Óleo de Olíbano – Para que Serve, Benefícios e Como Consumir

Óleo de Olíbano

Extraído de árvores encontradas na África e na Ásia, o óleo de olíbano tem sido cada vez mais consumido por quem adora cuidar da saúde e da mente de uma forma mais natural.

 

O Que é Óleo de Olíbano

O óleo de olíbano é proveniente das árvores do gênero Boswelliade,  árvores típicas da África e da Ásia, e devido às suas propriedades cicatrizantes, adstringentes e anti-inflamatórias, ele é indicado para diversos objetivos. Ajuda no tratamento de doenças e a reduzir desde manchas na pele até os sintomas da depressão.

O óleo de olíbano de melhor qualidade possui uma cor clara e prateada, com um tom levemente esverdeado.

 

Para Que Serve o Óleo de olíbano

Suas propriedades medicinais tratam desde problemas respiratórios até aquela espinha que insiste em aparecer em nossa pele. Porém, as vantagens não param por aí! Abaixo você poderá conhecer todos os benefícios deste incrível óleo natural, e qual a melhor forma de utilizá-lo no seu dia-a-dia.

 

Benefícios do óleo de olíbano

Benefícios para a saúde

Como mencionamos, o óleo de olíbano é um poderoso e “completo” produto natural. Ou seja, traz tanto benefícios estéticos quanto medicinais. Conheça as vantagens que o consumo regular deste óleo trará para a sua saúde:

Efeito anti-inflamatório

Estudos científicos demonstram que o óleo de olíbano apresenta potentes propriedades anti-inflamatórias, mantendo o corpo mais fortalecido contra gripes e resfriados. Além disso, é rico em vitamina C, o que mantém o organismo ainda mais protegido contra potenciais danos futuros.

Trata problemas respiratórios

Com um efeito expectorante, a inalação do óleo é capaz de proporcionar um alívio no acúmulo de catarro nas vias respiratórias, além de tratar e prevenir crises de tosse, asma e, ainda, proteger o corpo contra doenças mais graves, como a pneumonia.

Calmante natural

Inicialmente o olíbano era utilizado como um calmante natural, a partir do uso de incenso. No entanto, a inalação também mantém essa funcionalidade: propriedades calmantes mantêm a mente mais calma e tranquila, mas também ativa.

É, assim, uma opção interessante para pessoas que estejam vivenciando quadros depressivos e ansiosos considerados leves e moderados. Mas lembre-se: o tratamento natural é um complemento, ok? Para que o seu dia-a-dia torne-se ainda mais leve e saudável.

 

Como consumir

Inalação:

Para sentir os efeitos do uso do óleo de olíbano na sua saúde, basta fazer a inalação da seguinte forma:

  • Ferva 1 litro de água e acrescente 7 gotas do óleo de olíbano.
  • Em seguida, aproxime o rosto e inale o vapor que está saindo da água. Lembre-se de manter uma distância segura para não se queimar, ok?
  • Faça esse procedimento uma vez a cada dois dias, ou, caso haja necessidade, diariamente, até sentir os benefícios do óleo.

Banho de assento

  • 10 gotas de óleo de olíbano em 2 litros de água.

 

Benefícios do óleo de olíbano para a pele

Além de cuidar do nosso organismo como um todo, podemos utilizar o óleo de olíbano para tratar a nossa pele, para usufruir das seguintes vantagens:

Efeito cicatrizante

Quando estamos com alguma irritação na pele, ou até mesmo quando fazemos algum corte acidental, o óleo de olíbano pode nos ajudar. Isso porque ele acelera naturalmente o processo de regeneração da nossa pele.

Como consequência, o efeito cicatrizante fará com que o tecido lesionado se recupere mais rápido, tratando feridas e até mesmo inflamações como espinhas.

Efeito adstringente

O efeito adstringente é perfeito para equilibrar a oleosidade da pele. Desse modo, pessoas que sofrem com muitos cravos, favorecidos pelo excesso de sebo natural, podem se beneficiar do uso do óleo de olíbano.

A pele ficará mais equilibrada, macia e hidratada, mais bonita e menos propensa a cravos e espinhas.

Diminui manchas causadas pelo sol

Há relatos de que utilizar o óleo de olíbano na pele proporciona a diminuição das manchas causadas pelo sol, regenerando o tecido e recuperando a cor natural da pele, mantendo-a mais uniforme e saudável.

Como usar óleo de olíbano na pele

Para aplicar na pele é importante que primeiramente você dilua o óleo de olíbano, pois o mesmo é muito concentrado e seria inadequado espalhá-lo por todo o rosto. Desse modo, existem diversas formas de aplicação:

  • Dilua no seu hidratante natural favorito: A cada 50 gramas de hidratante, coloque uma gotinha do óleo e misture bem, aplicando o creme como de costume.
  • Dilua em um copo com água: A cada 150 ml de água, acrescente uma gotinha do óleo de olíbano. Em seguida, molhe um algodão no copo de água e aplique na pele delicadamente. Deixe secar naturalmente.
  • No caso de espinhas: Dilua uma gotinha do óleo em duas colheres de sopa de água filtrada. Em seguida, embeba um cotonete na misturinha e aplique diretamente nas espinhas. Deixe secar naturalmente e sinta os resultados após uma semana de uso.
  • Para massagem, use 25 a 50 gotas do óleo de olíbano em 100 ml de óleo vegetal de sua preferência.

 

Benefícios do óleo de olíbano para os cabelos

Por fim, podemos ainda aproveitar e sentir os benefícios para os cabelos que este poderoso óleo essencial de olíbano proporciona. Veja a seguir:

Proporciona maciez nos fios

Quando os fios parecem estar ressecados, quebradiços e sem vida, é porque os mesmos estão precisando de uma boa hidratação que também nutra a fibra capilar.

Desse modo, fazendo hidratação e umectação com o auxílio do óleo de olíbano é possível recuperar a maciez e a vitalidade capilar.

Combate a queda capilar

Para quem está sofrendo com a queda de cabelo, pode-se utilizar o óleo de olíbano diretamente na raiz. O couro cabeludo ficará nutrido e a raiz dos cabelos ficará ainda mais forte e resistente.

Os fios passam a crescer mais brilhantes, saudáveis e bem mais encorpados.

 

Como aplicar nos cabelos

A aplicação depende da finalidade. No entanto, existem três formas de usufruir das vantagens deste óleo:

  • Na umectação: Você poderá misturar 1 gotinha do óleo de olíbano a cada duas colheres de sopa de outro óleo vegetal que você costuma utilizar (por exemplo, o óleo de coco). Depois é só aplicar em toda a extensão dos fios, massageando delicadamente. Deixe agir por 4 horas e enxágue bem.
  • Na hidratação: Aplique 1 gotinha do óleo a cada colher de sopa de creme hidratante de sua preferência. Aplique nos fios e deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem.
  • No fortalecimento capilar: Dilua 1 gota do óleo em 1 colher de sopa de óleo vegetal. Com as pontas dos dedos, massageie a mistura em todo o couro cabeludo. Cubra os cabelos e durma com o produto na raiz. Depois é só lavar os fios normalmente.

Pronto! Acrescentando o uso do óleo em sua rotina de cuidados pessoais, você notará uma pele mais macia e saudável, uma mente mais tranquila e cabelos ainda mais fortes e bonitos.

 

Contraindicações

O óleo de olíbano é contra indicado durante a gravidez, pois suas propriedades podem provocar aborto e defeitos de formação no feto. Também não é aconselhável durante a amamentação. 

Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

 

Preço do Óleo de Olíbano

O óleo de olíbano tem preços que variam de R$20 a R$140 reais dependendo da marca e do tamanho da embalagem.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *