8 Receitas de Remédios Caseiros e Naturais Para Acabar com a Caspa

como acabar com a caspa

A caspa – e seborreia (caso mais avançado e grave) – é uma manifestação extremamente comum em pessoas de todas as idades que se caracteriza pelo ressecamento e descamação do couro cabeludo.

Esse problema pode ser ocasionado por diversos fatores, como alimentação desregulada, altos níveis de estresse, uso de produtos químicos (como tinturas) e, até mesmo, presença de fungos.

Nesse post, iremos ensinar, através de 8 métodos simples, eficazes e naturais, como acabar com a caspa e a seborreia rapidamente sem que haja necessidade de recorrer a shampoos anticaspas especiais. Os remédios caseiros ensinados aqui podem ser utilizados como tratamento para a caspa no cabelo, barba, sobrancelha e rosto. Vamos conferir?

 

Como acabar com a caspa

 

1- Suco de limão

O limão possui propriedades antifúngicas que, quando utilizadas regularmente, podem tirar a caspa e seborreia.

Receita 

  • 5 colheres (de chá) de suco de limão;
  • ½ xícara (125 ml) de água.

Modo de preparo e uso

Passe a mistura no couro cabeludo, massageando delicadamente. Deixe agir por aproximadamente 5 minutos antes de enxaguar. Após enxágue, lave o cabelo com seu shampoo de preferência.

ATENÇÃO: Risco de queimaduras! Caso não tenha tempo de lavar com shampoo, remova a “loção” muito bem com água corrente antes de se expor ao sol.

 

2- Óleo de coco

Outro antifúngico que pode ser utilizado para eliminar caspa é o óleo de coco – que funciona, também, como um ótimo hidratante natural.

Receita 

  • ½ xícara (125 ml) de óleo de coco.

Modo de preparo e uso

Aplique ao couro cabeludo e massageie delicadamente. Deixe agir por 20 minutos e enxágue. Recomenda-se que o procedimento seja repetido de duas à três vezes por semana.

 

3- Suco de couve + Maçã

A mistura desses dois elementos resulta em uma solução desintoxicante que ajuda no controle da oleosidade e remoção das impurezas presentes no couro cabeludo, o que é bom para caspa.

Receita 

  • 1 folha de couve manteiga crua;
  • ½ copo de água;
  • 1 maçã média.

Modo de preparo e uso

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma o suco imediatamente (para que não perca suas propriedades). Caso seja necessário, adoce com stévia.

 

4- Vinagre de maçã

O vinagre de maçã limpa intensamente os poros do couro cabeludo, promovendo o equilíbrio do pH da área e freando a descamação da caspa.

Receita 

  • ½ xícara (125 ml) de vinagre de maçã.

Modo de preparo e uso

Aplique o vinagre ao couro cabeludo e massageie delicadamente. Deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar com água morna.

 

5- Chá de carqueja

O chá de carqueja promove a purificação do sangue, ajudando no controle da oleosidade do couro cabeludo e, consequentemente, tornando-se eficaz no combate à caspa. Suas folhas podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, mercados e, até mesmo, em algumas farmácias.

Receita 

  • 1 xícara (250 ml) de água;
  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de carqueja.

Modo de preparo e uso

Ferva as folhas secas junto à água. Deixe o chá repousar por, aproximadamente, 3 minutos e o consuma ainda morno.

 

6- Beterraba

Uma das formas mais eficazes – porém menos conhecidas – de combater a caspa é com a utilização de uma loção à base de beterraba.

Receita 

  • 2 beterrabas grandes com raízes;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo e uso

Ferva as beterrabas e suas raízes em um litro de água até que a mistura esteja morna. Retire do fogo e enxague o couro cabeludo com ela, massageando delicadamente.

 

7- Bicarbonato de Sódio

Receita

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 50 ml de água filtrada

Modo de preparo e uso

  • Misture os dois ingredientes e, nos cabelos úmidos, aplique a mistura diretamente no couro cabeludo.
  • Massageie bem, durante cinco minutos. Em seguida, deixe a misturinha agindo por, pelo menos, mais 10 minutos.
  • Enxágue (sem utilizar shampoo). Repita o processo por, no máximo, 7 dias.

Dica: Para utilizar o seu shampoo hidratante, lave sempre o seu cabelo com o produto antes de aplicar o bicarbonato de sódio. Não se esqueça de finalizar com um bom condicionador, para o cabelo não ressecar.

Dica 2: Quando você aplicar o bicarbonato, massageie em movimentos circulares bem delicadamente. O atrito em excesso pode machucar o seu couro cabeludo. Portanto, vá com calma!

A caspa é, em sua maioria, proliferada graças à presença de fungos e bactérias no couro cabeludo. Desse modo, nada melhor do que um produto que seja capaz de matar estes parasitas que se instalam na raiz capilar.

E para isso, nada melhor do que o bicarbonato de sódio. Ele irá eliminar bactérias e fungos, além de equilibrar a oleosidade da pele.

 

8- Babosa (aloe vera)

Receita

  • 2 folhas de babosa

Modo de preparo e uso

  • Retire a “casca” das folhas de babosa, e remova o gel (ou a baba) que tem no interior da mesma.
  • Bata o gel no liquidificador, para que a sua aplicação seja mais facilitada.
  • Em seguida, lave os cabelos com um shampoo antirresíduos. Retire o excesso de umidade e reparta o cabelo em mechas.
  • Aplique o gel da babosa diretamente no couro cabeludo, uniformemente.
  • Massageie com uma leve pressão durante, pelo menos, cinco minutos. Em seguida, deixe o couro cabeludo absorver a babosa pelo maior tempo possível.
  • Enxágue seguidamente, e finalize com o seu condicionador.

Esse tratamento não tem contra-indicação, e pode ser utilizado por tempo indeterminado. Até você se sentir satisfeito com os resultados.

Além de utilizar produtos que sejam bactericidas e fungicidas, é importante que a gente também hidrate a pele do couro cabeludo.

Assim, a mesma poderá se regenerar mais rapidamente, mantendo a maciez e a hidratação necessária para não descamar.

E, além disso, a babosa também serve para cicatrizar e tratar questões relacionadas a bactérias que possam estar atrapalhando o desenvolvimento cutâneo saudável.

Aproveitamos para destacar que, além de utilizar qualquer uma das dicas acima, lavar o cabelo regularmente e evitar o consumo de alimentos gordurosos também são medidas que ajudam na precaução e combate da caspa e seborreia.

Gostou das dicas? Já conhecia alguma dessas receitas? Conte para nós nos comentários e continue acompanhando nossos posts para conferir muitas outras dicas.

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *