Óleo de Citronela – Para que Serve, Benefícios e Como Usar

Óleo de Citronela

Certamente você já deve ter ouvido falar que o óleo de citronela é um dos mais poderosos repelentes naturais, não é mesmo? Mas você sabia que este óleo ainda apresenta diversos outros benefícios para a nossa saúde? Pois é!

Pouco é difundido, mas este óleo pode ser utilizado desde a limpeza doméstica até para o alívio de sintomas de depressão e ansiedade.

Ficou curioso para conhecer as vantagens deste óleo natural? Quer aprender a utilizá-lo no seu dia-a-dia? Então acompanhe o nosso guia abaixo e aprenda tudo sobre este óleo que irá transformar os seus cuidados pessoais com produtos naturais!

 

Óleo de citronela

O óleo de citronela é um óleo essencial obtido das folhas e caules de diferentes espécies d gênero Cymbopogon (capim-limão). O óleo é usado extensivamente como fonte de produtos químicos para perfumaria, como citronelal, citronelol e geraniol. Estes ingredientes encontram uso extensivo em sabonetes, velas e incenso, perfumaria, cosméticos e aromatizantes em todo o mundo.

 

Benefícios do óleo de citronela

O óleo de citronela é um verdadeiro óleo medicinal completo. Ou seja, ele pode ser usado para diversas finalidades e, a partir disso, proporcionar diferentes benefícios à nossa saúde.

 

Efeito antidepressivo

Todo mundo sabe que o aroma da citronela é bem refrescante, não é? E é exatamente esse frescor que auxilia no tratamento de transtornos ansiosos e depressivos.

Isso porque, quando inalamos o frescor do aroma do óleo de citronela, neurotransmissores responsáveis pelo bem estar físico e mental são ativados.

É como se o nosso interior também se “refrescasse” com essa inalação, proporcionando uma diminuição na tensão e no estresse. Como consequência, nos sentimos mais tranquilos, dispostos e felizes.

Citronela tem um aroma cítrico que pode ser edificante e relaxante. De fato, pesquisas mostraram que o óleo de citronela contribui para o alívio natural do estresse.

Por isso, tente difundi-lo em sua casa ou escritório para ajudar em um dia difícil. Quando inalada, a citronela pode estimular o relaxamento, o fortalecimento e lembranças agradáveis ​​e pode até reduzir problemas para dormir e depressão.

 

Efeito bactericida

O óleo de citronela também apresenta a funcionalidade de combater os mais diversos tipos de bactérias, de acordo com pesquisas científicasPrincipalmente por conter componentes como metil-isoeugenol, responsável por inibir o desenvolvimento bacteriano.

Desse modo, massagens e inalações com o óleo de citronela são capazes de proporcionar uma proteção redobrada em nosso corpo, contra infecções diversas. Além de, obviamente, tratar as existentes.

 

Diminui e alivia espasmos musculares

Problemas como cólicas menstruais ou intestinais podem atrapalhar – e muito – o dia-a-dia de qualquer pessoa. Desse modo, massagens relaxantes com o óleo da citronela podem amenizar e até extinguir o problema.

Estimulando o sistema nervoso, a citronela é capaz de proporcionar um maior controle corporal sobre os espasmos musculares.

Como consequência, há um alívio para quem está de TPM ou com espasmos dos mais diversos tipos.

 

Poderoso anti-inflamatório

O efeito anti-inflamatório da citronela é capaz de tratar e curar diversas inflamações em nosso organismo. Sejam elas externas ou internas, desintoxicando o corpo e mantendo a saúde mais equilibrada.

Um artigo publicado no Journal of Agricultural Food Chemistry estudou 34 diferentes óleos essenciais cítricos e seus componentes para atividades de eliminação de radicais livres.

Eles descobriram que muitos componentes voláteis de citros, incluindo o principal tipo encontrado na citronela, chamado geraniol, tinham alta capacidade antioxidante para combater os radicais livres que podem causar doenças e danos celulares.

 

Repelente natural

Certamente esse benefício você já conhece, certo? Mosquitos e outros insetos simplesmente não suportam o aroma refrescante da citronela.

Pesquisas científicas demonstram que o óleo de citronela, aplicado à pele, é bastante eficiente para espantar mosquitos.

Em 2011, a revista Tropical Medicine & International Health publicou uma análise de 11 estudos sobre a capacidade do óleo de citronela de repelir mosquitos. Pesquisadores descobriram que o óleo realmente protegeu por até três horas.

Desse modo, aplicar o óleo sobre a pele é uma solução e tanto para quem está em locais com maior ocorrência de mosquitos.

E, além de proteger, a plantinha de citronela é ainda capaz de matar mosquitos, especialmente o da dengue. Uma proteção poderosa, não é mesmo?

 

Desodorante natural

Graças ao seu poder bactericida e por conter o componente chamado citrino, a citronela é capaz de agir como um desodorante natural.

O óleo inibe o desenvolvimento das bactérias causadoras do mau cheiro. Para isso, basta aplicar uma pequena quantidade do óleo nas axilas, por exemplo, e você já estará protegido por muitas horas.

 

Higieniza a sua casa

Graças aos efeitos fungicidas e bactericidas, utilizar o óleo de citronela para higienizar a sua casa pode ser uma boa ideia. Especialmente no banheiro, pois a citronela irá matar as bactérias, inibindo mau cheiro.

E, consequentemente, o cheirinho que ficará no ar deixará o ambiente ainda mais aconchegante e tranquilo.

 

Como utilizar o óleo de citronela

Agora que você já conheceu todos os benefícios do óleo de citronela, é hora de aprender a utilizá-lo no seu dia-a-dia para usufruir de todas as vantagens da melhor forma possível.

 

Durante o banho

Para usufruir dos benefícios da citronela durante um banho relaxante, você pode acrescentar duas colheres de sopa do óleo dentro da banheira de água morna. Basta misturar bem e relaxar por alguns minutos, com o corpo submerso.

É possível ainda usufruir deste relaxamento submergindo apenas os pés em uma bacia com água morna. É só pingar algumas gotinhas do óleo e mergulhar os pés na bacia pelo tempo que desejar.

 

Como massageador

A fricção provocada pela massagem na pele é capaz de proporcionar um efeito relaxante e aliviar dores causadas por espasmos musculares.

Para isso, basta diluir algumas gotinhas de óleo de citronela em um óleo de preferência (ex: coco, rosa mosqueta), aplicar diretamente na pele e massagear suavemente.

Assim que a pele começar a absorver as propriedades medicinais da citronela, já será possível sentir os efeitos positivos do óleo no corpo.

 

A partir da inalação

Para isso, você pode usar de duas formas: inalando diretamente ou utilizando um difusor para ambientes. Veja como fazer:

  1. Para inalar: Basta ferver 500 ml de água e acrescentar 10 gotinhas do óleo de citronela. Assim que a temperatura estiver amena, mas ainda estiver saindo vapor da água, aproxime o rosto da panela e inale o vapor por cerca de 5 minutos. Pronto! A sensação de bem estar é praticamente instantânea. Importante: Lembre-se de verificar que a temperatura está amena e, da mesma forma, não aproxime demais o rosto da água quente, para evitar queimaduras, ok?
  2. Como difusor: Você poderá adquirir difusores naturais em farmácias, caso deseje; ou, então, fazer o seu próprio, misturando duas colheres de sopa óleo de citronela em um frasco de vidro com 90 ml de água. Depois, coloque palitinhos (específicos para difusor) dentro do frasco e coloque no ambiente que desejar. É possível ainda pingar algumas gotinhas do óleo nos cantinhos da casa; mesmo que a difusão não ocorra da mesma forma, ainda será possível usufruir do aroma da citronela.

 

Para higienizar a casa

Por fim, você pode utilizar o óleo para higienizar a sua casa. Para isso, basta misturar uma colher de sopa de óleo de citronela em um balde com água.

Em seguida, lave o pano que irá passar no chão nesta água. Limpe a casa como de costume e pronto! Já terá surtido o efeito bactericida e fungicida em sua casa.

Se preferir, borrife um pouco do óleo diretamente na pia do banheiro, vaso sanitário e próximo ao ralo do chuveiro. Além de manter um cheirinho refrescante, você estará proporcionando uma proteção extra para a saúde da sua família.

 

Produtos naturais cuidando da nossa saúde

Viu só como é possível cuidar da saúde com alguns produtos naturais como óleos vegetais? É simples, econômico e trará muitos benefícios para você. Depois nos conte quais foram os resultados que você atingiu com o uso do óleo de citronela!

 

Contra-indicações do óleo de citronela

Não há toxicidade atribuída ao óleo de citronela, mas pode produzir irritação, dermatite ou sensibilização na pele, se usado em altas concentrações.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *