Óleo de Rosa Mosqueta: Para que Serve, Benefícios e Como Usar

Óleo de Rosa Mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é conhecido principalmente por sua função cicatrizante. Extraído das sementes da planta silvestre Rosa Mosqueta (affinis rubiginosa), este óleo é rico em ácidos graxos, vitamina A e compostos cetônicos.

 

O que é Óleo de Rosa Mosqueta

 O óleo essencial de rosa é feito de pétalas de rosa, enquanto o óleo de rosa mosqueta, também chamado de óleo de semente de rosa mosqueta, vem das sementes de rosa mosqueta.

Ao usar um processo de extração a frio, o óleo é separado das sementes. Devido aos seu teor de antioxidantes – betacaroteno (uma forma de vitamina A), vitamina C e vitamina E, ajudam a combater os radicais livres e, por isso, oferece vários benefícios quando aplicado na pele.

O óleo de rosa mosqueta é muito delicado e pode facilmente ficar rançoso, por isso é importante cuidar bem dele. Muitas vezes, a vitamina E é adicionada para aumentar a vida útil. Mantê-lo na geladeira ou armazenado em local fresco e escuro pode ajudar a evitar o ranço.

Para que Serve o óleo de rosa mosqueta

Seus benefícios são conhecidos há relativamente pouco tempo, sendo descobertos através de pesquisas feitas em 1980.

A partir daí, o mercado da beleza começou a utilizar o óleo de rosa mosqueta para tratamentos estéticos da pele. Entretanto, benefícios para a saúde também ficaram evidentes a partir dos estudos feitos deste óleo.

Ele é muito utilizado no rosto para hidratação, combater a acne e tirar manchas. Também é muito usado no cabelo para hidratação, fortalecimento dos fios e saúde do couro cabeludo.

Conheça a seguir os benefícios que este produto natural pode trazer para a sua saúde e beleza.

 

Benefícios hidratantes do óleo de Rosa Mosqueta

 Para hidratar a pele

Capaz de reforçar o colágeno e a elastina da pele, o óleo essencial de rosa mosqueta é indispensável no tratamento contra linhas de expressão. Além de prevenir o aparecimento de rugas, o óleo também é capaz de atenuar e até mesmo eliminar as linhas finas existentes.

Sua ação emoliente hidrata a pele profundamente, além de melhorar seu aspecto suavizando-a e deixando-a mais firme. Para quem sofre com pele muito ressecada, a aplicação diária deste óleo evitará a descamação, assim como deixará a pele sedosa e macia.

A produção de colágeno diminui naturalmente à medida que envelhecemos, mas graças ao alto teor de vitamina C, o óleo vegetal de rosa mosqueta que pode ajudar a estimular a produção de colágeno na pele.

De fato, um estudo clínico publicado em 2015 revela que 60 dias de tratamento tópico com vitamina C foi “altamente eficiente como uma terapia de rejuvenescimento, induzindo uma síntese significativa de colágeno em todas as faixas etárias com efeitos colaterais mínimos”.

Como o óleo de rosa mosqueta se classifica como um óleo seco, ele é absorvido rapidamente na pele, sem deixá-la oleosa.

 

Como usar o óleo na pele

  • Você pode passar o óleo da mesma maneira que se aplicam os outros óleos corporais comuns, massageando até o produto ser absorvido.
  • A pele precisa estar seca no momento da aplicação.
  • Não há necessidade de exagero. Algumas gotinhas são o suficiente para espalhar uniformemente o produto, logo, uma quantidade demasiada deixaria a pele “carregada” e a mesma não daria conta de absorver.
  • Apenas no caso de áreas extrassecas, como os calcanhares e cotovelos, você pode aplicar o óleo em quantidade um pouco maior, todos os dias antes de dormir.
  • Ao acordar, é só enxaguar normalmente e pronto: sua pele estará incrivelmente macia e lisinha.

 

Para Hidratar o Cabelo

O óleo de rosa mosqueta, por se rico em vitaminas, promove uma hidratação intensa no cabelo evitando o ressecamento e dando um brilho a mais nas madeixas.

Além disso, ele nutre e protege o couro cabeludo prevenindo coceiras e fungos e promove fios mais fortes e saudáveis.

 

Benefícios contra problemas de pele

 Trata queimaduras e assaduras

Além de deixar a pele deslumbrante, o óleo de rosa mosqueta ainda é capaz de amenizar o ardor causado por queimaduras solares e assaduras em crianças.

Acelerando o processo de regeneração da pele, a recuperação nestes casos será ainda mais rápida e notável.

 

Como usar o óleo em queimaduras e assaduras:

  • A aplicação pode ser feita com um algodão embebido no óleo, passando delicadamente em cima da área agredida.
  • Entretanto, a quantidade não precisa ser demasiada, que faça com que o óleo fique escorrendo. O algodão embebido é apenas para facilitar a aplicação.
  • Cuidado para não “pressionar” demais e acabar machucando a sua pele ou a do bebê, que já está sensível.
  • Não há necessidade de enxaguar, apenas deixe o produto agindo o máximo de tempo possível.

 

Atenua cicatrizes e estrias

O óleo natural de rosa mosqueta também é capaz de atenuar significativamente cicatrizes antigas como de cesariana.

Além de diminuir as estrias aparentes, dando um aspecto mais saudável a pele, também é um ótimo aliado na prevenção de novas estrias, sendo altamente recomendado no caso de mulheres grávidas.

A aplicação segue a mesma – e simples – regra: basta massagear o óleo diretamente nas estrias ou cicatrizes, durante cinco minutos, até o produto ser absorvido pela pele.

 

Tratamento de feridas abertas

 O óleo de rosa mosqueta tem como principal função acelerar o processo de cicatrização de feridas abertas.

Muito utilizada em tratamentos pós-cirúrgicos, a regeneração das células é demasiadamente potencializada.

Apresenta, ainda, a função anti-inflamatória, responsável por manter a pele saudável e livrar feridas do aparecimento de inflamações.

Bastam duas ou três gotinhas (dependendo do tamanho do ferimento) diretamente na região exposta, para que seus benefícios comecem a ser percebidos.

No entanto, para evitar maiores problemas, consulte o médico antes de fazer esse tratamento.

 

Onde Comprar Óleo de Rosa Mosqueta

Você pode encontrar óleo de rosa mosqueta em farmácias, lojas de produtos naturais e online em sites como: Mercado Livre e Lojas Americanas.

O preço pode variar entre 10 a 150 reais dependendo da marca e embalagem do produto.

O óleo de rosa mosqueta pode ser encontrado puro ou em forma de creme.

 

Os cuidados em longo prazo

Cuidar da pele diariamente garante que a mesma terá um futuro saudável. Assim, aplicar regularmente óleos super hidratantes como o de rosa mosqueta, garantirá uma pele firme e jovem por muito mais tempo.

Não se esqueça: a pele que temos na velhice nada mais é do que aquela que realmente merecemos.

Entretanto, os tratamentos externos não serão tão eficazes quando não houver uma alimentação equilibrada.

A nossa saúde depende de um equilíbrio em todos os âmbitos: alimentar, físico e metal.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

3 pensamentos sobre “Óleo de Rosa Mosqueta: Para que Serve, Benefícios e Como Usar”

  1. Oi! Boa tarde! Sou Danila.
    Eu estava olhando os produtos naturais que vocês demonstram, como eles se conservam com as propriedades naturais, já que disseram que os conservantes que usam as fábricas de cosméticos fazem mal. E que vocês utilizam?

    1. Oi, Danila,
      Não produzimos nem vendemos nenhum produto. Somente recomendamos produtos: de marcas naturais, que não utilizem ingredientes prejudiciais à saúde.

  2. adalberto rodrigues da silva

    Penso que qualquer um que ler esta página, deveria agradecer, e muito, as orientações nela contidas. Particularmente, sou deveras grato.
    Bem, quanto ao meu caso, consultei meu barbeiro/cabelereiro, um profissional bastante especializado em sua função, sobre o que fazer para eliminar um “cascão” de cerca de 0,5 cm de diâmetro, que, há cerca de 3 meses, instalou-se em meu coro cabeludo. Disse-lhe que removia essa casca com algodão embebido em álcool, mas, logo reaparecia após um ou dois dias. Recomendou-me ele que, após a higienização que fazia, passasse óleo de rosa mosqueta no local, diariamente, até desaparecer o edema. Assim estou fazendo e o resultado, já após três dias, apenas, está sendo surpreendente. Logo, experimentem.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *