é capaz de tratar diversas complicações respiratórias. O seu efeito expectorante é responsável por desobstruir as vias respiratórias, tornando a respiração mais leve e sendo, assim, uma opção interessante para tratar e amenizar aquelas temidas crises de sinusite e bronquite, por exemplo.

 

Trata problemas cutâneos

Outro benefício poderoso deste óleo é a capacidade de tratar os mais diversos problemas cutâneos. Estudos demonstram que suas propriedades fungicidas e bactericidas são capazes de extinguir problemas como alergias, dermatites e até mesmo a caspa.

Porém, vale salientar que esta aplicação nunca deve ser feita com o óleo puro, pois o mesmo é muito concentrado e poderia causar reações adversas em seu organismo. Desse modo, para estas finalidades, você poderá diluir o óleo em água ou acrescentá-lo ao seu banho, por exemplo.

 

Efeito repelente

Você pode ainda misturar algumas gotinhas do óleo essencial em seu creme hidratante favorito, com a finalidade de repelir insetos, especialmente mosquitos.

Também é possível utilizá-lo como um repelente para o ambiente, espalhando algumas gotinhas do óleo nos cantinhos da casa.

Além de proteger você e sua família contra os insetos, ele ainda deixará o ambiente mais revigorado e aconchegante, a partir dos efeitos da aromaterapia.

Um estudo mediu a eficácia do óleo de cedro e seu componente ativo cedrol em formigas e carrapatos. O estudo constatou que o óleo essencial agia como um forte repelente para as formigas, enquanto as ninfas de carrapatos de pernas pretas morriam, dependendo de dosagem, quando expostas ao cedrol. Além disso, quando o cedrol foi usado na dose mais alta (6,3 mg/mL), eliminou 100% dos carrapatos.

 

Alivia espasmos musculares

Problemas como espasmos musculares (por exemplo, cólicas menstruais) podem ser aliviados com o uso de compressas mornas com o óleo essencial de cedro. Isso porque o mesmo tem a capacidade de relaxar o músculo, diminuindo os espasmos e as dores.

 

Como usar o óleo essencial de cedro

Agora que você conheceu todos os benefícios do uso do óleo essencial de cedro, é hora de aprender a utilizá-lo no seu dia-a-dia, a fim de garantir o maior aproveitamento de todas as suas vantagens.

 

Durante o banho

Acrescentar o óleo essencial de cedro nos seus banhos pode ser muito interessante no caso de dores nas articulações ou musculares, além de ajudar a diminuir as tensões mentais e corporais como um todo.

Para isso, basta você encher a sua banheira com água e acrescentar espaçadamente/homogeneamente 20 gotinhas do óleo. Misture bem, para que toda a água receba os componentes do óleo.

Feito isso, é só mergulhar seu corpo e aproveitar um banho revigorante e muito relaxante.

 

Em massagens

No caso de massagens no corpo ou, então, no tratamento de pele, é imprescindível que você primeiramente dilua o óleo. Estamos tratando de óleo essencial e o mesmo costuma ser super concentrado. Ou seja, a aplicação direta na pele poderá causar reações adversas.

Desse modo, procure diluir uma gotinha do óleo para cada colher de óleo vegetal da sua preferência (como o óleo de coco, por exemplo).

Em seguida, massageie sobre a pele, lesionada ou não, em movimentos circulares, para potencializar a absorção dos nutrientes e propriedades medicinais.

 

Como compressa

No caso de compressas, basta aquecer 300 ml de água e acrescentar 5 gotinhas do óleo essencial. Em seguida, despeje na bolsa ideal para compressas e usufrua dos benefícios.

É possível ainda amornar 200 ml de água, acrescentar 3 gotinhas do óleo e embeber um paninho macio. Em seguida, torça-o para retirar o excesso de água e utilize como uma compressa comum.

 

Em inalações

Você também poderá usufruir do efeito calmante e sedativo do óleo essencial de cedro a partir de inalações simples e rápidas.

Para isso, basta você amornar 300 ml de água filtrada e acrescentar 5 gotinhas do óleo essencial. Em seguida, inale o vapor que sai da água, mantendo a distância segura para não queimar a pele.

Em caso de gripes e resfriados, faça esse procedimento de manhã e de noite, até sentir uma melhora no quadro.

Se o seu objetivo for relaxamento, faça uma vez ao dia, antes de dormir, e sinta os efeitos de um sono mais tranquilo e profundo.

Pronto! Com essas dicas e formas de utilização você já estará usufruindo de todos os benefícios que este óleo essencial é capaz de proporcionar.

 

Contraindicações do óleo essencial de cedro

O óleo essencial de cedro deve ser usado apenas externamente.

Mulheres grávidas não devem usar óleo essencial de cedro. Converse com seu médico antes de usar este óleo se você estiver amamentando, se você tiver uma condição médica ou se estiver tomando alguma medicação.

Se usado em altas concentrações, o óleo essencial de cedro pode causar irritação na pele. Sempre dilua o óleo de cedro com um óleo transportador, como o óleo de coco, antes de usá-lo na pele e evite os olhos, membranas mucosas e áreas sensíveis.

Como todos os óleos essenciais, mantenha o óleo de cedro fora do alcance de crianças e animais de estimação.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *