Tratamento Natural Para Espinhas: 5 Receitas Caseiras e Rápidas

como acabar com espinhas

Dificilmente você irá encontrar alguém que não tenha sofrido, pelo menos uma vez na vida, com espinhas e cravos.

Por mais que seja uma condição natural da pele, a inflamação das glândulas sebáceas pode causar fortes dores de cabeça, além de o aspecto estético incomodar muita gente.

Assim sendo, parte-se em busca de soluções para o problema, e, muitas vezes, uma boa solução pode estar em casa, com ingredientes fáceis. Um tratamento natural para espinhas pode ser a solução.

Confira a seguir dicas e receitas caseiras e naturais que você pode fazer em casa e aprenda como acabar com espinhas.

 

Tratamento Natural Para Espinhas

Higiene e cuidados com a pele

Antes de iniciar qualquer tratamento natural para espinhas, você precisa ter em mente que sua pele muitas vezes pode estar apresentando resultados dos cuidados (ou falta deles) na sua rotina.

Dessa maneira, é importante que você limpe a pele pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e antes de deitar. Isso fará com que não haja acúmulo de oleosidade e sujeira, que possam obstruir os poros e consequentemente favorecer a proliferação de bactérias que se desenvolvem na pele oleosa, provocando o aparecimento das espinhas.

Entretanto, se você cuida da sua pele da maneira correta, mas ainda assim as espinhas insistem em aparecer, experimente as seguintes dicas:

 

Gelo

Uma boa – e rápida – dica, é a do gelo. Você pode fazer compressas de gelo várias vezes ao longo do dia, pressionando levemente em cima das espinhas.

O aspecto gelado irá acalmar a pele, diminuindo o vermelhidão e o inchaço, além de aliviar as dores.

 

Chá de alecrim

Outra dica é você fazer o chá de alecrim. Ferva 200ml de água e adicione uma colher de sopa de alecrim seco.

Deixe a mistura descansando por pelo menos 10 minutos, ou até que a água esteja numa temperatura agradável para passar na pele.

Em seguida, com um pedaço de algodão embebido no chá, passe delicadamente em cima de cada espinha, deixando-as com um aspecto de “ensopadas”.

Você pode repetir esse procedimento todos os dias, ou de acordo com as suas necessidades.

 

Bicarbonato de sódio

Misture a quantidade de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com água mineral até formar uma pasta.

Aplique em cima das espinhas, e deixe a mistura secar um pouco.

Em seguida, é só enxaguar com água corrente.

 

Prevenindo o aparecimento de novas espinhas

Além de tratar as espinhas existentes, devemos levar em consideração a prevenção do seu aparecimento. Por isso, cuidados diários podem fazer total diferença.

Para que sua pele se mantenha hidratada, é importante você beber água diariamente, pelo menos na quantidade mínima recomendada (em geral em torno de 2 litros).

A alimentação também influencia, e muito! Procure consumir bastantes frutas (com fibras, de preferência) e verduras, que ajudarão na manutenção da saúde da pele. E evite sucos, açúcares e carboidratos, pois estão diretamente relacionados às inflamações das células em nosso corpo.

Outras receitas caseiras podem auxiliar na sustentação de uma pele saudável, como, por exemplo, a esfoliação, que removerá as células mortas e diminuirá a oleosidade:

 

Esfoliação com café

Misture duas colheres de sopa de café com leite de coco, até formar a consistência de uma pasta.

Em seguida, passe no rosto fazendo movimentos leves e circulares. O suave atrito dos grãos do café com a pele eliminará impurezas e deixará a pele mais lisinha.

Após esta limpeza profunda, não se esqueça de hidratar o rosto (aprenda a fazer hidratante caseiro natural). Assim você evitará que sua pele fique muito exposta e com os poros muito abertos “para quem quiser entrar”.

 

Seguindo essas dicas, com certeza o aspecto da sua pele irá melhorar. Mas lembre-se de que o trabalho é de longo prazo: não adianta querer uma pele livre de espinhas da noite para o dia.

É necessária certa rotina de cuidados para prevenir e tratar as inflamações. Elas não irão desaparecer na primeira vez que você aplicar alguma receita. Tenha paciência e disciplina, e cuide da sua alimentação, que você chegará lá.

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *