EWG: O Que é, O Que Faz e Como Funciona

o que é o ewg

O que é o EWG?

O  Environmental Working Group (EWG), em português “Grupo de Trabalho Ambiental”,  é uma organização ambiental americana especializada em pesquisa e advocacia nas áreas de produtos químicos tóxicos, subsídios agrícolas, terras públicas e responsabilidade corporativa. EWG é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é “usar o poder da informação pública para proteger a saúde pública e o meio ambiente”.

 

O que é o EWG Skin Deep?

O EWG Skin Deep Cosmetics Database é uma base de dados que classifica os cosméticos  com base na segurança de seus ingredientes. A base de dados conta com mais de 79.000 produtos.

O banco de dados destina-se a ser um recurso para os consumidores, que podem pesquisar por ingrediente ou produto ao escolher produtos de cuidados pessoais.

 

Como usar o Skin Deep da EWG?

Você pode pesquisar de diversas formas:
1- Procure um produto. Digite seu nome na janela de busca branca. O resultado dará um relatório completo sobre o produto como uma nota geral e também notas específicas por ingrediente.
2- Procure um ingrediente. Se você quer saber se um ingrediente específico é seguro ou deseja evitá-lo por outros motivos, use o EWG Deep Skin. O banco de dados contém informações sobre possíveis preocupações com a saúde, quais produtos o contêm, outros nomes e muito mais.
3- Procure uma empresa. Quer saber como uma determinada empresa se classifica? Pesquise seu nome para ver a nota de seus produtos.
4- Encontre alternativas mais seguras. Escolha uma categoria (pasta de dente, shampoos, rímel…) e veja as classificações dos produtos.

5- Se você não encontrar um produto específico na base de dados da EWG Skin Deep, você pode criar o seu próprio relatório. Basta incluir os ingredientes do cosmético.


Como é feita a classificação?

Para cada produto e ingrediente no Skin Deep, há uma pontuação de duas partes. Uma pontuação de perigo e uma pontuação de disponibilidade de dados.

1ª parte:

O índice de perigo de ingrediente, de 1-10, reflete perigos conhecidos e suspeitos de ingredientes.

Notas 1 a 2: Risco baixo

Notas 3 a 6: Risco Moderado

Notas 7 a 10: Risco Alto

 

2ª Parte:

A classificação de disponibilidade de dados reflete o número de estudos científicos na literatura científica. Pode ser classificada como: nenhuma, limitada, razoável, boa e robusta.

 

Total:

Para calcular uma pontuação de produto, o EWG Skin Deep analisa os riscos do ingredientes individuais. Depois,  avalia cada produto em relação ao resto dos produtos no banco de dados Skin Deep. Os produtos mais seguros são aqueles que têm uma baixa classificação de risco e uma disponibilidade de dados boa ou robusta.


Então, se você quiser saber se um produto ou ingrediente faz mal para a saúde, o EWG é uma das melhores ferramenta para pesquisa! E o nosso blog também, claro!

Cuidado! Diversas substâncias químicas como Parabenos, Alumínio, Ftalatos, Triclosan, e outras diversas substâncias tóxicas presentes nos cosméticos merecem sua atenção.

Não deixe também de conferir nossos Guias Completos de Desodorantes, Shampoos e Sabonetes e nossas receitas caseiras de hidratantes e desodorantes naturais.

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *