Cosméticos Veganos – Descubra os Benefícios e Onde Encontrar

Cosméticos Veganos

Você já deve ter ouvido falar em cosméticos veganos, não é mesmo? Mas você realmente sabe do que se trata este tipo de produto?

Muito se ouve falar sobre o veganismo, mas muitas vezes as informações que recebemos acerca do tema são um pouco escassas.

E, por falta de informações, muita gente ainda não compreende a real importância deste conceito!

E é por esses motivos que montamos o nosso artigo de hoje: nele você vai conhecer o que é, quais os benefícios e por que é importante incluir os cosméticos veganos nos seus cuidados pessoais.

Acompanhe o nosso guia abaixo e fique por dentro deste assunto tão falado, mas pouco discutido de verdade:

 

O que são os cosméticos veganos?

O veganismo é uma filosofia de vida que procura excluir todas as formas de exploração e crueldade dos animais para alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade.

Dessa forma, o veganismo não se trata somente de uma dieta que restringe a ingestão de qualquer alimento que seja de origem animal. Além de excluir do seu cardápio alimentos como carne, ovos, leite, mel, etc, o vegano também busca eliminar o consumo de qualquer produto ou serviço que se utilize da exploração animal. Isso passa pela indústria da moda, entretenimento, farmacêutica, e cosmética.

Mas como isso chegou até os cosméticos? De uma forma simples: o veganismo entra para o mundo dos cosméticos a fim de revolucionar a forma de enxergarmos a maneira pela qual cuidamos da beleza e da estética.

Se engana quem pensa que a indústria do cosmético usa apenas ingredientes como leite e mel na composição de seus produtos. Muito pelo contrário: os cosméticos tradicionais utilizam até mesmo proteína animal, como o tão conhecido colágeno.

E é exatamente isso que o cosmético vegano NÃO é: um produto que envolva a exploração ou os testes em animais. Mas, sim, um produto que visa entregar qualidade e resultado para a sua beleza e saúde, sem a necessidade de extrair algo do reino animal.

Em suma, os cosméticos veganos são aqueles produtos naturais, que extraem apenas das plantas e de outras fontes da natureza os ingredientes indispensáveis para cuidar da nossa pele, dos nossos cabelos, etc.

No entanto, fique atento: é possível ainda encontrar ingrediente sintéticos, que são os substitutos de alguns ingredientes de origem animal.

Os cosméticos veganos são livres de ingredientes de origem animal, mas não são, necessariamente, orgânicos e/ou naturais! Ou seja, podem possuir ingredientes não naturais em suas composições.

 

Como saber se um determinado produto é livre de crueldade (Cruelty-Free)?

Para que um produto seja livre de crueldade, não deve haver nenhuma forma de teste em animais em nenhuma etapa do processo da produção. No entanto, um produto pode ser livre de crueldade e não ser vegano.  Contudo, para ser vegano, deve ser necessariamente cruelty-free.

O Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) é provavelmente a maior organização de direitos dos animais. É uma organização sem fins lucrativos cujo slogan é “Animais não são nossos para comer, usar, experimentar, entreter ou abusar de nenhuma forma”.

O Peta mantém um banco de dados para consulta das companhias internacionais que testam e que não testam em animais.

Para as empresas brasileiras, a ONG PEA (Projeto Esperança Animal)  mantém em seu site uma lista com as companhias que não testam em animais.

Muitas vezes essas listas não estão super atualizadas, mas você pode procurar obter diretamente essa informação no site das companhias. Se não houver informação clara e transparente sobre a política de testes em animais, muito provavelmente a empresa testa sim, infelizmente.

 

Quais os benefícios dos cosméticos veganos?

Agora que você já sabe o que são os cosméticos veganos, deve estar se perguntando sobre quais, afinal, são os benefícios de utilizá-los (além do benefício aos animais). Abaixo listamos os principais para você conhecer as vantagens de utilizar cosméticos veganos:

 

São biocompatíveis com a pele

A grande maioria dos cosméticos veganos apresenta o benefício de serem biocompatíveis com a pele, isto é, eles proporcionam um tratamento estético mais acelerado, uma vez que são absorvidos mais rapidamente pelo nosso tecido cutâneo.

Como consequência, notamos os resultados de uma pele hidratada e recuperada muito mais rapidamente do que quando utilizamos produtos tradicionais.

 

Trata sem agredir

Outro fator que torna os cosméticos veganos uma boa opção é que, em suma, eles tratam da pele e dos cabelos sem agredir, pois não apresentam em sua composição produtos que possam desencadear graves alergias ou, então, enfraquecer a fibra capilar.

Em sua maioria os cosméticos tratam da pele e dos cabelos de forma mais natural, inibindo efeitos colaterais.

 

Uma vida mais saudável e sem crueldade!

Acima de todos os benefícios, temos o fator de poder viver uma vida mais saudável e sem crueldade! Entendemos ser completamente injusto usufruirmos de uma pele mais “bonita” a custo dos maus tratos com os animais, principalmente se considerarmos a ideia de que os cosméticos veganos também apresentam resultados tão satisfatórios quanto os cosméticos comuns e, ainda, melhores resultados do que quando utilizamos os produtos tradicionais em grande parte das vezes.

 

Faça os seus próprios cosméticos

Por fim, outro ponto interessante acerca dos cosméticos veganos é que você mesmo pode fazê-los em casa! Você pode usufruir dos vegetais, óleos e frutas que você tem em sua cozinha e fazer poderosas hidratações capilares, por exemplo.

Além disso, é possível fazer a sua própria tintura capilar natural, os seus hidratantes para pele, o seu batom natural… Enfim, há uma infinidade de possibilidades dentro da sua casa que não agridem a sua pele e seus cabelos e não submetem nenhum animal a tratamentos cruéis.

 

Por que é importante consumir cosméticos veganos?

Simplesmente porque assim você estará não só protegendo a sua saúde, como também a natureza. Afinal, o impacto é muito menor, uma vez que os animais não serão explorados para proporcionar benefícios para a estética humana.

E, sim, você ainda estará incluindo em seus cuidados diários produtos mais naturais, que desencadearão menos malefícios, alergias e efeitos nocivos em sua saúde.

Sendo assim, os cosméticos veganos são uma alternativa para quem está em busca de uma vida mais natural e de seus benefícios.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *