Chá no Cabelo: Como Usar Para Queda, Crescer ou Clarear o Cabelo

Muitos comerciais de shampoos e condicionadores prometem cabelos brilhantes e lindos, mas a que custo?

O grande problema dos shampoos e condicionadores convencionais é que eles tiram excessivamente os óleos naturais dos cabelos. Muitos produtos também contêm ingredientes que maquiam o cabelo para dar sensação lisa e sedosa, mas contêm compostos potencialmente nocivos.

Por isso, em busca de alternativas naturais, muitas pessoas têm utilizado chá no cabelo com muito sucesso. As infusões de ervas apresentam propriedades nutritivas que alimentam o couro cabeludo, proporcionando cabelos mais saudáveis e mais fortes.

Estas receitas de enxágue de ervas nutrem o couro cabeludo, aumentam o brilho e fortalecem o cabelo naturalmente sem as desvantagens de produtos químicos, como parabenos e  petrolatos.

Cada erva tem propriedades específicas, podem te auxiliar na redução da oleosidade, fazer o cabelo crescer rápido, acaber com queda e também a clarear ou escurecer o cabelo.

 

Como Usar Chá no Cabelo

A lista a seguir apresenta as ervas mais adequadas, de acordo com o tipo dos seus cabelos.

Cabelos Normais: Manjericão, Calêndula, Camomila, Cavalinha, Lavanda, Orquídea, Folha de Salsa, Alecrim, Sálvia, Agrião.

Cabelos Secos: Raiz de Bardana, Calêndula, Camomila, Folha de Consolda, Flores de Aves Domésticas, Cavalinha, Lavanda, Raiz de Marshmallow, Ortiga, Folha de Salsa, Sálvia.

Cabelos Oleosos: Folha de Louro, Raiz de Bardana, Calêndula, Camomila, Cavalinha, Lavanda, Casca de Limão, Limonada, Urtiga, Menta, Alecrim, Tomilho, Canela e Chá Verde.

Cabelos com caspa: Sálvia e Manjericão


A lista a seguir apresenta as ervas especiais dependendo da cor de seus cabelos. Esses chás vão realçar a cor.

Cabelo loiro: Calêndula, Camomila, Casca de Limão

Cabelo ruivo: Calêndula, Hibisco, Canela

Cabelo escuro: Chá Preto, Alecrim, Cravo e Sálvia

Cabelo grisalho: Alecrim, Tomilho

 

Receitas de enxágue de ervas

Os enxágues de ervas são um dos melhores tratamentos de cabelo naturais que você pode usar – e eles são super fáceis de fazer.

Após a lavagem normal que você costuma fazer, com shampoos naturais ou algum método no-poo/low-poo, faça um enxágue com o chá de ervas. Esses enxágues ajudam a reduzir o acúmulo de produtos, equilibram o pH do seu couro cabeludo e aumentam o brilho, a maciez e ainda são um perfume herbal gostoso.

Um enxágue à base de ervas também pode ajudar a atenuar a inflamação e a irritação causadas por tratamentos químicos e térmicos no cabelo. Ajuda especialmente os cabelos oleosos e com caspa.

 

Receita de enxágue de ervas:

  1. Adicione 2 xícaras (2×250 ml) de água e duas colheres de ervas secas (veja na tabela acima as melhores para seu tipo de cabelo) em uma panela e ferva por 5 minutos no fogão.
  2. Retire do fogo e deixe repousar durante uma hora.
  3. Coe o chá despeje em uma vasilha.
  4. Adicione 2 colheres de sopa de vinagre de maçã.

Para usar seu enxágue de ervas, simplesmente coloque-o sobre o cabelo após a lavagem/condicionamento. Esfregue-o suavemente em seu couro cabeludo e depois enxágue.


Dicas adicionais:

Você pode deixar o enxágue de ervas por alguns minutos, ou enxaguar rapidamente com água.

Você pode fazer o enxágue de ervas uma vez por semana ou mesmo todos os dias, de acordo com sua preferência.

Cabelo curto: ¼ xícara do chá

Cabelo de comprimento do ombro: ½ xícara da infusão

Cabelo comprido: 1 xícara de chá

Dica: incline a cabeça para trás e despeje lentamente a lavagem de ervas através do seu cabelo. Incline sua cabeça de um lado para o outro e trabalhe seus dedos através dele enquanto derrama para ajudá-lo a alcançar todas as áreas.

Voila! Cabelo brilhante e saudável!

 

Você já usou uma lavagem de ervas? Você notou uma diferença em seu cabelo? Deixe seu comentário!

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

7 pensamentos sobre “Chá no Cabelo: Como Usar Para Queda, Crescer ou Clarear o Cabelo”

  1. EUCLIDES QUANDT DE OLIVEIRA

    Olá, POR que não deixar o chá com vinagre de maçã SECAR nos cabelos e pele?

    Se eles fazem tão bem, não seria melhor deixar até a próxima lavagem, para aproveitar ao máximo os benefícios? Ou pelo menos um tempo maior, como 30min?

    1. escolhanatural

      Olá, o vinagre tem a função de fechar as cutículas do cabelo, mas se deixar por muito tempo pode deixar aquele cheirinho não muito agradável. Uma rápida passagem é suficiente para fazer o efeito.

  2. Tenho usado o chá de alecrim+ chá verde no spray borrifador para finalizar… Tenho notado melhora na oleosidade e um brilho a mais que há muito tempo não tenho….

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *