Hidratante Caseiro e Natural – Aprenda a Fazer o Seu

hidratante caseiro

Se você está aqui, deve estar preocupado(a) com os muitos compostos possivelmente tóxicos e nocivos presentes nos cosméticos, não é mesmo?

O hidratante corporal é um dos principais produtos que você deveria observar, sabe por quê?

Todos os dias, depois do banho, quando seus poros estão bem abertos e dilatados, você espalha esse creme por uma grande área do seu corpo. No início, seu corpo fica oleoso e grudento, mas, em instantes, o hidratante seca e é absorvido pela sua pela. E, junto com ele, são absorvido para dentro de seu organismo todas as substâncias questionáveis que o compõem.

Os hidratantes industrializados são cheios de parabenos, derivados de petróleo, aromas, corantes e conservantes sintéticos. É claro que seu corpo vai absorver essas substâncias!

Cuidado! É preciso atenção com outras substâncias tóxicas como Alumínio, Triclosan e Parabenos, fragrâncias artificiais e outras inúmeras substâncias nocivas presentes em cosméticos.

Por outro lado, os hidratantes orgânicos e naturais são fáceis e baratos de se fazer! E você ainda hidrata sua pele de verdade, sem se intoxicar.

Existem diversas receitas espalhadas pela internet de cremes hidratantes orgânicos e naturais, mas esse post reúne as melhores. Melhores e mais práticas também, pois não temos muito tempo nessa vida corrida, né?

Todos os ingredientes são facilmente encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais. Se não encontrar algum desses, na internet você acha fácil.

Dividimos as receitas apresentadas abaixo em tipos de pele, mas nada impede que qualquer um desses hidratantes seja usado por qualquer pessoa, independentemente do tipo de pele.

Além disso, a imaginação é sua amiga aqui. Você pode criar, adicionando ou retirando alguns dos ingredientes, sem grandes prejuízos! Brinque com os óleos vegetais como amêndoas, azeite, coco, girassol, etc., da maneira que preferir e depois nos conte a sua experiência.

 

Então vamos às receitas:

 

Hidratante Caseiro Para Peles Secas

 

1. Super hidratante

Ingredientes:

50g de manteiga de karité

50ml de óleo de coco

50g de manteiga de cacau

50ml de óleo de amêndoas

Instruções:

Derreta todos os ingredientes em banho maria. Quando estiver homogêneo, leve à geladeira até endurecer. Depois, bata com uma batedeira até virar um creme levinho. Pronto! Guarde em potinhos de vidro.

Essa receita é bastante hidratante. Se você tem a pele oleosa, talvez esse não seja o melhor hidratante para você. Em regiões ou épocas do ano mais quentes, esse hidratante pode derreter e ficar líquido. Mas isso em nada atrapalha os seus efeitos.

 

2. Hidratante de Laranja

Ingredientes:

200g de manteiga de cupuaçu

100g  de óleo de coco

15 gotas de óleo essencial de laranja doce  

Instruções:

Coloque a manteiga de cupuaçu e o óleo de coco para derreter em banho-maria. Espere alguns minutos para esfriar e bata a mistura até que se forme uma consistência cremosa. Por último adicione 15 gotas de óleo essencial de laranja doce. Coloque em um frasco de vidro com tampa.

 

3. Hidratante de Baunilha

Ingredientes:

60g de manteiga de karité

40g de gel de aloe vera

2 colheres de sopa de óleo de argan

2 colheres de chá de vitamina E (ou 1 cápsula)

2 colheres de chá de essência de baunilha

Instruções:
Derreta em banho-maria a manteiga de karité e, em seguida, vá acrescentando os outros ingredientes nessa ordem: primeiro o gel de aloe vera, depois o óleo de argan e, por fim, a vitamina E. A cada adição, misture muito bem. No final, coloque a essência de baunilha.

Conserve o creme em um pote de vidro por um mês na geladeira.

 

Hidratante Caseiro Para Peles Oleosas

 

Hidratante de Laranja

Ingredientes:

100 ml de óleo de amêndoas

100 ml de gel de aloe vera

20 gotas de óleo essencial de laranja (opcional)

20 gotas de óleo essencial de alecrim (opcional)

40 gotas de vitamina E (opcional)

Instruções:

Misture todos os ingredientes. Se você tiver usado o aloe vera natural, utilize um processador de alimentos ou um liquidificador para ajudar a misturar.

 

Hidratante Caseiro Para Peles Normais

 

1. Hidratante de Óleo de coco (ou óleo de amêndoas)

Ingredientes:

Óleo de coco (ou óleo de amêndoas)

Instruções: 

A receita é só isso mesmo: óleo de coco (ou óleo de amêndoas). Basta aplicá-lo no corpo ou região desejada.

Fácil, né?

 

2. Hidratante completo

Ingredientes:

100 ml de óleo líquido (girassol, oliva, amêndoas, abacate)

150 ml de um líquido (água, chá, suco babosa (aloe vera), água de rosas)

50 ml de cera de abelha (para os não veganos)

100 ml de óleo de coco

Instruções:

Aqueça todos os ingredientes em banho maria e misture com um mixer ou em um processador de alimentos. Coloque a mistura em um pote de vidro com tampa.

 

Hidratante Caseiro Para evitar estrias

Hidratante anti estrias

Ingredientes:

10 gotas de óleo de argan

50 ml de óleo de amêndoas

50 ml de óleo de coco

50 ml de óleo de semente de uva

Instruções:

Misture todos os ingredientes e faça, diariamente, uma massagem de prevenção de estrias.

Dica 1: Mesmo sendo compostos naturais, algumas pessoas podem ter algum tipo de reação alérgica a esses ingredientes. Sugerimos testar antes de aplicar grandes quantidades no corpo.

Dica 2: O fato de esses hidratantes serem naturais faz com que eles não tenham o mesmo prazo de validade dos convencionais, que contêm conservantes. Então, o melhor é fazer em pequenas quantidades e/ou guardar na geladeira. Outra opção, caso queira fazer maior quantidade, é colocar em vários potinhos e congelar. À medida que um for acabando, vá retirando o próximo do congelador.

Dica 3: não se esqueça de beber bastante água e manter sua hidratação! Não adianta passar litros de hidratante na pele se seu corpo também não estiver bem hidratado.

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

15 pensamentos sobre “Hidratante Caseiro e Natural – Aprenda a Fazer o Seu”

    1. Oi, Camila,
      Claro! Ele provavelmente vai ficar um pouco mais líquido, pois a cera de abelha dá uma textura mais sólida.
      Mas vai ficar com um maior poder de hidratação. =)

    1. Para mulheres grávidas, sugerimos somente evitar alguns óleos essenciais. Óleo de coco, de amêndoas, manteiga de karité e cacau estão liberados. No entanto, esteja atenta pois, mesmo sendo natural, alguns dos ingredientes podem causar alergia. Em caso de dúvidas, é sempre recomendável consultar a opinião do médico que está te acompanhando.

  1. Olá,

    o óleo de coCO ME DÁ ACNE E GOSTARIA DE SABER SE POSSO SUBSTITUÍ-LO POR EXEMPLO POR ÓLEO DE ARGAN OU ISSO VAI PREJUDICAR DEMAIS A TEXTURA FINAL?

    oBRIGADA!

  2. Olá, eu fiz o creme hidratante e em alguns dias o creme não estava homogeneo, o óleo soltou/separou do creme. O que pode ter acontecido?

    1. Oi, Daniela, por ser uma receita natural, essa separação pode ocorrer, realmente. Você pode misturar novamente, sem problemas. E deixar em geladeira também ajuda.

  3. Ola! Comecei a me aventurar pela cosmética natural há alguns meses e já experimentei varias combinações de manteigas e óleos vegetais como hidratantes corporais… Gostaria de saber se existe algum ingrediente que deixa o hidratante mais cremoso ou mais denso, pois moro numa região muito quente (Goiás) e todos os meus hidratantes voltam a derreter e ficam “quase” liquidos?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *