Limpeza de Pele Natural: 6 Receitas Caseiras e Simples

Limpeza de Pele Natural

A limpeza de pele natural é essencial para manter a saúde e o viço por mais tempo. Considerando que, no decorrer dos nossos dias, semanas e meses, expomos a nossa pele aos mais diversos tipos de agentes nocivos.

E apesar de encontrarmos opções diversas em farmácias, muitas delas podem ainda ser mais prejudiciais do que aliadas aos cuidados com a pele. Por essa razão, é importante buscar alternativas naturais para tratar sem agredir e sem proporcionar efeito colateral.

Afinal, opções é o que não faltam! E separamos abaixo as melhores para você cuidar da sua pele hoje mesmo de uma forma natural.

 

Por que é importante fazer a limpeza de pele?

A limpeza de pele é importante para manter o nosso tecido cutâneo “respirando”, livre de impurezas, células mortas, radicais livres, etc. Além disso, é a limpeza quem preparará a pele para receber um bom hidratante, a fim de deixá-la ainda mais saudável.

Sem esse cuidado regular, passamos a acumular “sujeiras” nos poros e, como consequência, desenvolvemos cravos e espinhas. E ainda sofremos com a oleosidade em excesso, que não consegue “escapar” pelos poros obstruídos.

 

Quando NÃO devemos fazer a limpeza de pele?

Apesar de ser saudável e importante, você precisa se atentar as contraindicações da limpeza. Ou seja, não faça esse procedimento se a pele:

  • Estiver queimada ou lesionada;
  • Ter sido exposta ao sol (ou será exposta em seguida);
  • Sofreu com a depilação no buço ou sobrancelhas (independente do tipo de depilação);
  • Apresentar algum quadro de alergia.

Fora estes casos, a limpeza é liberada e deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

 

Como fazer limpeza de pele natural

Com alguns passos simples você conseguirá uma limpeza de pele profunda e eficiente em casa, revitalizando o tecido cutâneo e proporcionando uma melhor absorção dos hidratantes. São receitas caseiras e naturais para você cuidar da sua pele.

 

Antes de fazer a limpeza

Antes de qualquer coisa, é importante você “aquecer” a pele, com o objetivo de abrir os poros. Para isso, basta você esquentar uma panela com meio litro de água, e assim que o vapor começar a subir, você desliga o fogo.

Em seguida, posicione-se diante deste vapor – só não se aproxime demais, para não queimar a pele! – e sinta o calor abrindo os seus poros. Faça esse processo durante 5 minutos, até sentir a sua pele bem úmida e aquecida.

Feito isso, a sua pele estará mais “amolecida” para dar continuidade ao procedimento de limpeza. A partir disso, você escolherá qual a melhor opção de produto natural para você.

 

Limpeza de pele natural com argila

A primeira limpeza caseira e natural da nossa lista é a com argila. Podendo ser a vermelha, a rosa ou a roxa, este mineral promete absorver até as impurezas mais profundas da pele.

Além disso, as argilas ainda auxiliam na cicatrização, na redução de oleosidade e no tratamento de espinhas e linhas de expressão.

Para usufruir destas vantagens, basta preparar uma pastinha a partir de 2 colheres de sopa da argila em pó de sua preferência, em 200 ml de água filtrada. Em seguida, aplicar na pele, evitando a região dos olhos e boca, deixando agir por 20 minutos.

Na hora de enxaguar é importante fazer uma massagem em movimentos circulares, para esfoliar, melhorar a circulação sanguínea e remover qualquer impureza que possa ter permanecido na pele.

 

Limpeza de pele natural com pepino

As máscaras de pepino são conhecidas há muitos anos. Isso porque elas são capazes de equilibrar a pele, além de promover uma limpeza e hidratação profunda.

A aplicação é bem simples e prática, basta você cortar um pepino médio em rodelas e massagear estas rodelas sobre a pele. Fazendo movimentos como se estivesse passando um sabonete em barra.

Faça isso por cinco minutos e depois deixe a máscara agir por mais 10 minutos. Em seguida, enxágue bem.

 

Limpeza de pele natural com limão

O limão é super ácido, e é um perfeito bactericida, além de limpar a pele profundamente. Equilibra ainda o pH de nossos tecidos, deixando-os mais saudáveis e equilibrados.

Para usufruir deste efeito, basta espremer o suco de meio limão e aplicar diretamente na pele do rosto. Mas tenha cuidado para não derrubar nos olhos! Pois o efeito pode ser bem desagradável.

Feita a aplicação, deixe o limão agindo 5 minutos sobre a pele. E procure sempre fazer esta receitinha de noite, pois o limão com a luz do sol – por mínimo que entre em contato – podem queimar severamente a pele.

Ao passar o tempo de repouso, lave bem o rosto com água corrente. Certifique-se de que não permaneceu nenhum resíduo do limão, para não fazer mal para a pele.

Por ser uma limpeza bem profunda, recomenda-se fazê-la no máximo de 15 em 15 dias.

 

Limpeza de pele natural com bicarbonato de sódio

Tão potente quanto a limpeza de pele com limão, a com bicarbonato de sódio vem como uma opção interessante. Isso porque o mesmo também é capaz de equilibrar o ph da pele, além de regular a oleosidade em excesso e tratar infecções e inflamações.

Seu efeito bactericida trata possíveis problemas de pele, além de suas micropartículas proporcionarem uma espécie de peeling natural.

Para usufruir desses benefícios, basta preparar uma mistura de 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 100 ml de água filtrada. A misturinha não pode ficar muito aguada e, caso fique, é recomendável você acrescentar mais um pouco do bicarbonato.

Em seguida, basta aplicar delicadamente sobre a pele, sem “esfregar” muito. Deixe agir por 5 minutos e enxágue abundantemente.

Mais uma vez é importante cuidar para não derrubar o produto nos olhos, pois pode ser prejudicial.

 

Limpeza de pele natural com açúcar

O açúcar também entra para nossa lista de produtos naturais para limpar a pele. No entanto, ele servirá mais como um esfoliante, diferente das outras opções que são capazes de absorver as impurezas mais profundas.

Ou seja, ele deve ser utilizado no dia da limpeza mais leve, apenas para remover células mortas e excessos na camada exterior da pele.

Sendo assim, basta misturar uma colher de sopa de açúcar cristal em uma colher de sopa de manteiga de cacau. Em seguida, aplique no rosto fazendo uma massagem em movimentos circulares.

Deixe agir por alguns minutos e enxágue bem, até retirar todo o produto.

Lembre-se que a massagem bem feita é sempre importante para garantir a circulação sanguínea e a remoção eficiente das células mortas. Além de polir linhas de expressão e rugas.

 

Limpeza de pele natural com café

Assim como no caso do açúcar, a limpeza com café é mais para estimular a circulação sanguínea, eliminar impurezas mais superficiais e remover as células mortas. Nesse caso, este tipo de limpeza pode ser feita até duas vezes por semana, uma vez que não é tão “abrasiva”.

A preparação segue a mesma maneira da anterior: misturar uma colher de sopa de pó de café em uma colher de sopa de manteiga de cacau, até formar uma mistura homogênea. Em seguida, aplicar na pele normalmente, massageando em movimentos circulares.

Deixe agir por poucos minutos e remova com água morna.

 

Cuidados essenciais depois de fazer a limpeza

Assim como é importante cuidar da pele antes da limpeza, é imprescindível tratá-la logo depois. Afinal, assim você garantirá a nutrição e a hidratação necessária para uma pele lisinha e saudável.

Portanto, quando terminar de remover os resíduos do produto que você aplicou na pele, procure lavar novamente o rosto, mas com a água gelada. Isso fará com que os poros fechem, deixando a pele mais lisa e macia.

Em seguida, seque com uma toalha macia, “apertando” a toalha na pele, sem esfregar. Assim que secar bem, aplique o seu hidratante natural favorito e um bom protetor solar.

Pronto! Sua pele estará limpinha, hidratada e protegida.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *