Calcinha Absorvente – O Que é, Benefícios e Como Usar

Calcinha absorvente

A calcinha absorvente é uma alternativa para as versões descartáveis utilizadas durante o período menstrual da mulher. Entender como ela funciona, conhecer os benefícios e ter acesso a todas as informações é muito importante para quem busca uma proteção mais saudável e sustentável.

E se você está pensando em aderir a essa opção de absorvente, mas ainda tem muitas dúvidas acerca do tema, acompanhe o nosso guia completo e descubra todos os benefícios de incluir a calcinha absorvente em sua rotina de cuidados íntimos.

 

O que é calcinha absorvente?

A calcinha absorvente é como se fosse uma calcinha “normal”. No entanto, o seu diferencial está no forro que a mesma possui, com algumas camadas de tecido antimicrobiano, com tecnologia que bloqueia odores e com secagem rápida.

São estas camadas que irão absorver o fluxo menstrual, mantendo a pele seca e “longe” do sangue.

 

Características da calcinha absorvente

Os tecidos responsáveis pela absorção do fluxo da mulher têm, em sua maioria, a espessura de um absorvente externo comum. Porém, a maioria das opções no mercado promete absorver a quantidade de fluxo de dois absorventes externos comuns.

Logo, a proteção proporcionada pela calcinha absorvente equivale ao dobro da proporcionada por absorventes externos descartáveis.

No forro da calcinha contamos com uma tecnologia responsável por suportar o fluxo por até 10 horas, evitando que vazamentos desagradáveis ocorram ao longo do dia. Porém, é necessário sempre observar o seu fluxo menstrual, ok?

Se ele for muito intenso, é bom você ficar atenta, pelo menos nos dois primeiros dias, para trocar a calcinha com menos horas de uso. Ou então utilizar o coletor menstrual nesse período e a calcinha apenas quando o fluxo estiver médio.

Contudo, é possível adquirir as versões de fluxo forte, médio e leve, de acordo com as suas necessidades específicas.

 

Vantagens de utilizar a calcinha absorvente

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a calcinha absorvente, é hora de descobrir quais são as vantagens e desvantagens desse produto. Afinal, apenas assim é possível decidir se esta alternativa é interessante para você.

 

Totalmente higiênica

Ao mesmo tempo em que a calcinha absorvente é impermeável, ela é respirável. Ou seja, mantém a pele sequinha, longe do fluxo, ao mesmo tempo em que há ventilação no local. Logo, mantém o equilíbrio perfeito.

Portanto, além de proteger fielmente a mulher no seu período menstrual de problemas como vazamento, por exemplo, ela ainda impede a proliferação de fungos e bactérias na região íntima.

 

Não aparece sob a roupa

Sabe aquela preocupação que temos de que o absorvente externo possa aparecer sob a roupa? Pois então! Se você utilizar a calcinha absorvente, esse não será mais um problema.

Afinal, a anatomia da calcinha tem um encaixe perfeito que inibe qualquer tipo de “marcação” na roupa que você estiver usando. Não tem volume e não marca o formato da calcinha.

 

Sustentável

Os absorventes descartáveis podem demorar milhares de anos para se decompor na natureza. E, ainda: uma mulher saudável poderá usar cerca de 10.000 absorventes ao longo de sua vida. Isso significa uma enorme quantidade de lixo produzido, prejudicando o meio ambiente.

Desse modo, utilizar as calcinhas absorventes irá eliminar este tipo de consequência, já que a mesma poderá ser reutilizada por bastante tempo.

 

Confortável

Não há nada pior do que sentir irritação, coceira ou que o absorvente externo está “fora do lugar”, não é? Com a calcinha absorvente esse problema desaparece. Afinal, o conforto é garantido e a mesma estará sempre “no lugar”. Com isso, o medo de vazamentos também deixa de fazer parte da sua rotina.

 

Mais econômica

E por falar em absorvente externo, só quem usa sabe o quanto precisamos investir todos os meses, ao longo dos nossos ciclos menstruais. No entanto, utilizar um produto reutilizável como a calcinha absorvente pode ser uma alternativa muito econômica.

Afinal, você precisará apenas investir um valor inicial para aquisição da mesma e, feito isso, usufruir dos benefícios por alguns anos.

 

Proteção saudável

Um dos pontos mais importantes acerca dos benefícios do uso da calcinha absorvente é a mesma ser uma opção mais saudável para você. Afinal, se menstruar é algo tão natural, por que utilizar produtos com química e composição completamente não natural?

As calcinhas absorventes contam com a produção de tecidos naturais, livre de agentes que, em longo prazo, podem ser completamente nocivos à saúde da mulher.

 

Sem preocupações com novas compras de absorventes

Sabe quando você está em casa e, de repente, se dá conta de que os absorventes acabaram? Pois é! Dependendo da onde você mora, isso pode ser um problemão, não é mesmo?

No entanto, com a calcinha absorvente isso poderá acabar. Afinal, ela não será descartada depois do uso, o que não lhe trará o desconforto de notar a falta de absorventes em casa.

 

Adeus abafamento!

Só quem menstrua sabe o quão desagradável é utilizar absorventes em dias quentes e úmidos. Afinal, a vagina fica abafada, propensa ao mau cheiro, além de, muitas vezes, ficar assada, coçar, etc.

Com a calcinha absorvente, há uma respiração constante na região íntima. Resultado? Equilíbrio, sensação de estar sequinha o dia todo, sem coceira, mau cheiro, ou assaduras. Você se sentirá ainda mais livre para caminhar e praticar exercícios até mesmo nos dias mais quentes.

 

Maior segurança para você

A menstruação pode, em grande parte das mulheres, despertar insegurança e diversos sentimentos desastrosos. Afinal, o medo dos vazamentos, por exemplo, deixa a mulher completamente insegura consigo mesmo.

Pois apenas quem vive um episódio de vazamento sabe o quão traumatizante pode ser. A calcinha absorvente, no entanto, vem como uma alternativa que traz segurança, conforto e ainda permite a mulher a possibilidade de conhecer mais a si mesma.

Com o uso frequente, é possível conhecer de perto o fluxo da menstruação e dizer adeus àquele medo de vazamentos. Além de permitir uma liberdade maior nas mais diversas atividades do dia-a-dia.

 

Desvantagens da calcinha absorvente

Obviamente precisamos pensar nos pontos negativos de utilizar a calcinha absorvente, para decidir se ela é a melhor opção, não é? Mas, temos uma boa notícia: não há muito que se queixar sobre ela! A não ser, por:

Trocas fora de casa

Se você tem um fluxo um pouco mais intenso, pode ser que necessite fazer a troca da calcinha absorvente ao longo do dia, quando estiver fora de casa. E isso, de alguma forma, pode ser encarado como uma desvantagem.

Afinal, você precisará armazenar a calcinha suja dentro da sua bolsa, até voltar para casa e poder lavá-la. O que pode ser um pouco desconfortável, principalmente para quem tem um pouco mais de dificuldade de lidar com sangue.

Porém, para resolver este problema, basta utilizar um potinho ou saquinho que feche bem, para guardar a sua calcinha dobrada dentro. Assim evitará que a mesma entre em contato com bactérias que possam estar por ali, na sua bolsa, por exemplo, além de evitar algum tipo de “lambança”.

 

Como usar a calcinha absorvente?

Usar a calcinha absorvente é muito fácil e prático. Basta vesti-la como vestiria uma calcinha comum, mas sem a necessidade de acrescentar um absorvente externo.

 

Como higienizar e guardar de forma correta?

A higienização é bem simples. Você pode lavar a sua calcinha absorvente na mão, com o auxílio de um sabão neutro, apenas para tirar o excesso de sangue.

Depois, basta lavar na máquina, juntamente com as suas calcinhas comuns, sem problema nenhum. Em seguida, coloque a sua calcinha para secar no varal, de preferência no sol, e ela secará rapidinho. As camadas, apesar de suportarem bastante fluxo, são bem fininhas, o que permite que a mesma seque mais rápido.

Para guardar a sua calcinha, prefira uma gaveta ou espaço onde você possa deixar ela “aberta”, ou seja, no formato da calcinha mesmo. Assim você aumentará a vida útil do seu absorvente.

 

Qual a validade da calcinha absorvente?

Quando bem higienizada e guardada (sem dobrar ou amassar), a sua calcinha absorvente pode durar até três anos. Porém, é claro que você precisa considerar a quantidade de vezes que você irá trocar e lavar, por exemplo.

Desse modo, cuide bem da sua calcinha, para que a vida útil da mesma seja longa. Caso contrário, talvez você precisará trocar com menos tempo de uso.

 

Por quantas horas posso usar a mesma calcinha?

Nos dias em que o fluxo estiver mais intenso, pode ser que você precise trocar a sua calcinha ao longo do dia. Porém, quando o mesmo estiver mais leve, é possível ficar até 10 horas seguidas com a mesma calcinha.

No primeiro ciclo você já poderá conhecer melhor o seu fluxo e, a partir disso, entender exatamente qual será a frequência de trocas ao longo do tempo.

 

E os vazamentos?

Você poderá dizer adeus a esse incômodo. Porém, é claro que é preciso ir com calma, ok? Afinal, você precisará conhecer o seu fluxo antes de determinar tempo de uso.

Desse modo, se o seu fluxo é muito intenso, complemente os cuidados com o coletor menstrual, por exemplo. Se for médio ou leve, fique tranquila! A proteção que a calcinha dispõe, certamente lhe manterá sequinha e livre de vazamentos o dia todo.

 

Pode dormir usando a calcinha absorvente?

Não só pode como deve! Afinal, a ideia é extinguir o uso de absorventes externos que possam ser prejudiciais, requerem grandes investimentos, etc. Portanto, tenha em mente que a calcinha absorvente é como se fosse um absorvente comum!

Isso significa que você pode usar para dormir (só lembre de não ultrapassar 10 horas, ok?), para praticar exercícios, para ir para a balada… Enfim! A sua calcinha absorvente passará a ser a sua melhor amiga nos dias da menstruação.

 

Quantas calcinhas absorventes preciso comprar?

Bom, essa pergunta só pode ser respondida de uma forma bem subjetiva. Ou seja, o que estamos querendo dizer é que não há um número exato que você precisa adquirir, afinal, tudo depende da sua rotina e do seu fluxo.

Se o seu fluxo requer o uso de duas calcinhas por dia, e você tem tempo para lavar e secar uma por dia, então a resposta é: duas. Mas, se o seu fluxo é mais intenso, e você precisa trocar mais vezes – e não tem tanto tempo para lavar todo dia – talvez precise de umas quatro.

É por isso que o período de transição precisa ser gradativo, até você conhecer bem a sua rotina e o seu fluxo. Portanto, inicie com apenas uma calcinha, intercalando com o restinho de absorventes descartáveis que você tem em casa.

Observe quantas horas uma calcinha aguenta sem vazar, e qual a disponibilidade que você tem para lavar e pôr para secar a sua calcinha. Aos poucos você vai pegando prática nessa rotina e, quando menos esperar, já estará entendendo tudo.

E, a partir disso, terá o embasamento necessário para responder com uma exatidão maior a questão que assinalamos acima.

 

Principais marcas de calcinha absorvente

Agora que você já conheceu tudo sobre a calcinha absorvente, é hora de conhecer as melhores marcas para poder escolher a sua. Afinal, é preciso escolher bem a sua calcinha, para que o resultado seja o melhor possível. Veja as melhores opções do mercado:

 

Calcinha absorvente da Korui

As calcinhas absorventes da marca Korui têm rendas e elásticos super confortáveis e maleáveis. Além disso, calcinha se adapta a todos os movimentos do corpo, proporcionando conforto e segurança.

Confira o vídeo abaixo:

Tem camadas absorventes super fininhas, impermeáveis e super respiráveis.

Proporciona conforto, segurança e liberdade. Você até esquece que está menstruada! 

 

Calcinha absorvente da Pantys

A calcinha absorvente da Pantys é fabricada em tecido antibacteriano, que bloqueia o desenvolvimento de odores. O tecido absorve grandes fluxos menstruais, além de ser fácil de lavar e com uma secagem super rápida.

A marca conta com quatro modelos de calcinhas absorventes, de acordo com o fluxo de cada mulher. São elas:

  • Para fluxo leve: Tanga
  • Para fluxo moderado: Biquíni.
  • Para fluxo moderado: Clássica.
  • Para fluxo intenso: Hot Pant.

 

Agora é só começar o processo de transição e dizer adeus aos absorventes externos! Depois nos conte como está sendo a sua experiência.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *