14 Receitas Caseiras e Naturais Para Clarear a Pele e Tirar Manchas

como clarear a pele

Existem diversos fatores que podem causar o escurecimento de pele, como exposição demasiada ao sol, propensão genética, utilização de determinados tipos de medicamentos, alergias e, até mesmo, alterações hormonais.

Vários homens e, principalmente, mulheres podem perceber, com o passar dos anos, que algumas áreas do corpo vão se tornando escurecidas, o que muitas vezes incomoda e traz problemas de autoimagem.

Os tratamentos para esse tipo de problema dermatológico costumam estar relacionados com o uso de ácidos agressivos, o que leva muitas pessoas a procurarem fórmulas alternativas – mais naturais – de clareamento de pele.

Nesse post, traremos 17  receitas caseiras e naturais para clarear a pele e remover manchas de forma simples e não agressiva. Vamos conferir?

 

1- Água de arroz + Limão

A água de cozimento do arroz tem propriedades clareadoras que, quando associadas ao limão, podem remover manchas e promover a homogeneidade de cor da pele, principalmente do rosto.

Receita e modo de usar

  • ½ xícara (125 mL) de água de arroz fria
  • 1 limão

Após cozinhar o arroz, reserve uma xícara da água do cozimento do arroz e deixe esfriar. Quando ela estiver bem fresquinha, una ao suco de 1 limão e aplique a mistura, com um algodão, ao rosto limpo. Sem enxaguar, deixe agir durante a noite.

 

ATENÇÃO: Risco de queimaduras! Só use essa receita a noite. Remova a “máscara” muito bem, com água corrente, antes de se expor ao sol. De preferência, evite o sol enquanto durar o tratamento.

 

2- Maçã + Leite + Farinha de trigo

A maçã tem propriedades antioxidantes e, quando misturada com o leite e a farinha de trigo que proporciona efeito secativo  pode combater o escurecimento da pele do rosto.

Receita e modo de usar

  • ½ maçã gelada e ralada
  • 1 colher (de sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (de sopa) de leite

Misture todos os ingredientes até que a mistura atinja uma textura homogênea. Aplique ao rosto e deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar com água corrente.

 

3- Clara de ovo + Limão (receita para não veganos)

O limão proporciona efeito clareador à pele, enquanto a clara de ovo traz homogeneidade e firmeza na área de aplicação.

Ingredientes 

  • 3 claras de ovos batidas
  • 20 gotas de limão

Modo de preparo

Misture bem os ingredientes. Aplique a mistura na área que deseja clarear e deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar.

ATENÇÃO: Risco de queimaduras! Só use essa receita a noite. Remova a “máscara” muito bem, com água corrente, antes de se expor ao sol. De preferência, evite o sol enquanto durar o tratamento.

 

 4- Farinha de grão de bico + Tomate

Indicada para peles oleosas, a máscara de farinha de grão de bico e tomate tem duas funções: além de promover clareamento, também esfolia levemente a pele do rosto.

Ingredientes

  • 5 colheres (de sopa) de farinha de grão de bico
  • 3 colheres (de sopa) de tomate triturado

Modo de preparo

Misture os ingredientes até formar uma pasta. Aplique ao rosto limpo e deixe agir por 15 minutos antes de enxaguar com água corrente. Repita o processo a cada três dias.

 

5- Pasta de açafrão-da-terra

Acredita-se que o açafrão-da-terra é capaz de reduzir a produção de melanina, fazendo com que haja clareamento da pele.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de açafrão-da-terra
  • 3 colheres (de sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo

Misture e mexa os ingredientes até formar uma pasta. Aplique uma fina camada à área que deseja clarear e deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar com água quente.

Essa pasta pode deixar a pele levemente amarelada, porém a coloração sai facilmente após algumas lavagens.

 

6- Pasta de Babosa

A babosa tem propriedades cicatrizantes que levam à eliminação da pele morta e, consequentemente, ao clareamento da área de aplicação.

Ingrediente e modo de usar

  • Babosa pura (quantidade suficiente para cobrir a área desejada)

Aplique a babosa e deixe agir por, no mínimo, 20 minutos. Após esse tempo, você pode enxaguar a área com água corrente ou esperar que a pasta saia naturalmente.

7- Vinagre de Maçã + Cebola

Essa mistura é leve, ideal para peles mais sensíveis e traz bons resultados a longo prazo.

Ingredientes 

  • ½ cebola
  • 1 xícara de vinagre-de-maçã

Modo de preparo

Mergulhe a ½ cebola no vinagre-de-maçã, cobrindo-a completamente, e deixe-a lá por 10 minutos. Depois, esfregue a cebola na área que deseja clarear e deixe agir por 15 minutos antes de enxaguar com água corrente.

Para clareamento significativo da pele, é necessário repetir a aplicação da mistura todos os dias, por pelo menos duas semanas.

 

8- Bicarbonato de sódio + limão

O bicarbonato de sódio é muito conhecido por tirar manchas da pele, além de deixá-la com um tom mais uniforme. Somado aos benefícios do clareamento com limão, você desfrutará de uma pele muito mais equilibrada e saudável. Veja como preparar:

Ingredientes 

  • Suco de meio limão
  • 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

Misture o bicarbonato de sódio com o suco do limão, mexendo bem, até formar uma pastinha homogênea.

Lave a sua pele apenas com água morna para fria, e seque em seguida com uma toalha macia.

Feito isso, aplique a misturinha de bicarbonato e limão em todo o rosto, para que o clareamento seja bem uniforme.

Deixe a mistura agir por, pelo menos, 20 minutos.

Em seguida, enxágue com cuidado, fazendo movimentos circulares e delicados. Seque com uma toalha bem macia, suavemente, e finalize com um hidratante. Repita o processo por até 7 dias.

ATENÇÃO: Risco de queimaduras! Só use essa receita a noite. Remova a “máscara” muito bem, com água corrente, antes de se expor ao sol. De preferência, evite o sol enquanto durar o tratamento.

 

9- Mel + leite + amido de milho (receita para não veganos)

O mel e o leite são ótimos aliados na hidratação e na saúde da pele. Somados com os benefícios do amido de milho, você desfrutará de uma pele com uma tonalidade mais uniforme e saudável.

Ingredientes 

  • 100 mL de leite
  • 1 colher de sopa bem cheia de mel
  • 1 colher de sopa de amido de milho

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes, ainda frios. Leve ao fogo baixo e mexa até formar um mingau molinho.

Assim que a mistura esfriar, você poderá aplicá-la em todo o rosto, com a pele já limpa.

Deixe agir por, pelo menos, 15 minutos. Em seguida, lave com água fria.

Seque cuidadosamente, com uma toalha macia. Finalize com o seu hidratante e protetor solar. Repita o processo por até 5 dias.

 

10- Babosa + limão

A babosa (aloe vera), hidrata, uniformiza a pele e recupera de possíveis agressões. O limão, uniformiza suavemente o tom da pele, eliminando manchas e irregularidades.

Ingredientes e modo de usar

  • 2 colheres de gel de babosa
  • Suco de meio limão

Misture bem os dois ingredientes, até ficar homogêneo. Em seguida, espalhe na pele limpa, e deixe agir até que você sinta que a sua pele absorveu bastante produto.

Enxágue com água morna em seguida, e seque com uma toalha macia. Finalize com um hidratante. Repita o procedimento por até 7 dias.

 

11- Água oxigenada volume 10

A água oxigenada tem o poder de clarear os pêlos do nosso corpo, isso é uma verdade. Porém, a que vamos utilizar para tirar as manchas da pele, é a mais suave (volume 10).

Normalmente utilizada para limpar machucados, essa água oxigenada agirá no tecido cutâneo de modo que, gradativamente, diminui as manchas e as possíveis irregularidades.

Ingredientes e modo de usar

  • 1 frasco de água oxigenada volume 10 (precisa ser esse volume para não agredir a pele!)
  • Algodão

A aplicação é bem simples, basta você embeber um disco de algodão na água oxigenada e aplicar na pele, de modo uniforme.

Enquanto estiver aplicando, faça movimentos circulares, para que a pele absorva bem o produto.

Tenha o cuidado de NÃO aplicar perto dos olhos, pois se o produto escorrer poderá prejudicar a sua visão.

Deixe a água oxigenada na pele durante toda a sua noite de sono. Na manhã seguinte, enxágue com água morna, com cuidado, para não escorrer para os olhos.

Seque com uma toalha macia, delicadamente. Finalize com o seu protetor solar e hidratante favorito. Repita por até 7 dias.

Importante: Esse clareamento deve ser feito exclusivamente de noite! Caso contrário, você poderá prejudicar e manchar ainda mais a sua pele.

 

12- Leite de magnésio + clara de ovo (receita para não veganos)

O leite de magnésio é muito conhecido por sua função despigmentante, uniformizando a tonalidade da pele e eliminando de vez aquelas manchas indesejadas.

Enquanto que a clara do ovo é conhecida por proporcionar saúde, vitalidade, firmeza e luminosidade para a pele.

Ingredientes 

  • 1 clara de ovo em neve
  • 1 colher de sopa de leite de magnésio

Modo de preparo

Bata a clara de ovo até que a mesma fique em “neve”. Em seguida, acrescente o leite de magnésio, misturando bem.

Lave o seu rosto com sabonete neutro e enxágue bem. Seque com uma toalha macia e, com o auxílio de um disco de algodão, aplique a sua misturinha em todo o rosto, uniformemente.

Deixe agir por 20 minutos e enxágue. Finalize com um bom hidratante.

Dica: esta receita pode ser utilizada por até 20 dias seguidos, mas sempre a noite, ok?

 

13- Aveia + fubá + soro fisiológico

Essa mistura proporcionará uma leve esfoliação na sua pele, sendo recomendada para quem não tem pele sensível. Portanto, se o seu caso é uma pele facilmente irritada, é melhor utilizar outra opção de nossa lista, ok?

Receita e modo de preparo

  • 1 colher de sopa de aveia
  • 1 colher de sopa de fubá
  • 3 colheres de sopa de soro fisiológico

Misture todos os ingredientes, até formar uma pastinha mais homogênea. Em seguida, lave bem o seu rosto, com água e sabonete neutro, secando em seguida.

Aplique a mistura em todo o rosto, evitando a região dos olhos. Lave com água mineral depois de 10 minutinhos.

Finalize com um bom hidratante, para a pele não ficar irritada. Repita por 5 dias.

 

14- Argila branca + aveia

A argila branca é muito conhecida como um potente ingrediente natural capaz de cuidar da nossa pele, absorver impurezas e equilibrar a tonalidade.

A aveia, por sua vez, promove uma microesfoliação, deixando a pele ainda mais limpa e saudável.

Receita e modo de usar

  • 1 colher de sopa argila branca em pó
  • 200 mL de água
  • 1 colher de chá de aveia

Misture bem todos os ingredientes, até formar uma consistência mais homogênea.

Aplique a mistura na sua pele já limpa e seca. Deixe agir por 15 minutos.

Enxágue fazendo leves movimentos circulares, para esfoliar a pele.

Finalize com o seu hidratante favorito. Repita até atingir o resultado esperado.

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

1 pensamento sobre “14 Receitas Caseiras e Naturais Para Clarear a Pele e Tirar Manchas”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *