Argila Branca: Para que Serve, Benefícios e Como Usar

argila branca

Usada há milênios, a argila branca conta com relatos históricos que comprovam seus benefícios no tratamento com fins terapêuticos e estéticos.

A argila é um mineral formado a partir da degradação e decomposição de rochas e matéria orgânica ao longo de milhares de anos. Dentre os elementos presentes em sua composição estão derivados dos silicatos, além de ferro, enxofre, potássio, cálcio e boro, que são elementos importantes nos cuidados da pele e dos cabelos. Dessa forma, apresenta composição mineral muito rica e benéfica.

Estudos científicos demonstram o que os antigos já sabiam: que os benefícios da argiloterapia são muitos, uma vez que apresentam propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, esfoliantes, hidratantes, refrescantes, cicatrizantes, entre outras. Além disso, a ciência moderna já provou os efeitos da aplicação de argila na produção de colágeno na pele.

Preparamos para você um guia completo de como utilizar a argila branca no seu dia-a-dia para tratar sua pele e seus cabelos.

Existem diversas opções de produtos com argila branca no mercado.

Leia também sobre os benefícios da argila verde e da argila preta.

 

Propriedades da Argila Branca

A argila branca é considerada a argila mais suave, pois possui um pH muito próximo ao da pele humana. Ela é capaz de absorver a oleosidade da pele, sem desidratá-la ou irritá-la.

Assim como todas as argilas, a argila branca é absorvente, cicatrizante e antisséptica, com o diferencial de ser a mais suave dentre elas.

Atenção: Sempre utilize potes e vasilhas de plástico ou vidro para manipular a argila. Utensílios de metal podem reagir com os compostos da argila.

 

Benefícios da argila branca para os cabelos

O cabelo pode revelar muito sobre a personalidade de uma pessoa, além de compor a harmonia de sua aparência. Assim, este é um dos fatores que pode alterar a autoestima de alguém.

A utilização da argila branca como um tratamento natural eficaz é recomendada para os cuidados dos fios.

Confira a seguir como você pode potencializar os cuidados com o seu cabelo com a ajuda da argila branca.

Trata queda capilar

A argila branca pode ser uma forte aliada contra problemas de queda capilar. Rica em alumínio e oligoelementos, esta argila promove uma ação descongestionante e estimulante, ideal para quem apresenta problemas como a alopecia capilar.

Receita para tratar a queda capilar:

  • Para o tratamento, basta você adicionar a quantidade desejada da argila branca em um recipiente plástico e, aos poucos, ir adicionando água morna, até formar uma pasta.
  • Em seguida, com a ajuda de um pincel, aplique a mistura por todo o couro cabeludo. Dê ênfase às regiões mais comprometidas com a queda.
  • Deixe a argila agir por cerca de quarenta minutos e depois enxágue. Enquanto você estiver lavando os cabelos, potencialize o tratamento massageando o couro cabeludo em movimentos circulares.
  • Assim, além da pele absorver os benefícios, ela será levemente esfoliada, permitindo a “respiração” do couro e a ativação da circulação sanguínea.

Reconstrutora capilar

A argila branca pode ser uma ótima opção para você que segue o cronograma capilar. Por apresentar-se rica em substâncias como a queratina, esta argila é uma ótima reconstrutora para fios quebradiços e fracos.

Receita para fazer reconstrução capilar:

  • Faça uma misturinha do pó da argila com água, até que adquira a consistência de um creme.
  • Aplique por todo o cabelo.
  • Certifique-se de passar mecha por mecha, massageando sempre de cima para baixo.
  • Deixe o produto agir trinta minutos e enxágue bem os fios.
  • Lembre-se: por se tratar de uma reconstrução, o ideal é fazê-la a cada quinze dias no máximo. O excesso de queratina no cabelo pode pesar os fios e acelerar a sua quebra, uma vez que ficam mais “duros” e menos maleáveis.

Potencializa hidratações

Os agentes condicionantes da argila branca são ótimos para potencializar ainda mais as suas hidratações caseiras.

Misturar, em média, uma colher de sopa do pó da argila nas suas receitas cotidianas aumentará ainda mais os benefícios dos tratamentos capilares feitos em casa.

Entretanto, se você costuma fazer de duas a três hidratações na semana, certifique-se de acrescentar a argila apenas uma vez a cada sete dias. Afinal, o excesso pode pesar demais os fios.

Para aprender mais sobre como hidratar seus cabelos naturalmente, veja nossos posts sobre receitas caseiras de condicionadores, leave-ins e máscaras de tratamento.

Pré lavagem

A argila branca proporciona uma limpeza profunda no couro cabeludo, pois tem a capacidade de absorver resíduos. Pode ser usada para ajudar a remover elementos nocivos provenientes de processos de relaxamento e alisamento químicos.

Para isso, a argila branca pode ser usada como “pré-xampu”. Basta aplicar a argila no couro cabeludo e massagear suavemente antes da aplicação de seu shampoo.

A aplicação pode ser feita a cada 15 dias; o excesso pode ressecar os fios.

 

Benefícios da argila branca para a pele

A pele, assim como os cabelos, também é um “cartão de visita” de todos nós. Assim, tratá-la da maneira adequada, além de realçar sua beleza, também a prepara para o futuro: na velhice teremos a pele que merecemos, não é mesmo?

Clareia manchas na pele e sardas

A procura por tratamentos estéticos cuja função é a de clarear a pele é enorme. O que muita gente não sabe é que tratamentos caseiros podem ajudar – e muito – a atingir o clareamento de manchinhas e sardas.

Dessa forma, aplicar máscaras de argila branca na pele manchada proporcionará gradativamente um efeito desejável.

Assim, a argila branca auxilia na obtenção de uma pele mais uniforme, sem manchas e livre daquelas sardinhas que possam eventualmente estar incomodando.

Receita de como clarear a pele em casa:

  • Primeiramente, você deverá limpar bem a pele, esfoliando-a.
  • Depois, tonifique-a adequadamente.
  • Em seguida, aplique a pasta de argila branca numa quantidade generosa, diretamente na mancha.
  • Deixe o produto agir por vinte minutos e, com a ajuda de uma esponja macia, enxágue com água morna e filtrada.
  • Após secar bem a pele, aplique um protetor solar de fator no mínimo 30, para evitar que a pele fique muito exposta e que as manchas piorem, ao invés de melhorarem.
  • Faça este procedimento de quinze em quinze dias, até perceber resultados satisfatórios.

O Escolha Natural fez um artigo ensinando como clarear a pele de forma natural! Confira!

Hidratante para peles sensíveis

A argila branca é recomendada para peles que se apresentam mais sensíveis e desidratadas.

Por possuir um pH muito próximo ao da pele, a argila branca absorve sua oleosidade sem ressecá-la ou prejudicá-la.

Assim, a aplicação de uma máscara densa (em qualquer parte do corpo) hidratará as células profundamente, suavizando a aparência de rugas e cansaço, por exemplo.

Você pode usufruir deste tratamento uma vez por semana, aproveitando o momento para relaxar e descansar.

Receita de como hidratar a pele:

  • A mistura pode ter uma consistência mais densa; assim, você pode adicionar em um recipiente plástico de duas a três colheres do pó da argila.
  • Em seguida, acrescente água até formar uma pasta mais grossa, sendo um pouco mais pesada que os cremes faciais que encontramos em farmácias.
  • Depois é só aplicar uma camada generosa na pele, de maneira uniforme e consistente.
  • Deixe agir por quinze minutos e enxágue abundantemente.
  • Finalize com seu creme hidratante como de costume e pronto.

Descubra mais sobre a importância da hidratação natural e aprenda receitas de hidratantes caseiros.

Trata a acne

Por proporcionar uma limpeza de pele profunda, absorvendo a oleosidade sem agredir, a argila branca pode auxiliar no tratamento contra a acne.

Basta você seguir uma rotina de limpeza da pele e, a cada cinco dias, fazer uma boa máscara facial com a argila.

Você notará uma pele mais sequinha, lisa, limpa e com cor uniforme, e consequentemente livre das acnes, graças ao efeito anti-inflamatório e adstringente da argila branca.

Descubra outros métodos naturais para o combater as espinhas e os cravos.

Cabelos e pele lindos de maneira natural

Seguindo nossas dicas você com certeza irá usufruir de uma pele mais jovem, radiante e bonita, assim como um cabelo mais forte e hidratado.

Com cuidados simples e naturais, é possível atingir objetivos que, além de melhorar a estética, melhoram a nossa saúde.

Dessa maneira, fique atento: a solução pode ser bem mais saudável e próxima do que você imagina.

 

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *