Argila Vermelha: Para que Serve, Benefícios e Como Usar

argila vermelha

A argila vermelha, assim como todas as outras argilas que conhecemos, é proveniente da degradação de rochas, a partir de eventos químicos como tempo, sol, umidade, vento, etc.

Todas essas transformações na terra são responsáveis por gerar este mineral tão “poderoso” para a nossa beleza e saúde.

Afinal, as reações químicas desencadeiam um acoplado de nutrientes e minerais essenciais para cabelos saudáveis e pele renovada.

 

Para Que Serve a Argila Vermelha

É por essa razão que a argila vem sendo cada vez mais utilizada para fins medicinais e estéticos.

Cada cor de argila apresenta os seus benefícios, e abaixo preparamos um guia para você conhecer as vantagens da argila vermelha.

Vamos conhecer os seus benefícios.

 

Benefícios da argila vermelha

Os benefícios da argila vermelha são inúmeros, e tudo dependerá da frequência em que você utilizá-la e qual a quantidade em cada receita.

 

Benefícios da argila vermelha para os cabelos

Perfeita para desintoxicar o couro cabeludo, acelerar o crescimento e limpar os fios, este mineral pode ser adicionado nos dias de nutrição do seu cronograma capilar.

 

Desintoxica o couro cabeludo

Com riquíssimas propriedades essenciais para a respiração celular saudável, como o ferro e o cobre, a argila vermelha é capaz de desintoxicar e limpar profundamente o couro cabeludo.

Absorvendo assim, possíveis impurezas que possam estar “atrapalhando” o desenvolvimento tanto das células cutâneas, quanto com relação ao bulbo capilar. Além disso, ainda promove a expulsão dos radicais livres que tendem a provocar a queda capilar e o enfraquecimento da raiz e dos fios.

 

Estimula o crescimento

Com uma maior oxigenação no couro cabeludo e o aceleramento da circulação sanguínea de forma saudável, este mineral estimula ainda o crescimento dos fios.

Os nutrientes essenciais penetram no bulbo capilar mais rapidamente, desencadeando fios mais grossos, fortes e menos propensos a quebra.

E como elimina as toxinas que podem “impregnar” nos fios e na raiz, o cabelo terá uma maior “liberdade” para desenvolver novos folículos e engrossar os fios como um todo. Os cabelos ficarão notavelmente mais volumosos e saudáveis, além de diminuir expressivamente a queda.

 

Equilibra a oleosidade

O seu efeito adstringente é perfeito para quem sofre com a raiz dos cabelos muito oleosa – mesmo que o comprimento seja seco demais. Isso porque a argila é capaz de equilibrar a quantidade de sebo produzida pelo couro cabeludo, sem deixar de lado a nutrição deste tecido.

Como consequência, uma raiz mais sequinha – mas sem descamar – e cabelos mais fortes, brilhosos e saudáveis.

 

Benefícios da argila vermelha para a pele

Além de ser ótima para os cabelos, a argila vermelha também é capaz de tratar e prevenir diversos problemas de pele.

 

Trata e previne linhas de expressão

Esse é o grande diferencial da argila vermelha em comparação às argilas de outras cores. Afinal, mesmo que as outras opções também tratem as linhas de expressão e rugas, a vermelha é a que tem se mostrado mais “potente” neste quesito.

Isso ocorre graças a sua riquíssima fonte de ferro e hematite. Considerando que a hematite é a principal aliada na recuperação, oxigenação, nutrição e hidratação dos tecidos cutâneos. Por essa razão, a pele passa a ficar mais macia, saudável, elástica, lisinha e as linhas de expressão vão desaparecendo gradativamente.

Além disso, este mineral ainda agirá como um peeling suave sobre a pele, “polindo-a” e neutralizando a aparência de poros e porosidades no geral. Desse modo, procure utilizá-la em forma de esfoliante sempre que quiser fazer uma maquiagem mais elaborada – e que precisa durar muito tempo. E use máscaras de argila vermelha para deixar a pele sempre bonita.

 

Regula a oleosidade

Graças ao seu efeito adstringente, a argila pode ainda manter o equilíbrio da produção da oleosidade a partir das células sebáceas. Para quem sofre com inflamações, espinhas e cravos, melhor ainda! Considerando que muitos desses problemas nascem a partir do excesso de oleosidade na pele.

Como resultado, um rosto mais sequinho e nutrido, sem deixar de lado a maciez e a nutrição essencial para a saúde da pele.

 

Limpa profundamente

Com uma potente capacidade de absorção, a argila vermelha absorve e regula não só a oleosidade da pele, como também, as impurezas de modo geral. Limpando, desse modo, profundamente os poros, ao mesmo tempo em que os nutre e hidrata.

Seu efeito descongestionante absorve toda e qualquer “poluição” que possa estar atrapalhando o desenvolvimento saudável da pele. Assim, as células recebem uma melhor oxigenação, se regeneram aceleradamente, recompõe possíveis lesões e, como consequência, diminuem-se manchas, cicatrizes e linhas de expressão.

Além de ainda “polir” a nossa pele, com suas micropartículas, que proporcionam um efeito de maciez e sedosidade instantâneo.

 

Acelera o processo de cicatrização

Como mencionamos anteriormente, a argila ainda trabalha no processo de cicatrização, acelerando a regeneração cutânea.

 

Benefícios da argila vermelha para o corpo

Mas, além de proporcionar uma infinidade de vantagens para a pele e para os cabelos, este mineral ainda age como um relaxante para o corpo e um ótimo redutor de medidas.

 

Proporciona relaxamento

Aplicar uma camada generosa de argila vermelha em regiões tensionadas, como ombros, pode proporcionar um alívio quase que imediato. Já quando aplicada nos pés, pernas e costas, o efeito relaxante é ainda mais rápido. É como se a argila “absorvesse” os excessos do corpo, deixando-o mais relaxado e calmo.

Perfeito para aqueles dias em que o relógio parece não dar conta de todas as atividades e nos sentimos esgotados. Com a aplicação da argila em regiões específicas do corpo, você se sentirá com a energia renovada e com a força necessária para mais um dia cheio.

 

Trata a flacidez, Celulite e reduz medidas

Além de ser um relaxante natural, a argila vermelha tem ainda mais um benefício muito interessante: Seu efeito de reduzir e tratar a flacidez e celulite, e ainda, a argila vermelha é usada para reduzir medidas.

Assim, se aplicar regularmente uma camada do mineral misturado em água filtrada, nas regiões como bumbum, coxas e barriga, será possível notar uma maior firmeza na pele e uma redução de medidas expressiva.

 

Como usar argila vermelha nos cabelos

Agora que você já conhece todas as vantagens do uso deste mineral milenar, vamos aprender a utilizar no seu dia a dia.

A preparação é bem simples:

  • Misture 1 colher de sopa de argila em pó com uma dose de 150 ml de água filtrada.
  • Mexa bem até a mistura ficar homogênea.
  • Em seguida, com a ajuda de um pincel capilar, aplique a misturinha por todo o couro cabeludo.
  • Deixe agir por 10 minutos e retire cuidadosamente com a ajuda da água morna.
  • Enquanto estiver retirando, faça movimentos circulares leves, a fim de estimular ainda mais a circulação sanguínea e o crescimento capilar. De quebra, você ainda estará fazendo uma esfoliação suave no couro cabeludo.

 

Como usar a argila vermelha na pele do rosto

  • Para a pele a mistura pode ser um pouquinho mais densa, use 2 colheres de sopa do pó em um copo de 200 ml de água.
  • Em seguida, aplique no rosto, deixando uma camada grossa – mas nem tanto. Lembre-se de cuidar com a região dos olhos e da boca, evitando-as.
  • Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna, fazendo uma leve massagem para remover. É esta massagem que desencadeará o efeito de peeling da argila.
  • Finalize com o seu hidratante natural favorito.

 

Como usar argila vermelha no corpo

  • Por fim, temos a aplicação no corpo. Aqui você escolhe se a mistura será mais densa ou líquida. Ou seja, caso queira massagear, faça ela mais líquida. Se quiser deixar que a mesma seque – absorvendo as impurezas – faça ela mais densa.
  • O tempo de ação pode variar entre 20 ou 30 minutos, dependendo da sua preferência. Quando enxaguar, lembre-se sempre de fazer uma massagem circular, estimulando a circulação e a renovação das células.

Com esses cuidados simples a partir do uso da argila vermelha, você notará uma pele mais saudável e cabelos mais fortes. Além de repor as energias depois de um dia corrido.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *