Óleo de Copaíba: Para que Serve, Benefícios, Indicações, Como Usar

Óleo Copaíba

O óleo de copaíba é um tipo de óleo vegetal extraído de uma árvore de grande porte, chamada copaibeira. Encontrada principalmente na floresta amazônica, a copaibeira é conhecida por suas poderosas propriedades medicinais.

Esse óleo não possui a mesma fama do óleo de coco ou do óleo de melaleuca mas, para as famílias que o conhecem, são tradicionais e indispensáveis.

No nosso guia de hoje vamos lhe apresentar todos os benefícios e vantagens de se consumir esse óleo.

E ainda: você aprenderá a como utilizá-lo da melhor forma possível. Acompanhe as informações a seguir.

 

Benefícios do óleo de copaíba

Os povos da região amazônica já conhecem os benefícios da copaíba há muitas gerações, mas somente recentemente pesquisas científicas têm demonstrado o poder desse óleo.

 

Benefícios do óleo de copaíba para a saúde

O óleo de copaíba, quando consumido da maneira certa, proporciona diversos efeitos benéficos para o nosso organismo. São eles:

 

Equilibra a pressão arterial

Uma das formas de equilibrar e reduzir os níveis da pressão arterial é consumindo frutas, verduras e óleos vegetais saudáveis que proporcionem efeito diurético. E é exatamente esse efeito que o óleo de copaíba desencadeia em nosso organismo. Além de melhorar, de maneira geral, a saúde do trato urinário.

Com uma maior eliminação de urina, mais equilibrada e reduzida ficará a pressão arterial. E é por esse mesmo motivo que quem sofre com pressão baixa não deve consumir este óleo em sua alimentação.

 

Anti-inflamatório e bactericida

Essa é uma das funções mais procuradas por quem utiliza óleos vegetais para cuidar da saúde. Os efeitos anti-inflamatórios e bactericidas do óleo de copaíba são capazes de tratar diversas infecções, como também é capaz de prevenir o aparecimento de doenças.

Dentre os principais problemas que este óleo trata e reduz, temos: hemorróidas, gripes, resfriados, herpes, micose, cistite e úlceras estomacais.

 

Função cicatrizante

De acordo com os historiadores, os povos da região amazônica já sabiam dos efeitos cicatrizantes do óleo de copaíba ao observar como os animais feridos se esfregam nos troncos das copaibeiras. Estudos recentes mostram que o óleo de copaíba acelera a cicatrização de feridas na pele. Novas pesquisas devem demonstrar os seus benefícios para o tratamento de  dermatite, psoríase, entre outras.

 

Combate o estresse

O óleo de copaíba conta com a presença do betacariofileno, composto responsável por desencadear sensação de bem estar e tranquilidade para o nosso organismo. Através da aromaterapia, é possível diminuir os índices de estresses diários, melhorando a disposição do corpo e acalmando a mente.

 

Trata doenças respiratórias

O consumo do óleo de copaíba auxilia no tratamento das mais diversas doenças respiratórias. Isso ocorre graças ao efeito de relaxar os músculos respiratórios, desencadeando uma função expectorante.

Dessa maneira, trata e previne diversas doenças como sinusite, rinite, pneumonia, bronquite, entre outras.

 

Como consumir o óleo de copaíba

Para tratar o nosso organismo com o óleo de copaíba, é necessário se atentar às seguintes medidas:

  • Na primeira semana, recomenda-se incluir 1 gota do óleo em um copo de água, preferencialmente ao acordar.
  • Na segunda semana, incluir 2 gotas, na mesma quantidade de água. E assim sucessivamente, até completar 4 gotas do óleo por dia.

No entanto, quando falamos sobre o uso oral do óleo, é necessário consultar a opinião de um médico para garantir que não haverá efeitos colaterais, ok? Altas quantidades de óleo são tóxicas para o organismo.

Pode-se utilizar o óleo de copaíba nos casos de hemorróidas e também no tratamento de infecções do trato urinário com um banho de assento, devido a sua ação anti-inflamatória:

  • 10 gotas em 2 litros de água morna.

Para maiores detalhes, leia o tópico sobre contra-indicações.

 

Benefícios do óleo de copaíba para os cabelos

Além de tratar e cuidar da saúde do nosso corpo de maneira geral, é possível ainda usufruir do uso do óleo de copaíba para ter cabelos fortes, brilhantes e super hidratados.

 

Proporciona brilho aos fios

Aplicar o óleo nos fios proporciona brilho intenso, já que a copaíba é capaz de selar a cutícula capilar, mantendo nutrientes importantes dentro do fio e diminuindo, dessa maneira, a porosidade.

E, além disso, os cabelos ficam mais alinhados, com menos volume, menos frizz e com um brilho incrível.

 

Combate a queda capilar

Aplicar gotinhas do óleo de copaíba no couro cabeludo ajuda no combate à queda, nutrindo a raiz capilar, além de purificar o couro cabeludo e proporcionar um aumento na circulação sanguínea da região.

Com o uso regular, você notará um cabelo mais encorpado, forte, menos quebradiço e com uma expressiva diminuição na queda.

 

Como usar o óleo de copaíba nos cabelos

Como estamos tratando do uso de um óleo super concentrado e poderoso, é importante você compreender que não é aconselhável aplicar grandes quantidades diretamente nos fios ou na pele.

No entanto, para utilizá-lo da forma correta, basta misturar 4 gotinhas do óleo em cada colher de sopa de outro óleo vegetal (como o de coco) de sua preferência. Misture bem e, em seguida, espalhe por toda a extensão dos fios.

Não se esqueça de massagear bastante o couro cabeludo com as pontas dos dedos, garantindo a nutrição e o fortalecimento da raiz.

Feito isso, é só deixar a sua umectação agir por, pelo menos, duas horas (mas pode dormir com o óleo nos fios). Enxágue bem, até remover todos os resíduos.

Pronto! Cabelos mais brilhantes, hidratados, macios e com muito mais força.

 

Óleo de Copaíba para a pele

Há ainda como usufruir do óleo de copaíba para cuidar, tratar e purificar a nossa pele de maneira geral. Veja quais são as vantagens:

 

Trata problemas de pele

Graças aos seus componentes bactericidas e anti-inflamatórios, o óleo de copaíba é capaz de tratar os mais diversos tipos de problemas de pele. Isso inclui espinhas, cravos, alergias, dermatites, micoses, etc.

Com o aumento da regeneração celular, a sua pele passa a se recuperar mais rapidamente dos agentes nocivos e das possíveis lesões. Além de se manter ainda mais protegida contra problemas futuros.

 

Hidrata profundamente

Perfeita para quem sofre com o ressecamento constante da pele, o óleo de copaíba pode ser utilizado para repor a água e os nutrientes no tecido. Além disso, cria um tipo de filme protetor, que garante uma pele mais equilibrada por muito mais tempo.

Sua pele ficará mais macia, sedosa e com um toque mais aveludado, além de inibir o envelhecimento causado pela falta de hidratação.

 

Proporciona efeito cicatrizante

Acelerando o processo de regeneração da pele, automaticamente a cicatrização de feridas e lesões passa a ser potencializada. Desse modo, é possível recuperar a pele de problemas como espinhas, por exemplo.

Por fim, além de combater inflamações e acelerar a cicatrização, o óleo auxilia ainda no equilíbrio de sebo produzido pela pele. E sabemos o quanto uma pele oleosa pode ser ainda mais propensa a cravos e espinhas, não é mesmo?

 

Como usar o óleo de copaíba na pele

O uso tópico para problemas de pele deve ser administrado com cautela, já que o excesso pode ocasionar efeito rebote. Por essa razão, atente-se para as seguintes recomendações:

  • Para cravos e espinhas: Utilize uma gotinha no cotonete, aplicando sobre a lesão com cuidado, pelo menos 4 vezes ao dia.
  • Para lesões na pele: Dilua 3 gotinhas do óleo em meia colher de chá de água. Aplique com o auxílio de um algodão pequeno.
  • Para problemas de pele no geral: Algumas gotinhas (no máximo 3) no cotonete já são o suficiente para aplicar sobre pequenas regiões. O importante é que você sinta que o óleo cobriu a lesão, mas não exagere, ok?
  • Pode ser usado também como óleo de massagem. Basta diluir algumas gotas em algum óleo vegetal de sua preferência. Graças ao seu poder anti-inflamatório, massagens com óleo de copaíba são ideais para dores musculares.

Pronto! Com esses cuidados, certamente você notará todos os benefícios deste óleo no seu dia-a-dia. Mas lembre-se: utilize moderadamente e, em caso de dúvidas ou reações adversas, converse com o seu médico.

 

Contraindicações do óleo de copaíba

Com relação à ingestão, podem ocorrer reações adversas como alergias, vômitos, insônia e desconfortos gástricos, inclusive gastrite. Então, faça um teste contra possíveis reações.

Com relação à aplicação tópica, como a sua absorção é reduzida,  a contraindicação fica para gestantes, lactantes e crianças menores de 6 anos.

O óleo de copaíba nunca deve ser usado por gestantes até o terceiro mês de gravidez.

Em caso de dúvidas, não deixe de consultar o seu médico.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *