Cosméticos Orgânicos – Benefícios e Melhores Marcas

Cosméticos Orgânicos

Compreender os benefícios do uso dos cosméticos orgânicos é importante para quem se preocupa com a saúde, mais do que com a beleza.

Atualmente, contudo, ainda são poucas as pessoas que realmente levam em conta as informações dos rótulos dos produtos que consomem. A maioria “se deixa levar” pelas frases de impacto postas nas embalagens e não se atenta aos malefícios que cada ingrediente de um cosmético pode carregar consigo.

Se você está em busca de uma opção mais saudável e natural, acompanhe o nosso artigo e saiba tudo sobre os cosméticos orgânicos. A natureza, e a sua saúde, certamente agradecem!

 

O que são cosméticos orgânicos?

Os cosméticos orgânicos são produtos que disponibilizam diversos benefícios para os cuidados de nossa beleza com um diferencial em relação aos produtos tradicionais: são produzidos com matérias-primas livres de agrotóxicos e pesticidas e, em geral, provenientes de um cultivo sustentável, além de, claro, serem produzidos somente com ingredientes naturais, não sendo permitido o  uso de componentes sintéticos. Ou seja, os cosméticos orgânicos também são necessariamente cosméticos naturais.

São feitos a partir do uso de matéria-prima pura, o que proporciona uma maior proteção para o nosso organismo, em especial nos casos em que o uso é contínuo e prolongado.

Além disso, a produção é feita pautada pela sustentabilidade, ou seja, os produtores levam em consideração os impactos que a produção pode causar no meio ambiente. A partir disso, elaboram meios eficazes e ecologicamente corretos de fazerem os seus cosméticos e inibirem esses impactos.

Não há regulamentação brasileira definindo o que é considerado um cosmético orgânico. No entanto, o IBD e a ECOCERT, organismos de inspeção e certificação, definem que cosméticos orgânicos devem possuir, no mínimo, 95% de ingredientes certificados como orgânicos. Os 5% restantes podem ser compostos por outras matérias-primas, necessariamente naturais.

 

Quais os benefícios dos cosméticos orgânicos?

Os benefícios dos cosméticos orgânicos vão além de um tratamento eficaz e perceptível para cuidar da nossa beleza. Há outros fatores benéficos envolvidos no consumo destes produtos, que são:

 

Não prejudicam a sua saúde

Por não admitirem agrotóxicos ou aditivos químicos na preparação do produto, os cosméticos orgânicos não prejudicam a sua saúde.

Pelo contrário: a sua composição feita com produtos naturais apenas potencializa o poder do nosso organismo de se fortalecer por conta própria.

Além disso, o uso de óleos essenciais na preparação dos cosméticos estimula ainda os efeitos positivos da aromaterapia, por exemplo, livrando você de fragrâncias artificiais que não duram muito tempo na pele.

 

Cuidam do meio ambiente

Além de serem muito mais eficazes no cuidado de nossa saúde e beleza, os cosméticos orgânicos têm papel fundamental na preservação do meio ambiente.

Eles mantêm uma produção a partir de um cultivo sustentável e renovável, impactando minimamente a natureza de forma negativa.

E, ainda, como não se utilizam de agrotóxicos, o ambiente também fica livre dos malefícios que esses tóxicos podem desencadear no solo.

Assim, você protege a sua saúde e a saúde da natureza, sendo a segunda indispensável para manter a primeira, não é verdade?

 

Ótimos resultados

Por fim, outro benefício que torna o uso dos cosméticos orgânicos ainda mais recomendável são os ótimos resultados que os mesmos proporcionam, mesmo não utilizando ingredientes sintéticos.

Estamos utilizando produtos plenamente naturais e livres de aditivos prejudiciais. Assim, os resultados observáveis são plenamente satisfatórios.

Como consequência, os benefícios dos produtos são notados mais rapidamente, proporcionando uma nova visão para os cuidados com a beleza.

 

Por que é importante utilizar cosméticos orgânicos?

Utilizar os cosméticos orgânicos é importante pelo simples pelo fato de que são capazes de proporcionar muitos benefícios para nós e para o meio em que vivemos.

A nossa saúde permanece protegida dos danos que os cosméticos convencionais podem causar.

Ao passarmos a fazer parte de um grupo de pessoas que se preocupam com os impactos ambientais que o nosso consumo de produtos pode provocar, protegemos o meio ambiente e proporcionamos saúde para nós e para todos à nossa volta no longo prazo.

 

Cosméticos naturais, orgânicos ou veganos são a mesma coisa?

Não! Cosméticos naturais são aqueles feitos por ingredientes naturais, ou seja, sem a utilização componentes de origem sintética. Cosméticos veganos  são aqueles que não contem nenhum tipo de ingrediente de origem animal, nem foram testados em animais. Já os cosméticos orgânicos são naturais, mas com o adicional de utilizarem ingredientes orgânicos, sem adição de pesticidas ou agrotóxicos.

 

Cuidando de você de forma natural

Agora que você já conhece tudo sobre os cosméticos orgânicos, já pode escolher produtos deste segmento e usufruir dos benefícios relacionados.

Lembre-se: nada melhor para a nossa saúde e nossa beleza do que cuidar de nós mesmos de uma forma mais natural, pois dessa forma você inibe os efeitos negativos no seu organismo e ainda protege o mundo em que vive.

Aposte no consumo de cosméticos orgânicos e comece a mudar a sua forma de enxergar a beleza e a vida!

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *