7 Maneiras Naturais de Tirar Estrias do seu Corpo

como tirar estrias

Muita gente está constantemente testando receitas e dicas de como tirar estrias. Há uma preocupação crescente quanto a este problema, percorrendo-se assim, caminhos para sua extinção.

Atualmente, não podemos deixar de pensar que a estética não se enquadra apenas em questões de beleza em si, mas sim, que ela agrega valor importante para a saúde mental.

Assim, diversas vezes buscam ajuda em métodos caríssimos e até mesmo arriscados.

Levando isto em conta, preparamos um guia completo para você que procura a resposta para esta questão tão pertinente: afinal, como tirar estrias?

Acredite, com receitas naturais e simples, poderemos reverter gradativamente quadros aparentes de estrias. Confira a seguir:

 

O que são estrias

Para que possamos resolver um problema, primeiramente devemos nos situar quanto ao que ele de fato é.

Assim, estrias nada mais são do que lesões atróficas da pele, sinuosas e de aspecto linear. Seu tamanho pode variar de um ou dois milímetros de largura, apresentando-se a princípio na cor branca e posteriormente na vermelha.

Basicamente, indicam um desequilíbrio elástico localizado. Formando-se a partir do rompimento das fibras de elastina e colágeno.

 

O que causa o aparecimento de estrias

Entendendo o que é a estria em si, podemos discutir o que causa o aparecimento das mesmas.

As estrias aparecem quando há um estiramento mecânico na pele, que, consequentemente, lesiona as fibras elásticas e colágenas do tecido, durante uma grande deposição de gordura.

Em outras palavras, as estrias aparecem quando ocorre o “efeito sanfona” no corpo: a pessoa engorda e em seguida emagrece muito rapidamente, “esticando” a pele demasiadamente sem tratá-la, ocasionando a lesão de estiramento da pele.

É por isso que as estrias aparecem também na gravidez: a pele “estica” rapidamente e, se não houver cuidados adequados, “rompem-se” e formam fissuras como as estrias.

 

Como prevenir o aparecimento de estrias

Tendo em mente que as estrias podem aparecer quando não há cuidados com a pele que “estica”, sabemos que temos um papel importante no seu combate.

Principalmente durante a gravidez, hidratações intensivas na região da barriga e dos seios são indispensáveis. O cuidado deve ser diário, para evitar o seu aparecimento o máximo possível.

Você pode aplicar óleos vegetais ou máscaras naturais como de babosa e abacate, em abundância, na região “exposta” e com predisposição do problema.

Siga estes cuidados de maneira regrada, desde o início da gestação.

Entretanto, após o parto, é interessante continuar tratando a pele, pois, além de mantê-la hidratada e bonita, prevenirá o aparecimento das tão temidas estrias.

 

Como tirar estrias

Se você já apresenta sinais de estrias pelo corpo, não se desespere. Muita gente afirma, sem conhecimento, que as estrias são irreversíveis e que não há como amenizá-las (muito menos eliminá-las).

Entretanto, estas afirmações não são verídicas. Embora em alguns casos mais graves e antigos, a eliminação das estrias possa ser um pouco mais difícil isso não significa que é impossível.

O que você deve considerar primeiramente é que tudo precisa de uma rotina de cuidados e disciplina.

Pense como no caso de uma academia: academia funciona? Sim! Desde que você não desista logo de cara e cumpra os exercícios de maneira rotineira, mas sem exagerar.

Tendo essas questões em mente, você já está apto a iniciar o seu tratamento caseiro – e natural – para eliminar de vez as estrias de sua vida.

 

Alimentação

Além de tratamentos tópicos e com chás, podemos cuidar da nossa pele com a ajuda da alimentação. Assim, consuma alimentos com nutrientes específicos que poderão minimizar as estrias e evitar o aparecimento de novas. Acrescente na sua dieta:

  • Alimentos ricos em vitamina A: Há evidências de que esta vitamina pode alterar ou modular a síntese de colágeno, que é responsável por uma pele firme e saudável. Assim, prefira consumir alimentos como: cenoura, manga, mamão, caju, goiaba vermelha, couve, beterraba.
  • Alimentos ricos em vitamina C: Alimentos como laranja, tangerina, pimentão, brócolis e goiaba auxiliarão e melhorarão a capacidade de síntese de colágeno da pele.

 

Chá de Carqueja

Observação importante: o chá de carqueja é recomendado apenas para o tratamento de estrias, isto é, é proibido para gestantes, pois pode provocar o aborto.

A carqueja é uma planta medicinal utilizada para diversas finalidades. Entre elas, temos o tratamento de estrias e o auxílio na perda de peso.

Cultivada em qualquer tipo de clima, esta planta tem como característica seu porte ereto e é conhecida por seu cultivo fácil.

Auxilia no processo de síntese de colágeno da pele, deixando-a mais firme e menos suscetível ao aparecimento de estrias.

Sua infusão pode resultar em uma melhora gradativa no aspecto da pele, além de prevenir de problemas futuros.

 

Receita de chá de carqueja

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de carqueja
  • 250 ml de água filtrada

 

Modo de preparo:

  • Ferva a água e em seguida acrescente a colher de carqueja.
  • Abafe, deixe descansar por 5 minutos e coe.
  • Sirva-se (quente ou gelado).
  • Recomenda-se o seu consumo de duas vezes por semana.

 

Cavalinha

A cavalinha é uma planta medicinal cuja apresenta em seus componentes propriedades como o silício, sendo este um importante regenerador natural.

Assim, seu consumo rotineiro poderá melhorar a elasticidade da pele, fazendo com que a mesma recupere-se gradativamente e amenize as estrias aparentes.

 

Receita de cavalinha para tratar e prevenir estrias

Ingredientes:

  • 1 ramo de cavalinha
  • 200 ml de óleo vegetal

 

Modo de preparo:

  • Em um recipiente de vidro, misture o óleo vegetal e a cavalinha.
  • Feche bem e deixe descansar por 20 dias.
  • Aplique o óleo na pele lesionada, sempre após o banho.

 

Chá verde

O chá verde é um ótimo estimulante para a regeneração celular da pele. Assim, tanto a sua ingestão quanto a aplicação externa irão potencializar o tratamento contra as estrias.

Melhorando a síntese de colágeno, o tratamento com chá verde irá minimizar as estrias aparentes, além de evitar o aparecimento de novas.

 

Receita de chá verde

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de chá verde
  • 1 xícara de água filtrada

 

Modo de preparo:

  • Ferva a água e acrescente o chá verde.
  • Abafe e deixe descansar por 10 minutos.
  • Beba de uma a duas xícaras por dia, ou então, com o auxílio de um algodão, aplique diretamente nas estrias.
  • Dica: Você pode acrescentar outros ingredientes ao chá que você irá beber, como por exemplo, gengibre, limão e hortelã. Ficará uma delícia!

 

Creme de abacate com aloe vera

O abacate possui em sua composição diversas propriedades medicinais. A junção dos benefícios do abacate com a hidratação incomparável da aloe vera proporcionará efeitos vantajosos no tratamento contra as estrias.

Esta é a combinação perfeita para estimular a síntese de colágeno na pele. Assim, consumir o abacate em sua alimentação bem como aplicar cremes a partir da fruta trará resultados visíveis.

 

Receita de creme de abacate com aloe vera

Ingredientes:

  • 1 abacate
  • 2 folhas de babosa

 

Modo de preparo:

  • Retire o “miolo” do abacate e reserve.
  • Descasque as folhas da babosa, raspando seu gel interior.
  • Despeje ambos no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea.
  • Se preferir, acrescente uma colher de óleo vegetal.

 

Aplicação:

  • Com a pele limpa, aplique o creme diretamente nas estrias, com uma camada generosa.
  • Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem.

 

Óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta também tem se mostrado como um forte aliado na luta contra as estrias.

Assim, acrescentar este óleo em suas receitas desencadeará resultados vantajosos e notáveis.

Composto por ácidos graxos, vitamina A e compostos cetônicos, tem sido visto como capaz de reforçar o colágeno e a elastina da pele.

 

Como aplicar óleo de rosa mosqueta nas estrias

A aplicação é bem simples. Basta você pingar algumas gotinhas em um algodão e massagear diretamente em cima das estrias.

Você pode acrescentar o óleo de rosa mosqueta a outros hidratantes caseiros, estendendo o tratamento contra as estrias para outros momentos de cuidados com a pele.

Confira maiores benefícios do óleo de Rosa Mosqueta.

 

Óleo essencial de semente de cenoura

Este óleo tem demonstrado cada vez mais efeitos estéticos positivos para a pele. Dessa forma, sua aplicação melhora a aparência das estrias, eliminando-as gradativamente.

Apresenta efeitos amplos na saúde, até mesmo como o aumento da libido.

Mas atente-se: seu consumo não é recomendado para o uso em mulheres grávidas e crianças.

 

Como aplicar óleo essencial de semente de cenoura

A aplicação é simples. Porém, por caracterizar-se de um óleo essencial, sua composição é altamente concentrada, requerendo o cuidado de não abusar da quantidade.

Experimente adicionar apenas de 3 a 5 gotinhas em seus cremes naturais ou misturar com outros óleos vegetais.

Em seguida, é só aplicar normalmente na pele e aguardar os resultados.

 

Disciplina é essencial

Como mencionamos anteriormente, de nada adianta esperar que ocorra um milagre da noite para o dia.

Em outras palavras, a disciplina e a persistência são indispensáveis, pois estamos falando de um tratamento em médio prazo.

Portanto, os cuidados devem ser regrados, mas isto não significa que você deve exagerar. Tudo precisa de um equilíbrio, a paranoia pela eliminação rápida das estrias pode acarretar problemas de saúde física e mental.

Afinal, lembre-se: tudo que é demais pode ser altamente prejudicial.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *