Cosméticos Naturais – Benefícios e Produtos Recomendados

Cosméticos Naturais

Muitas dúvidas podem surgir quando falamos de cosméticos naturais, principalmente quando nos deparamos com outros termos como “orgânicos” e “veganos” neste universo da beleza.

Você sabia que cada um deles é fabricado de forma diferente? E que os mesmos proporcionam mais benefícios para a nossa saúde e nossa beleza do que os produtos convencionais que sempre utilizamos?

Com tantos produtos e opções que vemos por aí, esses fatores podem passar despercebidos. É exatamente disso que vamos tratar no artigo a seguir.

Acompanhe o nosso guia e conheça o que é, quais são os benefícios e por que você deve incluir os cosméticos naturais na sua rotina de cuidados diários.

O que são os cosméticos naturais?

No Brasil, ainda não existe uma definição normativa/legal formal estabelecendo o que é um cosmético natural. Assim, diversas marcas se aproveitam dessa lacuna e dizem que seus produtos são “naturais”, mesmo contendo ingredientes tóxicos para a saúde.

De uma forma ampla, os cosméticos naturais seriam aqueles que não apresentam aditivos químicos em sua composição, ou o apresentam em baixas concentrações.

 

Mas como saber se um produto é natural ou convencional?

Para diferenciar, existem diversas definições e certificações:

ECOCERT e o IBD, organismos de inspeção e certificação, definem que apenas 5% da composição do produto podem conter algum tipo de matéria-prima sintética. Os restantes 95% devem ser de origem 100% natural e sem nenhum aditivo químico no produto final.

Não obstante, vale ressaltar que existem proibições específicas quanto aos componentes sintéticos que podem ocupar a margem de 5% do cosmético natural. Ou seja, permite-se o acréscimo de até 5% de componentes não naturais, desde que os mesmos não sejam os seguintes (que são proibidos):

  • Amônia;
  • Silicone;
  • Corante sintético;
  • Fragrância sintética;
  • Derivado de propileno;
  • Conservante sintético;
  • Dietanolamidas;
  • Derivado de petróleo;
  • Componentes geneticamente modificados;
  • Matéria-prima testada em animais;
  • Ingredientes provenientes de processos que impõem sofrimento a animais.

Desse modo, os cosméticos naturais são produtos de origem natural com, no máximo, 5% de ingredientes sintéticos e não naturais.

Assim, se você encontrar no rótulo um dos compostos citados anteriormente, esses produtos não devem ser considerados naturais. Para facilitar sua vida, você também pode procurar pelos selos do IBD ou do ECOCERT, que dão uma maior garantia de se estar fazendo uma boa compra sob esse aspecto.

 

Quais os benefícios dos cosméticos naturais?

Em nossa rotina corrida do dia-a-dia, muitas vezes adquirimos o primeiro produto que vemos na prateleira do mercado ou da perfumaria. Desse modo, vamos consumindo produtos de beleza que, em grande parte, prejudicam não só a nossa saúde como também prejudica a vida de milhares de animais e do ambiente.

Portanto, se você deseja mudar esses hábitos, mas ainda está em dúvida sobre o tipo de cosmético a consumir, veja a seguir as vantagens de utilizar o cosmético natural e comece hoje mesmo a mudar a sua forma de enxergar os produtos de beleza.

 

Não tem contra-indicação

Como estamos falando de um produto natural, não existem contra-indicações catalogadas para os cosméticos. Afinal, a chance de desencadear alergias e irritações é muito baixa.

Os produtos são provenientes da natureza, não agredindo a nossa pele e os nossos cabelos, por exemplo. Apenas tratam, nutrem e hidratam de uma forma natural, sem pesar a pele e os cabelos com produtos químicos que, no longo prazo, podem prejudicar a nossa saúde.

 

Sem aromas artificiais

Os aromas dos seus cosméticos naturais são 100% naturais! Eles irão durar mais, além de o cheirinho em si ser mais agradável e promover benefícios da aromaterapia para sua saúde.

Os aromas artificiais não apresentam componentes importantes que agem diretamente em nosso sistema nervoso, diferentemente dos produtos utilizados na aromaterapia.

 

Perfeito para peles sensíveis

Com um produto praticamente livre de aditivos químicos, as peles sensíveis finalmente poderão desfrutar de um cuidado delicado e leve.

Os produtos naturais irão nutrir, tratar e hidratar a pele sem agredi-la, e sem promover nenhum tipo de irritação, mesmo em peles mais facilmente irritáveis.

 

Uma beleza sem crueldade

Por fim, um dos fatores muito importantes: os cosméticos naturais não requerem e nem disseminam a crueldade em animais, como a maioria dos cosméticos convencionais.

Logo, você estará vivendo uma beleza sem crueldade e sem agressão àqueles que, como nós, habitam este planeta.

 

Cosméticos naturais, orgânicos e veganos são a mesma coisa?

Não! Apesar de os cosméticos veganos não conterem nenhum tipo de ingrediente animal, nem serem testados em animais, os mesmos não necessariamente são livres de componentes sintéticos, podendo não ser naturais. Cosméticos orgânicos são necessariamente naturais, e são aqueles feitos com ingredientes orgânicos, isto é, sem a adição de pesticidas ou agrotóxicos.

 

Por que é importante utilizar cosméticos naturais?

Simplesmente porque utilizar cosméticos naturais irá proporcionar todos os benefícios que listamos acima. Ou seja, você estará se protegendo, protegendo o meio ambiente e os outros animais, além de garantir o consumo de um produto de qualidade para você.

Sua saúde será protegida por essa atitude, já que você impedirá que o seu organismo absorva ingredientes não naturais e químicas pesadas que podem prejudicar o seu corpo.

Logo, você estará vivendo uma vida mais natural e livre de tóxicos.

 

Por uma vida melhor

Nunca é tarde para iniciarmos hábitos saudáveis que farão bem para nós em curto e em longo prazos. Desse modo, comece hoje mesmo a usufruir dos benefícios do uso de cosméticos naturais e diga adeus aos produtos com ingredientes duvidosos e maléficos.

Saiba que, certamente, o meio ambiente e a sua saúde irão agradecer por essa decisão tão importante.

 

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *