Argila Verde – Conheça os Benefícios e Aprenda a Usar

argila verde

Atualmente, tem-se ouvido falar muito sobre tratamentos com argila. Apesar de parecer novidade, estudos comprovam que os benefícios para a estética e para a saúde são milenares. Há registros egípcios de utilização da argila desde 3.000 a.C.

As argilas são derivadas de rochas do tipo cristalinas e eruptivas. As propriedades medicinais são muitas.

Especificamente a argila verde possui óxido de sódio, zinco, óxido de alumínio, cobre e magnésio, entre outros componentes.

 

Para que Serve a Argila Verde

Ótima para cuidar da beleza e da saúde, a argila verde traz consigo dezenas de resultados comprovados que apontam benefícios para pele, corpo, cabelos e unhas, ajuda a combater dermatites, recupera machucados, clareia a pele, reduz medidas e tira manchas .

Promove a liberação de íons, graças a sua capacidade de reter água e fazer trocas iônicas, chegando até as células e assim proporcionando diversos efeitos positivos. Além disso, possui propriedades antibacterianas que auxiliam no tratamento de infecções na pele.

Confira a seguir as vantagens da argila verde para a sua saúde, e qual a melhor maneira de usufruir de suas propriedades.

 

Benefícios da Argila Verde

Os principais benefícios da argila verde são:

  • Combate a caspa e diminui a oleosidade do cabelo.
  • Possui efeito cicatrizante.
  • Combate dermatites.
  • Ajuda a clarear e tirar manchas da pele.
  • Reduz medidas.
  • Possui propriedades antibacterianas.
  • Hidrata pele e cabelo.
  • Combate cravos e espinhas.
  • Combate doenças e micoses que atacam as unhas.
  • Melhora dores nas articulações.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Tem efeito cicatrizante e revitalizante.
  • Melhora dores de cabeça.
  • Ajuda a eliminar estrias, celulite e medidas.
  • Desobstrui os poros.
  • Devolve o equilíbrio da pele.
  • Ajuda a regular o sebo.
  • Tem propriedades antissépticas.

 

Benefícios da Argila Verde Para o Cabelo

São inúmeros os benefícios que a argila verde traz para os cabelos e o couro cabeludo. Com receitas rápidas e simples, você poderá testar e aprovar essas vantagens. Adiante, mostraremos passo-a-passo como você pode aplicá-la nos cabelos.

Caspa

Muitas vezes, quem possui cabelos com tendência a oleosidade também apresenta a tão temida “caspa”, que nada mais é que a escamação do couro cabeludo, podendo causar irritação e coceira.

Assim, a aplicação de argila verde no couro cabeludo desencadeará um efeito peeling suave, renovando as células e regulando a secreção sebácea.

Possibilita uma limpeza profunda através da remoção de células mortas, fazendo com que o couro cabeludo se “purifique”, diminua a oleosidade e, consequentemente, a caspa.

 

Como usar argila verde no Cabelo: Receita contra caspa

  • Adicione quatro colheres de argila verde em um recipiente (não pode ser de metal) e vá adicionando água aos poucos.
  • Mexa até que a mistura apresente um aspecto de pasta.
  • Aplique por todo o couro cabeludo seco com a ajuda de um pincel para cabelos.
  • Deixe o produto agir por 20 minutos.
  • Na hora de retirar, faça uma leve esfoliação no couro cabeludo, para potencializar a limpeza.
  • Repita esse procedimento no máximo duas vezes por semana. Inicialmente o cabelo pode apresentar ressecamento, mas é normal devido à remoção de oleosidade.

 

Hidratação para os fios

Ainda para quem sofre com oleosidade capilar, a argila verde pode ser uma ótima aliada contra este malefício.

Entretanto, deve-se ter cautela na aplicação nos fios, sendo que se aconselha apenas uma pequena quantidade, de consistência mais líquida e leve, aplicada no couro cabeludo e no início dos folículos.

 

Receita para hidratação dos fios

  • Adicione três colheres de argila verde em um recipiente. Vá adicionando leite de coco até formar uma pasta um pouco leve e líquida.
  • Aplique no couro cabeludo e no início dos fios.
  • Utilizando uma touca térmica, deixe a mistura agir por 10 minutos.
  • Enxágue, permitindo que o produto escorra ao longo do comprimento do cabelo, para purificá-lo e hidratá-lo.

 

 

Benefícios da Argila Verde para a Pele

Pele oleosa com/sem cravos e espinhas

Geralmente na adolescência, inflamações aparecem no rosto, e são favorecidas pela oleosidade da pele. Em pele oleosa, bactérias causadoras de cravos e espinhas encontram o ambiente ideal para se proliferarem, desencadeando os dolorosos e incômodos acúmulos de pus.

Por apresentar efeitos bactericidas e absorventes, a argila verde pode ser então uma ótima solução contra a acne.

Ao entrar em contato com a pele, proporciona equilíbrio e limpeza das glândulas sebáceas, que são responsáveis pela manutenção da oleosidade da pele.

Assim, o aspecto de pele “brilhosa” diminui, mantendo um rosto mais sequinho e profundamente limpo.

OBS: Se sua pele é apenas oleosa, mas não apresenta inflamações como as espinhas, a argila verde também é recomendada para equilibrar a oleosidade do rosto.

Para aplicar é bem simples e pode ser feito em casa. Basta seguir o passo-a-passo de como utilizar a argila verde no tratamento de espinhas:

 

Argila Verde no Rosto

Como usar argila verde no rosto: receita para tratar espinhas

  • Em um recipiente com 70 ml de água, vá adicionando a argila verde em pó até formar uma consistência pesada e grossa.
  • Aplique o produto no rosto, evitando a área dos olhos e da boca, preenchendo bem a pele, de uma maneira densa, como se fosse um “reboco”.
  • Aguarde a mistura endurecer e secar bem na pele e retire-a com água morna delicadamente, para não agredir a sua face.
  • Você notará seu rosto levemente avermelhado, mas não se preocupe. Isto ocorre devido à estimulação da circulação sanguínea.

Faça essa máscara no máximo três vezes por semana, para evitar o efeito rebote.

Aprenda sobre outras formas de como acabar com espinhas de forma natural.

 

 

Benefícios da Argila Verde para as Unhas

Por ter uma função protetora contra bactérias e fungos, a argila verde pode ser uma forte aliada contra doenças e micoses que possam atacar unhas e cutículas.

Além de acalmar a pele e proporcionar cutículas mais suaves, ela manterá fungos e bactérias longe de suas unhas, mantendo-as mais fortes e vívidas.

Receita para cuidar das unhas

  • Para usufruir destes benefícios, basta mergulhar a ponta dos dedos (ou a mão/pé todo(a), se preferir) em um pote de água com duas a três colheres de argila dissolvida.
  • A consistência não precisa ser grossa, pode ser bem líquida mesmo, apenas para que você possa manter suas unhas submersas na mistura.
  • Não há um tempo limite; como é algo relaxante de se fazer, aproveite um momento que você poderá ficar bastante tempo cuidando de si.

 

Benefícios da Argila Verde para o Corpo

Melhora Dores nas Articulações

A principal característica da argila verde é a sua capacidade de absorção. Absorvem para si compostos relacionados à inflamação, diminuindo dermatites, tratando ferimentos e acalmando a pele agredida.

Dessa maneira, para quem sofre de constantes dores nas articulações, por exemplo, podem aplicar uma densa máscara desta argila no local dolorido, que a mesma irá auxiliar no tratamento antiinflamatório, aliviando os sintomas e, em alguns casos, as causas das dores.

 

Má Circulação

Para aquelas pessoas que têm sofrido de má circulação, a argila também tem se mostrado eficaz neste aspecto.

Aplicar de duas a três vezes por semana uma mistura de argila com água nas regiões como pernas e bumbum desencadeará um alívio para as dores causadas pela má circulação. Pode até mesmo prevenir o aparecimento de varizes.

É necessário que a mistura que você aplicará possua a consistência de pasta de dente. É importante também que seja misturada somente com água, para não afetar as propriedades responsáveis pelo melhoramento da circulação sanguínea.

 

Efeito Cicatrizante

Esta argila é utilizada há muito tempo para tratamentos pós operatórios, graças à sua capacidade de acelerar o processo de cicatrização.

Aplicar argila verde em pele irritada, por exemplo, como em alguns casos de dermatite, pode ser altamente recomendado.

Por apresentar propriedades cicatrizantes, favorecem a reconstituição celular, além de manter longe a proliferação de parasitas.

Reduz a inflamação de qualquer parte do corpo, proporcionando uma purificação e, ao mesmo tempo acalmando a pele ferida.

Elimina toxinas, melhorando a circulação sanguínea e ainda descongestionando a circulação linfática. Promove, assim, uma ação cicatrizante poderosa e rápida.

A consistência da aplicação, nestes casos, pode ser mais leve, como um creme líquido, apenas dissolvendo-o em água.

Antes de iniciar um tratamento com argila verde, é recomendado consultar um médico.

 

Alívio para Dores de Cabeça

O seu efeito relaxante faz com que, quando aplicada nas têmporas e testa, alivie dores de cabeça e até mesmo enxaquecas.

A consistência da mistura para aplicação não precisa ser tão grossa. Pode ainda, ser intensificada com o acréscimo de algumas gotas de óleo essencial de lavanda, que potencializará a ação relaxante.

Com o produto na pele, procure deitar e relaxar um pouco, até perceber um alívio da dor.

 

Poder Antibacteriano

Em um estudo sobre os efeitos antibacterianos da argila verde da Universidade do Estado do Arizona, os pesquisadores descobriram que a argila verde é eficaz na inibição de diversas bactérias como a Escherichia coli, Salmonella typhimurium, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Mycobacterium marinum, patógenos bacterianos que causam infecções graves e por vezes resistentes ao tratamento com antibiótico tradicional.

 

Para Eliminar Celulites, Estrias e Medidas

A argila verde combate a retenção de líquidos no corpo e ajuda o organismo a eliminar toxinas e resíduos, dessa forma, ela é muito eficiente no combate a celulite, estrias e na gordura localizada da barriga, pernas e bumbum.

 

Argila Verde Antes e Depois

A blogueira Mayra Dancini fez um post explicando a sua experiência usando a argila verde por 3 semanas e conta o que achou do tratamento. Confira o post e fotos do antes e depois.

 

Onde Comprar Argila Verde

Você pode encontrar argila verde para comprar em farmácias e lojas online como Lojas Americanas, Extra e Mercado Livre.

O preço da argila verde pode variar entre 5 a 100 reais dependendo da marca e da embalagem.

 

Contraindicações

O tratamento com argila verde é contraindicado para quem tem alergia a algum dos seus componentes e pessoas com lesões na pele onde a argila será aplicada.

 

A Argila e suas Propriedades Medicinais

Cada tipo de argila irá atuar de uma maneira particular no físico da pessoa que a utiliza. Sua propriedade medicinal é indiscutível.

Sua utilização já vem desde os nossos antepassados, que nos deixaram pistas de quão eficaz e satisfatório podem ser as consequências de um tratamento potencializado com argilas.

Assim, se você estava em dúvida sobre utilizar ou não este produto, vá em frente! Não custa nada tentar, e provavelmente os resultados serão até melhores do que os esperados.

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *