Argila Rosa: Para que Serve, Benefícios e Como Usar

argila rosa

A argila rosa é uma mistura da argila branca e da argila vermelha, e, assim como todas as argilas, forma-se a partir da degradação e decomposição  de matéria orgânica e de rochas que, com o passar dos anos, modificam-se quimicamente, transformando-se neste mineral.

 

O que é a argila rosa?

A argila rosa nada mais é do que a mistura da argila vermelha com a branca. Esta junção, no entanto, forma uma incrível argila de efeito antisséptico, adstringente, suavizante e cicatrizante.

É como se você pegasse as melhores propriedades da argila branca e, em seguida, fosse acrescentado todas as vantagens da argila vermelha.

Levando isso em conta, preparamos um guia para você aprender a utilizar a argila rosa e usufruir de todos os seus benefícios.

 

Para que Serve a Argila Rosa

Não é de hoje que se fala sobre as vantagens de utilizar a argila rosa na rotina de cuidados com a pele e os cabelos. A utilização de produtos naturais como a argila é milenar e há relatos históricos sobre seus benefícios.

Dessa maneira, a argiloterapia é muito conhecida pelos amantes de produtos naturais. A rica composição das argilas proporciona propriedades importantes para a manutenção da saúde da pele e cabelo e tem sido cada vez mais cobiçada por esteticistas.

A ciência moderna está demonstrando o que povos milenares já conheciam: diversos benefícios das argilas, que apresentam propriedades  hidratantes, esfoliantes, anti-inflamatórias, antissépticas, refrescantes, cicatrizantes, entre outras. Além disso, estudos científicos estão provando os efeitos da aplicação de argila no aumento da produção de colágeno na pele.

Para você ficar por dentro de todas vantagens e formas de uso, leia esse guia completo de como utilizar a argila rosa para tratar sua pele e seus cabelos.

 

Propriedades da argila rosa

A argila rosa é indicada para todos os tipos de pele, mas principalmente para peles sensíveis, irritadas, com tendências alérgicas ou desidratadas. Isso se deve à ação da argila branca, que é bem suave para esse tipo de pele. A argila branca é anti-inflamatória, adstringente e revitalizante. 

Devido à presença da argila vermelha, é rica em óxido de ferro, componente fundamental na respiração celular. Remove resíduos e absorve a oleosidade excessiva, limpando profundamente a pele.

 

Benefícios da argila rosa

Os principais benefícios da argila rosa são:

  • Tonifica, hidrata e limpa a pele.
  • Promove elasticidade e maciez a pele.
  • Possui efeito antioxidante.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Evita o aparecimento de cravos e espinhas.
  • Remove toxinas.
  • Combate gordura localizada e celulite.
  • Elimina a caspa.
  • Estimula o crescimento do cabelo.
  • Devolve o brilho natural para a pele e cabelo.
  • Previne o aparecimento de rugas.
  • Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes.
  • Diminui o estresse.
  • Reduz medidas.
  • Ajuda na queima de gorduras localizadas e combate a celulite.

 

 

Benefícios da argila rosa para a pele

A argila rosa é conhecida por ser eficaz e ao mesmo tempo delicada. É indicada para todos os tipos de pele, não havendo contra-indicações para peles sensíveis. Muito pelo contrário, a argila rosa tem sido a mais recomendada para tratar e hidratar peles irritadas e frágeis. A argila rosa também ajuda a clarear a pele e tirar manchas do rosto.

Para usufruir de seus benefícios, é possível seguir uma única receita.

Observação: Utilize sempre utensílios de plástico ou vidro para manipular a argila. Potes e vasilhas de metal podem reagir com os minerais da argila.

Receita de máscara de argila rosa para a pele

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de argila rosa
  • 100 ml de água

Modo de preparo:

  • Misture a argila em pó com água. Mexa até formar uma pasta um pouco densa.

Como usar argila rosa no rosto:

  • Com a pele limpa, aplique uma camada generosa da mistura, espalhando-a uniformemente.
  • Deixe agir por 20 minutos.
  • Enxágue com movimentos circulares, massageando e proporcionando uma leve esfoliação à pele.
  • Finalize com um hidratante de sua escolha.

Agora que você já aprendeu como preparar a argila rosa, está na hora de conhecer os benefícios que sua aplicação trará para a sua pele. Confira:

Tonifica a pele

Utilizar a máscara facial de argila rosa auxilia no processo de tonificar a pele. Fazendo assim, que o rosto aparente mais firme e com melhor sustentação.

Ótima para prevenir os sinais da idade, proporcionando nutrientes essenciais para manter a pele sempre jovem e bonita.

Promove elasticidade e maciez, itens indispensáveis para uma pele saudável.

Outro fator importante de sua utilização é seu efeito antioxidante, que deixa as células protegidas, livres dos radicais livres que possam causar o envelhecimento precoce.

 

Hidrata profundamente

As trocas iônicas entre a pele facial e a argila rosa resultam em uma pele profundamente hidratada.

Penetrando em mais de uma das camadas da pele, a argila rosa tem o poder de melhorar a circulação sanguínea, desencadeando uma melhor “irrigação” das células.

Rica em óxido de ferro promove a transferência de elétrons, resultando em uma pele com viço natural e com um aspecto aveludado.

 

Limpa a pele

Outra função super interessante da argila rosa com a pele, é que a mesma desencadeia uma limpeza profunda.

Sua função absorvente é capaz de “sugar” o excesso de oleosidade das glândulas sebáceas, eliminando o excesso de gordura nos poros.

Dessa maneira, evita o aparecimento de cravos e espinhas.

Remove toxinas que possam insistir em penetrar em nossas peles, deixando assim, o rosto com um aspecto saudável e “purificado”. 

A argila rosa é altamente indicada para peles avermelhadas e mais sensíveis. Assim como para pessoas que constantemente apresentam problemas de pele decorrente de alergias.

 

Combate a gordura localizada e a celulite

O uso constante da argila rosa hidrata a pele, acelera sua regeneração, potencializa a elasticidade, além de melhorar a circulação.

Estas funções são de grande importância para tratar questões como gordura localizada e celulite.

Utilizar a argila rosa como um complemento para o tratamento contra a celulite lhe trará resultados satisfatórios.

 

Benefícios da argila rosa para os cabelos

Elimina a caspa

Em terapias capilares, utiliza-se a argila para tratar problemas do couro cabeludo como a caspa.

A argila rosa, especificamente, retém a oleosidade em excesso, fazendo com que o couro cabeludo fique mais “limpo” e “respirável”, diminuindo as descamações.

Sua ação bactericida auxilia no processo de expulsão das bactérias que podem estar causando a dermatite seborreica.

Dessa maneira, aplicar a argila rosa pelo menos uma vez por semana diretamente no couro cabeludo resultará em uma pele livre da caspa.

Receita de argila rosa contra caspa

  • Faça uma misturinha com a argila rosa em pó e água, até formar a consistência de um creme.
  • Em seguida, aplique em todo o couro cabeludo com a ajuda de um pincel.
  • Aguarde 20 minutos e enxágue.
  • Enquanto estiver retirando a argila, aproveite para fazer uma leve massagem no couro cabeludo, e, assim, potencialize os resultados.

Estimula o crescimento dos fios

Quando o nosso couro cabeludo está livre de bactérias e fungos, nosso cabelo tem mais “liberdade” para crescer forte e saudável.

Dessa maneira, aplicar a argila rosa regularmente garantirá uma melhora na circulação sanguínea e, consequentemente, estimulará o crescimento capilar.

Quando as células da pele podem “respirar” mais facilmente, sem a gordura da oleosidade para atrapalhar, nossos fios podem crescer fortes e saudáveis.

 

 

Cada argila tem seu benefício

Assim como as demais argilas, a rosa tem seus benefícios específicos, como, por exemplo, ser a mais indicada para pele sensível.

Entretanto, se você está começando a fazer tratamentos caseiros e naturais agora, opte por aquela que lhe trará resultados mais satisfatórios.

Tenho certeza de que, independente da sua escolha, os benefícios serão notórios e duradouros. Vale a pena experimentar a argiloterapia!

 

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *