Argila Roxa: Para que Serve, Benefícios e Como Usar

argila roxa

A argila roxa é um tipo de mineral proveniente das mais diversas reações químicas que o ambiente proporciona a algumas rochas. Essas reações desencadeiam um tipo de degradação, formando todas as argilas que já conhecemos.

Com o ambiente agindo diretamente em sua formação, esse tipo de mineral tende a apresentar grandes quantidades de nutrientes essenciais para a beleza e a saúde da nossa pele e do nosso cabelo.

Seja para manter a pele limpa, ou então para controlar a oleosidade capilar, a argila roxa vem de um consumo de longa data. Afinal, com tantas vantagens, torna-se difícil não acrescentá-la na rotina de cuidados com a pele e cabelos.

 

Benefícios da argila roxa para os cabelos

Para quem gosta de produtos naturais no cronograma capilar, incluir a argila roxa pode ser uma boa ideia. Isso porque ela auxilia no crescimento, hidratada e deixa os fios saudáveis.

 

Regula a oleosidade no couro cabeludo

Assim como a maioria das argilas, a roxa também regula a oleosidade no couro cabeludo. Mantendo a produção de sebo equilibrada, a fim de garantir nem o excesso e nem a falta em nossa raiz.

Considerando que, o excesso de oleosidade pode obstruir os poros, impedindo o crescimento saudável. Enquanto que, a secura em excesso também é prejudicial, e provoca a queda dos fios.

Portanto, aplicar uma quantidade média da argila no couro cabeludo, o deixará mais saudável e equilibrado quanto à produção sebácea.

 

Estimula o crescimento saudável

As trocas iônicas da argila roxa são capazes de promover uma melhor circulação sanguínea. E isso vale tanto para o couro cabelo, quanto para a pele do rosto e corpo.

No entanto, se tratando dos cabelos, esse efeito faz com que vitaminas, minerais e nutrientes imprescindíveis cheguem aos fios de forma acelerada.

Como consequência, o crescimento saudável é acelerado, proporcionando fios fortes, encorpados e bonitos.

 

Limpa profundamente

A argila roxa pode ser usada ainda como um shampoo de limpeza profunda para os cabelos. Em sua composição, temos os sais minerais como silício, ferro e magnésio, que são responsáveis por manter uma limpeza equilibrada dos fios e do couro cabeludo.

Sendo assim, quando aplicada na raiz dos fios, tende a desencadear um efeito esfoliante, proporcionando a oxigenação na região. Já quando aplicada no comprimento, é capaz de eliminar qualquer “sujeira” que possa estar presa aos fios. E, eliminando essas impurezas, os cabelos tendem a se manter mais saudáveis, brilhosos e bonitos.

 

Elimina toxinas

Eliminar as toxinas dos fios e das raízes dos cabelos é essencial para mantê-los fortes e com um crescimento saudável. Por essa razão é muito interessante lavar os fios com uma mistura de argila roxa e água.

Para o couro, uma mistura mais densa, pois as toxinas “presas” na raiz tendem e ser mais difíceis de tirar. Enquanto que no comprimento apenas o escoamento da água com o pó da argila já será o suficiente.

 

Benefícios da argila roxa para a pele

Com o poder de hidratar, tonificar e equilibrar a pele, este mineral pode – e deve – ser usado por todos os tipos de pele, a fim de mantê-la saudável e protegida.

 

Hidrata profundamente a pele

Os minerais presentes na composição da argila são responsáveis por hidratar profundamente a pele. Equilibrando, dessa forma, a sua sedosidade e maciez, além de recuperar a pele de possíveis danos causados por espinhas, por exemplo.

 

Ação antioxidante

O efeito antioxidante mantém a pele livre das toxinas que causam alguns tipos de infecções, além de protegê-la do envelhecimento precoce. Nutrindo e revitalizando a nossa pele, a argila é ainda capaz de equilibrar a oleosidade.

Desse modo, mantém a pele livre dos radicais livres e equilibra a produção das glândulas sebáceas, a fim de mantê-la protegida, hidratada, nutrida e saudável por muito mais tempo do que as máscaras que compramos em farmácias.

 

Estimula a circulação sanguínea

A estimulação da circulação sanguínea é importante tanto para os cabelos, quanto para a pele em si. Afinal, é a partir dessa estimulação que a pele tende a cicatrizar mais rápido; desenvolver elasticidade e firmeza; manter-se mais nutrida, a partir das vitaminas e minerais que chegam pela corrente sanguínea; recuperar-se de manchas e inflamações; entre outros.

Portanto, aplicar a máscara semanalmente desencadeará um efeito notável e duradouro, de uma pele amplamente saudável, macia e bonita.

A produção de colágeno é expressivamente acelerada. E como sabemos, é o colágeno que dará um ar mais jovial e firme para a pele – até mesmo para as mais maduras.

 

Limpa a pele sem agredir

Além disso, a máscara ainda age como um limpador profundo da pele, mas sem agredi-la. A argila roxa irá penetrar nas camadas mais profundas, desobstruindo os poros, equilibrando a oleosidade, estimulando a circulação, proporcionando uma sensação refrescante, além de absorver as impurezas mais “impregnadas” na pele.

E ainda, a argila é capaz de promover uma esfoliação profunda e eficiente, removendo as células mortas e dando abertura para o desenvolvimento saudável do tecido cutâneo.

 

Trata e previne cravos e espinhas

Por proporcionar uma limpeza profunda e o equilíbrio da oleosidade, a argila pode ainda tratar e prevenir o aparecimento de espinhas e cravos. A recuperação da pele inflamada é mais rápida, além de proteger contra novos problemas de pele.

Além disso, o excesso de oleosidade e impurezas é responsável por muitos cravos e espinhas. Desse modo, uma pele limpa e mais sequinha, sem dúvidas estará livre do reaparecimento desses incômodos estéticos e doloridos.

 

Como aplicar a argila roxa nos cabelos

Agora que você aprendeu todos os benefícios deste mineral, é hora de aprender a usá-lo no seu dia a dia. A aplicação é bem simples, e você deve se atentar a finalidade.

 

Aplicar no couro cabeludo

Se você quer aplicar no couro cabeludo a fim de absorver a oleosidade e proporcionar nutrientes e minerais para a raiz capilar, basta aplicar da seguinte forma:

  • Prepare uma mistura de 2 colheres de sopa da argila em pó com 200 ml de água filtrada.
  • Em seguida, com a ajuda de um pincel para cabelos, aplique o produto em todo o couro cabeludo – evitando “sujar” o comprimento dos fios.
  • Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água morna. Finalize com a sua hidratação capilar natural favorita.

 

Aplicar nos fios

Agora, se você quiser aplicar nos fios a fim de limpá-los profundamente (por exemplo, antes de fazer um procedimento químico), deverá seguir o passo a passo abaixo:

  • Misture duas colheres de chá do pó do mineral em 150 ml de água filtrada. Mexa até proporcionar uma mistura homogênea.
  • Aplique no comprimento dos fios, delicadamente. Não precisa deixar agir, basta enxaguar em seguida.

 

Aplicar como esfoliante

Por fim, existe ainda a forma de esfoliante ultra-estimulador do couro cabeludo. Para isso, basta uma mistura mais densa que siga as recomendações abaixo:

  • Misture 3 colheres de sopa do pó da argila em 200 ml de água filtrada.
  • Em seguida, aplique delicadamente por todo o couro cabeludo.
  • Deixe a misturinha agir por 1 minuto e comece a massagear – de leve – todo o couro. Faça movimentos circulares, por 4 minutos.
  • Depois é só enxaguar bem e finalizar com uma hidratação no comprimento dos fios.

 

Como aplicar a argila roxa na pele

Por fim, temos o passo a passo prático da aplicação na pele.

  • Primeiramente, prepare a mistura de 1 colher de sopa do pó em 150 ml de água filtrada. Se ficar muito aguado, acrescente – aos poucos – mais pó da argila.
  • Depois é só aplicar por toda a pele (rosto ou corpo), evitando regiões como os olhos e a boca.
  • Deixe o produto agir por 10 minutos e, em seguida, retire-o delicadamente com uma massagem e água morna.
  • Finalize com o seu hidratante natural favorito.

Pronto! Com esses cuidados rápidos e simples, você desfrutará de pele e cabelos mais saudáveis.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *