Óleo Essencial de Canela – O que é, Benefícios e Como Usar

Óleo essencial de Canela

Para quem gosta de cuidar da saúde de uma forma mais natural, usufruir dos benefícios do óleo essencial de canela pode ser uma boa opção. Isso porque este óleo natural promete proporcionar diversas vantagens para a nossa saúde como um todo.

Desde um efeito relaxante e calmante para mente até o tratamento de sintomas da TPM, o óleo essencial de canela passa, a partir de hoje, a se tornar um item indispensável nos seus cuidados diários com o corpo.

Abaixo vamos lhe apresentar todos os benefícios deste ingrediente natural e quais são as melhores formas de incluí-lo no seu cotidiano.

 

Óleo essencial de canela

O óleo de casca de canela (Cinnamomum verum) é derivado da planta da espécie Laurus cinnamomum, pertencente à família botânica Lauraceae.

Nativas de partes do sul da Ásia, as plantas de canela são cultivadas em diferentes nações asiáticas e enviadas a todo o mundo na forma de óleo essencial de canela ou tempero de canela.

Acredita-se que hoje mais de 100 variedades de canela são cultivadas em todo o mundo, sendo dois os tipos definitivamente mais populares: canela de Ceilão e canela chinesa.

 

Benefícios do óleo essencial de canela

Os benefícios do óleo essencial de canela são inúmeros. Abaixo listamos os principais:

 

Efeito afrodisíaco

Na medicina ayurvédica, canela é às vezes recomendada para disfunção sexual. As propriedades aromáticas do óleo essencial de canela são responsáveis por proporcionar um efeito afrodisíaco. Ou seja, aumenta o desejo sexual, desencadeando um aumento na energia e na disposição corporal.

Pesquisa publicada em 2013 aponta o óleo de canela como um possível remédio natural para a impotência. Para os indivíduos do estudo com disfunção sexual induzida por idade, o extrato de Cinnamomum cassia demonstrou melhorar a função sexual, aumentando eficazmente tanto a motivação sexual como a função erétil.

Para usufruir deste benefício, pode-se fazer inalações do óleo ou então utilizá-lo a partir de um difusor no ambiente.

 

Relaxante muscular

Massagens com o óleo diluído também são uma boa opção para quem sofre de dores musculares.

Ainda, se você acabou de sair da academia e já sentiu que o treino foi mais puxado do que nunca, que tal uma massagem bem relaxante para diminuir os impactos?

Você sentirá um alívio quase que imediato assim que aplicar algumas gotinhas do óleo nas regiões mais comprometidas.

 

Trata dores nas articulações

Do mesmo modo que ameniza as dores nos músculos, o óleo essencial de canela também apresenta poderosas propriedades capazes de amenizar as dores nas articulações.

A partir de compressas quentes com algumas gotinhas do óleo você já notará uma diminuição significativa nas dores.

 

Efeito anti-inflamatório

O óleo essencial de canela conta ainda com importantes componentes anti-inflamatórios responsáveis por tratar gripes e resfriados, além de melhorar o sistema respiratório de uma maneira geral.

Inalações a partir do uso deste óleo uma vez ao dia já são o suficiente para desencadear uma recuperação rápida, além de desobstruirem as vias respiratórias, fazendo com que o ar torne-se “mais leve” até mesmo, por exemplo, naquelas crises de tosse.

 

Calmante natural

A partir do uso através da inalação, é possível sentir um efeito calmante e até mesmo sedativo. Perfeito para aqueles dias mais estressantes que nos trazem grande carga emocional.

Você pode fazer a inalação a partir de água quente ou a partir do uso de difusores com o óleo essencial. Em poucos minutos você sentirá sua mente revigorada e tranquila, diminuindo os impactos do estresse do dia-a-dia.

Você se sentirá mais relaxado e calmo para dar continuidade às mais diversas tarefas corriqueiras.

 

Melhora diversas funções cerebrais

E por falar em melhorar a disposição e proporcionar um efeito calmante, você ainda passará a enxergar as suas atividades com uma maior clareza. Ou seja, as suas funções cerebrais serão melhoradas e até mesmo o seu raciocínio poderá passar a ser mais rápido.

Reduzindo a perda da memória, o óleo essencial de canela auxiliará na estimulação da atividade cerebral, acelerando os resultados no dia-a-dia sem tornar as tarefas exaustivas.

 

Propriedades antimicrobianas poderosas

As propriedades antimicrobianas presentes no óleo essencial de canela são responsáveis por tratar e proteger o nosso corpo. A partir de massagens com o óleo diluído em outro óleo vegetal, você poderá tratar dermatites, por exemplo.

Estudos científicos demonstram que existem muitos benefícios do óleo de canela quando se trata de defender o corpo de doenças. A canela é um agente antimicrobiano, antibiótico, antifúngico e antiviral. As propriedades da canela que fortalecem o sistema imunológico são encontradas em seus óleos essenciais.

A canela é usada em muitas culturas para ajudar a combater infecções e vírus. Óleos de canela também têm propriedades de proteção contra várias bactérias que podem causar sintomas negativos no trato digestivo, na superfície da pele e que podem levar a resfriados ou gripes.

Além disso, essas propriedades tornam o óleo de canela um importante componente na limpeza diária de sua casa. Algumas gotinhas misturadas na água do pano de chão, por exemplo, já são suficientes para proteger ainda mais o seu lar.

 

Protege a pele

O óleo de canela tem efeitos antibióticos e antimicrobianos que protegem a pele de irritações, erupções cutâneas, reações alérgicas e infecções. Pesquisas demonstram que a aplicação de óleo essencial de canela diretamente na pele pode ser útil na redução de inflamação, inchaço, dor e vermelhidão.

 

Protege contra a candidíase

Alguns estudos concluíram que as poderosas propriedades antifúngicas da canela podem ser eficazes em interromper ou curar o crescimento excessivo de Candida no trato digestivo. A canela demonstrou diminuir a quantidade de Candida albicans, que é o fungo que causa o crescimento excessivo de Candida, levando a múltiplos e negativos sintomas digestivos e auto-imunes. Além disso, outro benefício da canela para a saúde é que ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e o excesso de açúcar no trato digestivo está associado ao aumento do risco de Candida.

Segundo os pesquisadores, quando os pacientes receberam extrato de canela ou óleo essencial de canela, eles mostraram melhorias nos níveis do fungo Candida e uma redução nos sintomas a ele associados. Canela ajuda a combater a Candida naturalmente, aumentando a saúde do sistema imunológico, e combate inflamação, reações auto-imunes e os fungos no intestino.

 

Acelera o crescimento capilar

Massagens no couro cabeludo com o óleo essencial de canela diluído são capazes de acelerar expressivamente a circulação sanguínea na região.

Como consequência, a raiz capilar recebe um maior número de nutrientes e vitaminas responsáveis pelo crescimento saudável.

A partir disso, há uma aceleração no crescimento capilar e uma diminuição na quebra e na queda a partir da raiz.

 

Diminui os sintomas da TPM

O chá de canela isoladamente é responsável por diminuir sintomas de inchaço e até acelerar o processo de descer a menstruação. Contudo, não dá para ingerir o óleo essencial, ok?

Você poderá diminuir os sintomas da TPM com compressas (no caso de cólicas) e inalação (no caso de alterações de humor). Assim você irá se sentir mais tranquila e com menos dores abdominais causadas pela TPM.

 

Como usar o óleo essencial de canela

Agora que você já conhece os benefícios do uso do óleo essencial de canela, é hora de aprender a utilizá-lo no dia-a-dia. Veja as opções abaixo:

 

Durante o banho

No caso de dores no corpo e tensões, você poderá usufruir de um bom banho com o óleo essencial de canela. Para isso, basta encher a sua banheira e acrescentar 15 gotinhas do óleo.

Mexa um pouco na água, para que as gotas se espalhem bem. Depois, é só afundar o corpo e relaxar pelo tempo que achar necessário.

 

Como massageador

Quando falamos sobre óleos essenciais é importante que você tenha em mente que não se deve aplicá-los diretamente na pele. Afinal, os mesmos são um produto muito concentrado, o que pode trazer efeitos colaterais para a sua saúde.

Para usufruir dos benefícios a partir de massagens, experimente acrescentar uma gota do óleo essencial a cada colher de sopa de outro óleo vegetal de sua preferência.

É só misturar bem e depois aplicar na pele normalmente.

 

Através da inalação

Quanto à inalação, basta você ferver 300 ml de água e acrescentar 4 gotinhas do óleo essencial de canela. Em seguida, desligue o fogo e inale, por 3 minutinhos, o vapor que sai.

Só lembre-se de manter uma distância segura para não provocar queimaduras na pele, ok?

 

A partir de compressas

As compressas podem ser feitas de duas formas:

  • Com um paninho: Basta acrescentar 4 gotinhas do óleo em um recipiente com 300 ml de água e, em seguida, mergulhar um paninho e torcê-lo para retirar o excesso de água. Depois é só utilizar como uma compressa comum na região do corpo que você desejar. Pode ser feito em água morna ou fria, dependendo das suas necessidades.
  • Com bolsa: Para isso, basta amornar 300 ml de água e acrescentar 6 gotinhas do óleo. Em seguida, despejar na bolsa térmica própria para compressas e usufruir dos benefícios do óleo essencial.

Seguindo estas dicas você se sentirá ainda mais disposto e saudável! Depois nos conte nos comentários quais resultados você obteve.

 

Contraindicações do óleo essencial de canela

Há algum perigo potencial do óleo de canela? O óleo de canela é geralmente considerado seguro, mas há sempre a chance de algumas pessoas reagirem aos óleos essenciais.

É possível que pessoas sensíveis tenham reações alérgicas quando o óleo de canela é aplicado topicamente. Isso pode aparecer como irritação da pele, como coceira ou como erupções cutâneas se espalhando pelo corpo.

Se você estiver grávida, amamentando, tomando algum medicamento ou recebendo tratamento médico, converse com seu médico antes de usar óleo essencial de canela.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *