Water Only – Lavar o Cabelo só com Água: Benefícios e Como Fazer

Para aqueles que caíram nesse post de paraquedas e estão se perguntando por que alguém deixaria de utilizar shampoos (convencionais ou naturais), sugerimos fortemente a leitura de dois artigos: Guia sobre Shampoos Naturais e No poo Low poo.

Não, não ficamos loucos, nem voltamos aos tempos da caverna. Muito menos deixamos a higiene de lado. Confira nesses posts as muitas razões para se tentar esses métodos.

Para aqueles que já estão familiarizados com o movimento No-poo/Low-poo e estão curiosos como os seus diversos métodos, nesse post vamos explicar tudo sobre o método mais básico e simples de todos: o Water Only, ou Somente Água!

O método é basicamente isso:> lavar o cabelo somente com água. Simples assim!

Mas calma lá. Algumas dicas e macetes fazem toda a diferença no sucesso da aplicação dessa técnica.

O método de lavagem de cabelo Water-Only utiliza somente água quente/morna (no lugar do shampoo) para limpar a sujeira e o excesso de óleos de nossas cabeças, enquanto utilizamos as gorduras naturais do nosso cabelo como um condicionador para protegê-los e nutri-los, tornando-os macios, sedosos e hidratados. Se você fizer isso direito, seu cabelo pode parecer tão limpo como se você tivesse usado shampoo.

 

Como se preparar para o método water only 

A primeira coisa a se fazer antes de começar a aplicar qualquer método No-poo/Low-poo, é lavar pela última vez os cabelos com um shampoo COM sulfatos e sem petrolatos e silicones.

COM sulfatos???! Sim. O objetivo aqui é eliminar os resíduos de silicones e petrolatos que ficaram nos seus fios. Para isso, não tem jeito: temos que usar os detergentes.

Assim como nos outros métodos No-poo/Low-poo, seu cabelo requer um período de ajuste. Para se beneficiar deste método, você precisa praticar regularmente. Provavelmente ficará mais oleoso no início, mas com o tempo, seu cabelo se acostuma com esse método de limpeza e o acúmulo de óleo eventualmente desaparecerá após algumas semanas. Não desista!

Para te ajudar nesse período, você pode utilizar uma receita de shampoo seco natural, descrita nesse post.

 

Aplicando o método water only

A chave do sucesso para esse método se resume a: massagear e pentear muito bem os cabelos. Como não contamos com a ajuda de shampoos ou qualquer outro tipo de produtos, tempos que utilizar a massagem e pentear  e para retirar e espalhar as moléculas de gordura.

A ideia aqui é não retirar totalmente a oleosidade natural, mas somente a excessiva.

Isso acontece em algumas etapas:

 

Antes do chuveiro:

Com os cabelos secos, massageie bastante o couro cabeludo para liberar o óleo da raiz e estimular o crescimento dos fios.

Após a massagem, utilize seus dedos, escova e/ou pente fino para puxar o óleo da raiz para as pontas do fios.

 

No chuveiro:

É aconselhável lavar os cabelos com a água morna pra quente, pois o calor ajuda a limpar o excesso de óleo no couro cabeludo e nos cabelos.

Debaixo da água, massageie bastante seu couro cabeludo, sem utilizar as unhas. Faça como você faria com um shampoo tradicional. Você poderá sentir a falta da espuma, mas é assim mesmo. Pode parecer que não está limpando, mas acredite, se você estiver massageando, está sim!

Não tente lavar todo o óleo do seu cabelo. Lave o cabelo da mesma forma e pela mesma quantidade de tempo que você teria com o shampoo.

Enxague com água fria para ajudar a fechar as cutículas do cabelo.

No período de transição, você provavelmente sentirá em seus dedos e mãos o óleo de seu couro cabeludo. Se quiser, pode lavar os dedos com sabão no final ou até durante a massagem. Isso é normal no início.

Para a maioria das pessoas, o período de adaptação leva apenas cerca de quatro semanas.

Após o banho:

Penteie e deixe secar naturalmente. Não aplique nenhum produto finalizador. Você se surpreenderá com como é fácil pentear seus cabelos molhados com esse método. Não ficam embaraçados e ficam muito macios para pentear. É o primeiro sinal de que os óleos naturais estão realmente hidratando seus fios.

Se quiser, no início, pode aplicar um pouquinho (bem pouquinho mesmo!) de óleo vegetal, como óleo de coco ou argan nas pontas. Com pouco tempo, perceberá que realmente não é necessário, pois sentirá a hidratação e maciez natural em seus cabelos.

 

Frequência do método water only

Você pode lavar seus cabelos com a frequência que desejar/sentir necessidade. No início, você provavelmente vai querer lavar seus cabelos todos os dias. A medida que os óleos naturais forem atingindo as pontas dos fios, seu couro cabeludo entenderá que não é necessário mais produzir tanto óleo, e você naturalmente poderá espaçar as lavagens se desejar.

 

Dicas para o método water only

Imagine que você está usando shampoo, faça tudo do mesmo jeito, apenas sem o shampoo.

Os primeiros dias são os mais difíceis, seus cabelos poderão ficar oleosos.

Você sentirá seu cabelo mais oleoso do que é realmente percebido pelas outras pessoas.

Não tente lavar todo o óleo do seu cabelo. Lave o cabelo da mesma forma e pela mesma quantidade de tempo que você faria com o shampoo. Depois disso, basta enxaguar e deixá-lo ao natural.

Lembre-se: na primeira semana você vai se sentir desconfortável. Isso é normal.

Lembre-se: as pessoas não conseguem ver o que você sente.

Seja paciente, fique confiante e determinado.

Lembre-se de que estes primeiros dias devem ser os mais difíceis, depois tudo fica mais fácil.

 

A influência da qualidade da água:

Em algumas cidades a água tratada pode conter uma concentração muito grande de cloro. Essa água provavelmente irá atrapalhar a aplicação desse método e danificará seus cabelos.

Para resolver esse problema, basta instalar um filtro de chuveiro. Não são caros e podem ser encontrados facilmente nos sites de venda como Amazon ou Mercado Livre, por exemplo.

 

As vantagens do Water Only:

A melhor parte desse método em comparação com outros métodos no-poo é que absolutamente não há riscos de causar qualquer tipo de dano, secamento ou acúmulo de resíduos em seu cabelo. Não há o risco de alterações no pH do couro cabeludo, como na técnica que utiliza Bicarbonato de Sódio e Vinagre. É totalmente livre de produtos químicos agressivos, completamente natural, ambientalmente sustentável, totalmente gratuito e o melhor: utiliza a substância projetada pela natureza especificamente para nutrir e proteger nossos cabelos: os óleos naturais dos próprios cabelos.

 

A principal dúvida e preocupação com o Water Only

Meu cabelo vai ficar fedendo????

E a resposta é: não!  Pode parecer incrível, mas se você fizer o método corretamente, não deverá ter nenhum problema com cheiros desagradáveis.

Claro que não vai ficar com aquele cheirinho artificial de perfumes e fragrância sintéticas que estamos acostumados com os shampoos convencionais. Ficará com o cheiro de sua pele.

Se desejar um perfume natural aos seus cabelos, pode acrescentar algumas gotinhas de óleo essenciais na água do enxágue, ou ainda enxaguar seus cabelos com algum chá. Mas isso realmente não é necessário.

 

Sugestão:

Deixe o preconceito de lado e teste esse método!

Se mesmo assim não se animar ou não se adaptar, pode testar outros métodos No-poo/Low-poo, como Bicarbonato de Sódio + Vinagre.

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

6 pensamentos sobre “Water Only – Lavar o Cabelo só com Água: Benefícios e Como Fazer”

  1. Fiz no poo por um ano, agora estou me mudando para o water only e sinto que meus cabelos estão mais hidratados que com o no poo, é estranho, ao menos para mim não lavar dia sim, dia não, meu cabelo não pede lavagem por dois dias, o que é mais prático para mim no quesito tempo, acho que o mais legal é o day after, fica impecável ♥

  2. Acabei de raspar o cabelo e vou aproveitar pra começar o Water Only. E (quem sabe?) melhorar a textura do meu cabelo desde o início do crescimento. Sinceramente, estou muito ansiosa!

  3. Olá, faz 5 dias que estou lavando apenas com água.
    O que mais me impressionou é que realmente não fica cheiro. Mas estou sofrendo com a raiz oleosa :(((((

  4. Oii, quem segue o water only pode de vez em quando usar produtos liberados para no poo que contenham aqueles silicones considerados do bem, depois lavar o cabelo normalmente com água, e a água consegue retirar todos esses silicones do bem?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *