Argila Preta – Conheça os Benefícios e Aprenda a Usar

argila preta

A argila preta, também conhecida como lama vulcânica, é um material composto por elementos com ricas propriedades.

Sendo retirada de grandes profundidades, esta argila é a mais difícil de ser encontrada. Justamente por isso, os seus benefícios são notórios e mais profundos que outros tratamentos naturais. Não é à toa que a argila preta é conhecida como a mais nobre de todas.

Seus principais componentes são titânio, magnésio, ferro, zinco e enxofre.

Sabemos que a junção da argiloterapia com outras terapêuticas naturais potencializa os efeitos de qualquer tratamento.

Usada para tratamentos de inflamações na pele há séculos, somente mais recentemente estudos científicos têm demonstrado o poder antibacteriano da argila natural no tratamento de pele. Essa propriedade tem demonstrado excelentes resultados no controle da acne e de outras infecções de pele.

Os cientistas também têm demonstrando a eficiência da aplicação tópica da argila na maior produção de colágeno pela pele.

Dessa forma, preparamos a seguir, um guia completo da argila preta. Aprenda quais são seus benefícios e qual a melhor forma de utilizar este material.

 

Benefícios da argila preta para a pele

A argila preta apresenta uma grande e concentrada quantidade de matéria orgânica e enxofre sendo, assim, recomendada para muitos tratamentos de pele.

Podemos seguir a mesma receita para qualquer aplicação na pele com fim terapêutico; entretanto, o que muda é a frequência utilizada para cada objetivo. Confira como você pode aproveitar os efeitos da argila preta com este modo de preparo simples.

Leia também sobre os benefícios da argila verde e da argila branca.

 

Receita da máscara de argila preta

  • Em um recipiente de plástico (nunca de metal, por conta das trocas iônicas), separe de duas a três colheres de argila preta em pó.
  • Vá adicionando, lentamente, água filtrada e morna. Mexa sempre enquanto estiver acrescentando a água.
  • Quando a consistência ficar parecida com a de uma pasta, a sua mistura está pronta.
  • Depois é só aplicar na pele e usufruir das seguintes vantagens.

 

Limpa e elimina toxinas

As propriedades da argila preta proporcionam uma incrível absorção de resíduos que possam estar impregnados na pele. Apresentam um efeito desintoxicante, removendo até mesmo partículas decorrentes da poluição a que estamos expostos no dia-a-dia e que possam ficar em nossas células.

Sua ação descongestionante limpa os poros profundamente, proporcionando uma pele suave e limpa.

Você pode utilizar a argila preta para limpar a pele tanto do rosto quanto a do corpo. Basta aplicar a pasta e deixar agir durante cerca de 20 minutos.

Em seguida, é só enxaguar com água morna delicadamente.

 

Reduz linhas de expressão

A capacidade da argila preta de regenerar as células da pele, ao ajudar na produção do colágeno, é responsável por sua “mágica” rejuvenescedora.

Assim, utilizar esta argila com uma frequência de até três vezes na semana, durante quinze minutos em cada aplicação, irá suavizar sua pele.

Consequentemente, as linhas de expressão serão “polidas” e, aos poucos, minimizadas.

 

Minimiza estrias e celulite

Assim como a argila preta reduz as linhas de expressão, ela também pode atenuar marcas como estrias e celulite.

A aplicação é bem simples, podendo ser feita diariamente, por dez minutos.

A quantidade pode ser um pouco maior do que a que você utiliza no tratamento de linhas de expressão, por exemplo.

Sua função absorvente, descongestionante e adstringente auxiliará neste processo de minimização das estrias e celulites.

 

Elimina espinhas e inflamações da pele

Suas funções bactericida e anti-inflamatória são fortes aliadas contra as espinhas, cravos e inflamações/machucados superficiais na pele.

Além de acelerar o processo de cicatrização das espinhas existentes, a argila preta previne o aparecimento de novas infecções.

A absorção da oleosidade e a limpeza profunda são responsáveis por uma pele livre de acnes.

Você pode aplicar a mistura numa quantidade mais densa diretamente nas espinhas, deixando agir por 20 minutos.

Depois, é só enxaguar e repetir o processo de duas a três vezes por semana, não se esquecendo de limpar e hidratar a pele regularmente.

 

Auxilia na eliminação de gordura localizada

Suas trocas iônicas e reações ao entrar em contato com a pele possibilitam, gradativamente, a redução de gorduras localizadas.

Você pode aplicar uma vez por semana a argila preta em regiões com acúmulo de gordura.

Deixe agir de 20 a 30 minutos e enxágue normalmente.

Além de reduzir a gordura, a circulação sanguínea é potencializada, dando a sensação de pele mais firme e suave.

Entretanto, lembre-se de que outros hábitos saudáveis lhe ajudarão na perda de gorduras. Sejam elas localizadas ou não, ok?

 

Acelera a regeneração celular

Por apresentar uma incrível capacidade de acelerar a regeneração celular, a argila preta pode ser um ótimo cicatrizante.

Assim como pode reduzir e eliminar problemas de pele como caspa e algumas dermatites.

 

Proteção antibacteriana

Pra quem tem apresentado uma imunidade um pouco baixa e necessita de cuidados especiais como sabonetes antibacterianos, a argila preta pode ser uma ótima opção.

Além de aplicá-la em tratamentos para a pele de maneira regular, você também pode utilizar sabonetes naturais de argila preta.

Dessa maneira, você aproveitará seus benefícios diariamente e no corpo todo.

 

Benefícios da argila preta para os cabelos

A argila preta também pode ser utilizada para tratamentos capilares, como prevenção à queda e limpeza profunda.

Com o uso regular, seus fios ficarão mais fortes e encorpados. Além de um couro cabeludo livre de problemas como a caspa e a oleosidade.

 

Função shampoo antirresíduo

Por apresentar uma função de limpeza, a argila preta, quando aplicada delicadamente nos fios, desencadeia o trabalho de um shampoo antirresíduo.

 

Receita de como aplicar argila preta nos cabelos:

  • Basta você fazer uma mistura um pouco mais suave, podendo acrescentar até leite de coco (para dar uma hidratação extra).
  • Assim, você massageia o couro cabeludo suavemente, esfoliando, estimulando a circulação sanguínea e desobstruindo a pele.
  • Deixe o produto agir de 30 a 40 minutos. Recomenda-se a utilização de uma touca térmica para auxiliar e acelerar o tratamento.
  • Quanto ao comprimento, procure aplicar delicadamente a mistura, para não ressecar demais. Se preferir, deixe apenas que a água que escorre do topo da cabeça se encarregue de levar a argila até as pontas.
  • Depois é só enxaguar e continuar o tratamento capilar como de costume, com hidratação, nutrição ou reconstrução.

 

Trata a queda capilar em função da idade

Para quem está sofrendo com a queda capilar devida à idade, a argila preta pode ajudar e muito.

Você pode aplicar a pasta diretamente no couro cabeludo, deixando agir por 20 minutos.

Depois é só enxaguar com cuidado, massageando em movimentos circulares.

A ativação da circulação por conta da massagem aumentará ainda mais o processo de renovação dos fios, diminuindo a queda e encorpando o cabelo.

 

Todo cuidado é importante

Com a pele sempre limpa e renovada, será difícil apresentar sinais da idade precocemente. Por isso uma rotina de cuidados é tão essencial.

A argila preta pode ser uma ótima opção para você que está disposto a cuidar da saúde e da beleza de uma maneira mais natural.

Mas não se esqueça: tudo precisa de um equilíbrio. A argiloterapia pode ser uma ótima terapêutica complementar quando se está atento aos demais sinais do corpo.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

2 pensamentos sobre “Argila Preta – Conheça os Benefícios e Aprenda a Usar”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *