Babosa (Aloe Vera): Para Que Serve, Benefícios e Como Usar

babosa

O que é Babosa ou Aloe vera?

Aloe vera é o nome científico da planta conhecida popularmente como babosa. É uma planta medicinal com características semelhantes às suculentas, que cresce em climas tropicais e pode ser encontrada em diversas regiões do mundo.

 

Para que serve a Babosa

A babosa é amplamente utilizada em procedimentos estéticos, tratamentos para a saúde e até mesmo de forma ornamental. Na sequencia temos uma lista com os principais benefícios para diversas partes do corpo.

 

Benefícios da babosa para os cabelos

Hidrata profundamente os fios

Acredita-se que este seja o benefício mais potente da babosa. Ela promove uma hidratação profunda dos cabelos, recuperando os fios mais danificados.

Reduz a quebra, fortalecendo a fibra do fio de dentro para fora.

O efeito brilho instantâneo é perceptível logo após o enxágue do produto. Existem inúmeras maneiras de aplicar a Aloe vera nos cabelos, desde o uso de shampoos e condicionadores com Aloe vera, até a aplicação dela pura nos fios.

 

Receitas com babosa para hidratação dos cabelos

Babosa + óleo vegetal

Ingredientes:

  • 3 colheres de gel de babosa;
  • 1 colher de óleo de coco ou 15 gotas de óleo de banana;

Modo de preparo e forma de usar:

Bata tudo no liquidificador. Aplique no cabelo, da raiz às pontas. Use uma touca térmicaDeixe agir por aproximadamente 40 minutos. Enxague bem.

Você verá resultados surpreendentes nos seus cabelos, especialmente se você tem problema de cabelos fracos e opacos.

 

Babosa com mel (para não veganos)

Ingredientes:

  • 2 colheres de óleo de babosa;
  • 3 colheres de mel;

Modo de preparo:

Misture tudo e aplique nos cabelos limpos e úmidos. Deixe agir por aproximadamente 30 minutos. Enxague bem.

Esta máscara de hidratação pode ser aplicada a cada 15 dias.

 

Combate a queda capilar

Quando aplicada frequentemente e diretamente no couro cabeludo, a Babosa combaterá a queda capilar.

Basta massagear uma quantidade generosa de Aloe Vera rente a raiz dos fios, deixando que a pele absorva bem o produto.

Deixe agir por 30 minutos e enxágue normalmente. Se mantiver uma frequência neste tratamento, os resultados serão ainda mais notórios.

 

Previne e elimina a caspa

Ao tratar o couro cabeludo com Babosa, além de acelerar o crescimento dos fios, fortalecer sua raiz e dar um brilho extra, a Aloe vera irá ainda tratar e eliminar a caspa e outras dermatites.

Aplicando o gel da Babosa diretamente na raiz dos cabelos, a mesma irá se encarregar de hidratar profundamente a pele, evitando a descamação causada pela caspa, e aliviará a coceira.

Assim, gradativamente eliminará este problema e ainda, com o uso contínuo, evitará o seu reaparecimento.   

 

Benefícios da babosa para a pele

Hidrata a pele

Este é um dos benefícios mais conhecidos da Babosa. Por apresentar uma capacidade de acelerar o processo regenerativo da pele, esta planta é um excelente e potente hidratante natural (aprenda a fazer o seu  hidratante caseiro natural).

Basta você extrair a parte de dentro da folha da Babosa, e aplicar diretamente na pele do rosto ou qualquer parte do corpo. Deixe agir o quanto quiser, pois, quanto mais tempo, mais profunda será a absorção dos seus benefícios.

 

Trata espinhas

Uma das vantagens de tratar a pele com a Babosa é que esta apresenta função bactericida, ou seja, é uma forte aliada contra as espinhas inflamatórias.

Acelerando a recuperação da pele e acalmando o aspecto de “vermelhidão”. Além de secar as espinhas mais rápido, pois intensifica a restauração da área comprometida.

Basta aplicar babosa no rosto, na região que tiver espinhas e deixar que a pele absorva o máximo de tempo possível.

 

Trata queimaduras

Sabe aquelas queimaduras incômodas causadas pelo Sol? Então, a Aloe Vera é uma ótima opção para quem tem estes problemas.

Seu efeito calmante e regenerador auxilia no processo de recuperação da pele queimada, além de hidratar e evitar que a mesma “descasque”.

Além de aliviar a sensação de ardência nas regiões afetadas.

Para sentir seus efeitos, basta aplicar uma camada generosa do gel encontrado na folha da Babosa diretamente na pele irritada. Não é necessário enxaguar, afinal, quanto mais tempo o produto na pele, melhor os resultados.

 

Efeito cicatrizante

Outra dica bem conhecida é a de aplicar Babosa em machucados, feridas e picadas de inseto.

Por apresentar um efeito coagulante, quando a Babosa entra em contato com o sangue do ferimento, a mesma acelerará o processo de coagulação, formando uma barreira mais rápida entre o machucado e o ambiente.

Não causa ardência ao ser aplicada diretamente em regiões comprometidas, muito pelo contrário, seu efeito calmante irá aliviar a dor e a sensação de queimação que muitas feridas provocam.

No caso de picadas de inseto, para quem tem alergia, a Babosa alivia quase que instantaneamente a coceira e o vermelhidão.

Basta você aplicar uma quantidade razoável diretamente no machucado ou picada, deixando o produto secar em cima da sua pele. Se necessário, feche o ferimento com uma gaze. Assim você manterá o Aloe Vera mais tempo em contato com a pele.

 

Minimiza manchas na pele

Para quem sofre com manchas de melasma na pele, a aplicação regular de Babosa pode auxiliar na minimização deste problema.

Gradativamente a pele irá regenerar e se recuperar da mancha, dando cada vez mais a impressão de uma pele mais uniforme e corrigida.

Aplique diariamente uma boa quantidade do gel da Babosa em cima das suas manchinhas, deixando agir o tempo que desejar. Ou ainda, aplique além das manchas, para garantir uma hidratação uniforme de toda a pele.

Confira nosso post sobre como clarear a pele de forma natural.

 

Benefícios para o aparelho digestivo

Além de todos os benefícios que já vimos até aqui, a babosa ainda auxilia nosso processo digestivo de maneiras muito eficazes.

Para isto, basta você ingerir um copo de suco de Aloe vera de uma a no máximo duas vezes por semana, e você já perceberá resultados.

 

A receita de suco de babosa é bem simples:

  • Colha duas folhas de babosa bem “recheadas”, cortando-as próximas à raiz da planta, mas sem agredi-la.
  • Em seguida descasque folha por folha, removendo o gel e o colocando no liquidificador. Separe apenas o gel do interior da folha, evitando o mais amarelado que aparece rente à casca.
  • No liquidificador, adicione um suco cítrico, de sua preferência. Bata até formar uma mistura homogênea. O seu suco estará prontinho para ser consumido.

 

Uma alternativa ao suco de babosa é o chá de babosa, que terá um efeito muito semelhante.

  • Colha uma folha de babosa;
  • Raspe todo o gel e misture com uma xícara de água;
  • Aqueça até começar a ferver, desligue e deixe descansar por 10 minutos;

Dica: você pode acrescentar folhas de hortelã ou um pouco de erva-doce para conseguir um sabor mais agradável.

Tome no máximo uma vez por semana, por se tratar de um chá bastante forte.

 

Alivia a prisão de ventre

A Babosa aumenta o movimento no intestino quando ingerida, provocando uma sensação laxante.

Assim, elimina a constipação intestinal além de prevenir o seu reaparecimento.

 

Melhora a saúde digestiva

A Babosa contém uma grande quantidade de enzimas, que são necessárias para que o processo digestivo de nosso corpo funcione corretamente.

Assim, sua ingestão regular aumentará o aproveitamento de carboidratos, proteínas e gorduras no organismo.

Ainda, melhora o funcionamento do intestino e do estômago, diminuindo a acidez (como azia), evitando diarreia e constipação intestinal. Por esse motivo, a babosa está associada ao emagrecimento.

 

Benefícios da Aloe vera para o corpo todo

Energético natural

Diminui o estresse e até mesmo a anemia, provocando um aumento na disposição e na energia corporal.

Sua composição apresenta-se de uma maneira rica para o organismo, com dezenove aminoácidos essenciais para o equilíbrio de nossa saúde. Responsáveis por formar e estruturar proteínas, que são a base de nossos tecidos e células.

Além de possuir todos os elementos responsáveis e indispensáveis para o nosso metabolismo e atividade celular.

Basta consumir de um a dois copos do suco semanalmente e pronto.

 

Benefícios da babosa contra doenças

Aumenta a imunidade

Por apresentar elevadas quantidades de vitamina C, a babosa aumenta significativamente a capacidade imunológica em nosso corpo. Lutando assim contra gripes e resfriados, além de abaixar a febre e auxiliar em doenças até mesmo como câncer.

 

Combate dores musculares

 A aplicação do gel da Babosa como um creme massageador, nas regiões atingidas por dores musculares, apresenta resultados incríveis.

Diminui a dor, uma vez que seus princípios ativos penetram até a camada mais profunda da pele, tratando as dores causadas por questões inflamatórias.

Bloqueando os receptores da dor, é como se a Babosa fosse um anestesiante natural, acalmando e relaxando a região dolorida.

 

Controla o colesterol

Quando ingerida regularmente, a Babosa pode controlar o colesterol.

Sua função de estabelecer o aumento da circulação sanguínea proporcionara a eliminação – gradativa – de gorduras presentes nas artérias.

 

Rival das pedras nos rins

Que esta planta tem o poder de expulsar as toxinas de nosso corpo, a gente já sabe. Mas por conta dessa funcionalidade, a Babosa ainda auxilia os rins na expulsão de agentes maléficos.

Dessa maneira, os rins funcionarão mais rapidamente, evitando a tão temida pedra nos rins.

 

Combate doenças bucais

Os seus incríveis ativos aliviam ainda doenças bucais como gengivite e aftas, acelerando o processo regenerativo da pele.

Assim, a ingestão de um copo semanal aliado com a aplicação do gel diretamente nas feridas bucais, o processo de recuperação será ainda mais rápido e eficaz.

 

Onde comprar Aloe vera

Atualmente existe uma infinidade de produtos contendo extrato ou gel de babosa como ingrediente principal. Além do gel puro, você também pode encontrar cosméticos como shampoo de babosa, condicionadores, cremes, etc. 

Você pode comprar esses produtos em farmácias, lojas de produtos naturais e também online nas lojas Americanas, por exemplo. 

 

A Babosa como o remédio natural mais conhecido

Não é de hoje que se sabe de todos esses benefícios. Entretanto, é necessário sempre pesquisar e aprender um pouco mais sobre o assunto.

Assim, seguindo receitas simples poderemos ter uma vida mais saudável com a ingestão de produtos naturais, que dificilmente apresentarão efeitos colaterais para nossa saúde.

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *