Óleo de Jojoba: Para que Serve, Benefícios e Como Usar (Cabelo e Pele)

óleo de jojoba

O óleo de jojoba pode trazer inúmeros benefícios para nossa beleza e saúde. Também conhecido como “ouro do deserto”, a Simmondsia chinensis, o óleo de jojoba é considerado um remédio natural, com risco mínimo de alergias.

Sendo utilizado tanto para fins medicinais quanto para tratamentos estéticos, desde muito tempo o óleo de jojoba é utilizado para tratar problemas capilares e de pele.

Se você adora utilizar produtos naturais para cuidar da sua beleza e saúde, confira a seguir um guia completo com os benefícios e melhores maneiras de utilizar o óleo de jojoba.

Conheça também os benefícios dos óleos de lavanda, melaleuca e rosa mosqueta.

 

O que é o óleo de jojoba?

O óleo de jojoba é, na verdade, 97% cera líquida. Sua produção é feita a partir da semente de jojoba, um arbusto nativo do Arizona, Oriente Médio, Argentina e nordeste do México.

Sua descoberta se fez quando o povo indígena de O’odoham, trataram queimaduras na pele com este óleo, e perceberam resultados rápidos na cura do problema.

Suas propriedades e composição são únicas na natureza. O óleo de jojoba é o mais parecido com o sebo produzido pelos humanos. É por isso que tem beneficiado tanta gente com dermatites, queimaduras e ressecamento de pele.

Confira a seguir os benefícios deste óleo.

 

Benefícios do óleo de jojoba para pele

Estudos realizados na Universidade de Michigan concluíram que a nossa pele absorve rapidamente o óleo de jojoba, e, por este motivo, é um dos melhores óleos para tratamentos cosméticos.

Testes foram feitos e demonstraram incríveis resultados onde a elasticidade pele aumentou 37% em apenas 30 minutos da aplicação do óleo.

 

Trata problemas de pele

As propriedades antioxidantes e emolientes do óleo de jojoba tratam diversos problemas da pele, sem deixá-la com aspecto oleoso.

Dessa forma, tanto quem apresenta pele sensível e seca quanto oleosa podem usufruir dos benefícios deste produto sem se preocupar com contraindicações.

As Vitaminas E presentes no óleo de jojoba são importantes “absorventes” dos radicais livres, protegendo assim a pele. E ainda, ajudam a pele a eliminar cicatrizes e recuperar-se de ferimentos e problemas como dermatites e queimaduras.

 

Como aplicar óleo de jojoba na pele lesionada

  • A aplicação é bem simples. Você pode misturar o óleo com algum outro componente hidratante, ou apenas passar o óleo de jojoba puro.
  • Se houver possibilidade, faça uma delicada massagem na área de aplicação, certificando-se que o óleo está sendo absorvido o máximo possível.
  • Deixe agir por 30 minutos e enxágue.

 

Elimina e previne a acne

O óleo de jojoba também é rico em propriedades anti-inflamatórias. Assim, a aplicação diária do óleo de jojoba no rosto eliminará e prevenirá o aparecimento de espinhas e cravos.

Melhora o metabolismo da pele, acelerando o seu processo de recuperação. Consequentemente há uma redução significativa das marquinhas causadas pela acne.

 

Como aplicar óleo de jojoba na acne

  • Embeba um algodão no óleo de jojoba e aplique diretamente na acne.
  • Deixe a pele levemente “molhada” com esta cera.
  • Faça movimentos leves e circulares sob a acne, ativando a circulação e potencializando a absorção.
  • Deixe agir por 30 minutos e enxágue.
  • Hidrate a pele normalmente.

 

Trata estrias

A Vitamina E presente na composição do óleo de jojoba também é um fator importante para o tratamento de estrias.

Sua capacidade de intensificar o processo de elasticidade da pele faz com que a mesma se recupere das fissuras causadas pela estria, além de evitar novos estiramentos.

As propriedades de tocoferóis aceleram a regeneração celular do tecido da pele, curando-a de problemas como envelhecimento precoce e marcas como das estrias.

 

Como aplicar óleo de jojoba para tratar estrias

  • Massageie, diariamente, duas colheres de óleo de jojoba nas estrias.
  • Faça uma leve pressão no local, com movimentos circulares.
  • Quando perceber que a pele já absorveu bastante o óleo, deixe-o agir por mais 20 minutos.
  • Enxágue e finalize com um bom hidratante.

 

Rejuvenescedor natural

Os esteróis presentes no óleo de jojoba são responsáveis por manter sua pele mais saudável e jovial.

Inibem o envelhecimento precoce da pele, além de melhorar o seu metabolismo e sua regeneração.

Assim, aplicar o óleo de jojoba em rugas e linhas finas, gradativamente diminuirá estes traços além de prevenir o aparecimento de novos.

 

Como aplicar óleo de jojoba em rugas

  • Você pode aplicar o óleo de jojoba puro, três vezes por semana, diretamente nos sinais na pele. Massageando até ser bem absorvido e enxaguando depois de 30 minutos.
  • Outra forma de aplicação é você acrescentar o óleo de jojoba em outras receitas hidratantes, como na babosa, no óleo de coco, máscara de abacate, etc.

 

Proteção UV

Sabemos que um dos motivos do envelhecimento precoce de nossa pele é ficar exposto aos raios solares.

Dessa maneira, acrescentar o óleo de jojoba na sua rotina de cuidados com a pele, além de deixá-la mais jovem e firma, ainda irá protegê-la dos raios UV.

Assim, além de rejuvenescer, previne o aparecimento de manchas, rugas e linhas finas.

Entretanto, fique atento, o óleo de jojoba não substitui um bom protetor solar, ok?

 

Benefícios do óleo de jojoba para o cabelo

O óleo de jojoba auxilia na hidratação capilar e do couro cabeludo. Sendo altamente absorvido pela raiz dos fios, este óleo forma uma capa de proteção nos cabelos e na pele, vedando a umidade e penetrando nas camadas capilares mais profundas.

 

Elimina o frizz

Aplicar algumas gotas do óleo de jojoba todos os dias nos cabelos, diminui significativamente o frizz.

Como este óleo veda a umidade dentro do fio, torna-o mais atraente e maleável, além de proporcionar brilho e maciez instantânea.

 

Elimina a caspa

O óleo de jojoba melhora muitos problemas no couro cabeludo. A descamação causada pela caspa é um deles.

Basta aplicar o óleo diretamente no couro cabeludo, massageando bem. Ele se encarregará de “limpar” sua pele, permitindo que ela respire.

Além de diminuir inflamações que possam estar presentes.

Gradativamente, elimina a caspa e deixará o cabelo ainda mais forte e bonito.

Veja também nosso post com mais formas de acabar com a caspa.

 

Estimula o crescimento

O óleo de jojoba é um poderoso potencializador do crescimento capilar. Assim, se você sofre com a queda de cabelo ou com a quebra dos fios, este óleo poderá te ajudar.

Ajuda a fortalecer a haste capilar, deixando os fios mais encorpados e “firmes”. A elasticidade do cabelo aumenta, diminuindo a possibilidade de quebra.

 

Como aplicar para estimular o crescimento

  • Você pode utilizar o óleo de jojoba para a umectação quinzenal, passando bem o produto da raiz até as pontas, deixando a agir por 30 minutos e enxaguando depois.
  • Outra maneira é você acrescentar este óleo em outros tratamentos capilares naturais, seguindo receitas que você já utiliza costumeiramente.

 

Hidratante natural

Este óleo proporciona um efeito emoliente nos fios, penetrando profundamente na fibra capilar. Permite a retenção natural da umidade dos cabelos, sendo que este quesito é o responsável pela garantia de uma madeixa hidratada.

Dessa maneira, acrescentar o óleo de jojoba em seus hidratantes capilares, ou ainda, acrescentar algumas gotinhas no seu condicionador natural, sem dúvidas deixará os seus fios mais bonitos e saudáveis.

 

O óleo de jojoba como o ouro do deserto

O óleo de jojoba é, sem dúvida, rico em propriedades importantes para a saúde e a beleza da pele e cabelos.

Algumas propriedades como as altas concentrações de estéreis de cera líquida não são encontrados em nenhum outro produto natural. É isto que o faz tão especial: É um composto extremamente completo e sem igual.

Dessa maneira, que tal iniciar os seus tratamentos naturais com um produto tão poderoso quanto este, não é mesmo? Você não irá se arrepender. Depois nos conte os resultados!

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *