Batom Natural e Caseiro: Como Fazer (Receita Fácil)

batom natural

Utilizar um batom natural caseiro pode ser uma ótima alternativa para você que está tentando se livrar dos malefícios de produtos industrializados.

Muitas vezes podemos encontrar metais pesados na composição de diversas marcas de cosméticos. Dentre eles o chumbo, responsável por diversos problemas de saúde como o câncer.

Por este motivo, fabricar o seu próprio batom poderá lhe livrar desta constante exposição a agentes tóxicos, além de proporcionar o uso de um produto exclusivo.

E além de ter o seu próprio e único produto, você ainda economizará, visto que o valor de algumas marcas pode ser um pouco “pesado”. Afinal, do que adianta pagar caro por algo que ainda poderá prejudicar sua saúde não é mesmo?

Tendo isto em vista, preparamos um artigo super prático para você aprender a fazer o seu próprio batom natural. Confira a seguir.

 

Como fazer o seu batom natural caseiro

 

Ingredientes

Para cada batom caseiro que você fizer, vai precisar exatamente das seguintes medidas:

 

Para a estrutura do batom

 

  • 1 colher de sopa de cera de candelila
  • 1 colher de sopa de manteiga de cacau ou karité
  • 1 colher de chá de óleo de coco
  • 1 gota do seu óleo essencial favorito para dar o cheirinho
  • 1 recipiente pequeno com tampa para armazenar o batom

 

Para a cor do batom

 

Você poderá brincar com as cores, fazendo diversas combinações com diversos produtos naturais. Entre eles, os mais utilizados:

Roxo: Para fabricar o seu próprio batom roxo, opte por adicionar a sua receita um pouquinho de pó de ipê roxo, até atingir a cor desejada.

Vermelho: Para atingir esta tonalidade, você pode utilizar pó de beterraba ou semente de urucum. Quanto mais você adicionar na sua receita, mais intenso ficará o vermelho.

Rosa: Misture os ingredientes para o batom vermelho, sem exagerar no “corante”. Adicione amido de milho, aos poucos, até formar uma pastinha mais rosada. Quanto menos beterraba e mais amido de milho, mais suave ficará a tonalidade do rosa.

Marrom: Para atingir diversos tons de marrom, você pode misturar cacau em pó. Quanto mais cacau, mais escuro ficará o seu batom.

 

Como preparar o seu batom natural

batom caseiro

 

Primeiramente você deverá derreter os ingredientes como a manteiga de cacau e óleo de coco.

Em seguida, acrescente o seu óleo essencial favorito.

Misture tudo com a cera de candelila.

Adicione lentamente o ingrediente que dará a tonalidade para o seu batom. Faça este passo com cuidado, acrescentando um pouco do “corante” e mexendo sempre a mistura a cada nova adição.

Em seguida, despeje a misturinha em um recipiente com tampa e espere esfriar.

Ao atingir a temperatura ambiente, o seu batom já terá endurecido.

 

Cuidados com o seu batom caseiro

 

Para que o seu batom caseiro não estrague, evite mantê-lo em ambientes muito quentes, para que não aconteça dele derreter.

Por serem utilizados produtos 100% naturais, a data de validade torna-se mais curta. Dessa maneira, o consumo recomendado é, de no máximo, 50 dias. Para um período mais prolongado, deixe-o na geladeira.

 

A importância de hidratar os lábios

 

Utilizar produtos naturais para fazer o seu próprio batom pode, ainda, ser uma ótima opção de hidratação para os lábios.

Muitas vezes os produtos que encontramos no mercado dos cosméticos ressecam e racham a pele labial, desencadeando incômodos e até infecções.

Assim, saber exatamente o que você está aplicando é essencial para a segurança da sua saúde.

Todavia, você terá um batom lindo para chamar de seu que, além de dar cor aos lábios, irá nutri-lo e hidratá-lo graças ao óleo de coco em sua composição.

Faça o teste e aprove você mesma! Depois nos conte nos comentários qual foi o resultado do seu batom, ok?

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *