Argila Amarela: Para que Serve, Benefícios e Como Usar

argila amarela

A argila amarela, assim como todas as outras cores de argilas, é um tipo de mineral proveniente da degradação de rochas. A sua formação acontece a partir de reações químicas que o ambiente proporciona a estas rochas.

O vento, a temperatura, a umidade, o sol… Todos esses componentes são responsáveis por desenvolver a formação dos mais diversos tipos de argila.

Todas essas transformações, no entanto, deixam o mineral rico em propriedades que são ótimos tanto para a beleza, quanto para a saúde.

A partir do seu consumo milenar, a argila amarela vem para beneficiar de diversas formas a sua pele e os seus cabelos. Veja a seguir os benefícios deste produto natural.

 

Benefícios da Argila Amarela

Os componentes terapêuticos da argila amarela comportam inúmeros benefícios para a nossa beleza e saúde. Basta uma aplicação por semana, e você já começa a notar os resultados.

 

Benefícios para a pele

Rejuvenescedor natural

A argila amarela é rica em silício e antioxidantes. Desse modo, aplicar diretamente na pele madura fará com que a mesma comece a se recuperar. Como consequência, você terá uma pele mais firme, saudável e com uma aparência mais jovial.

As linhas finas de expressão vão diminuindo progressivamente, na medida em que você aplica a argila regularmente. O seu efeito sobre a pele funciona como um tipo de “catalisador” do colágeno. Aumentando assim, a elasticidade e a firmeza da pele madura.

 

Reduz inflamações na pele

A sua propriedade anti-inflamatória é perfeita para tratar aquelas peles mais sensíveis e irritadas. Além de promover um alívio para queimaduras solares leves, por exemplo.

E se você tem problema com espinhas e acnes, experimente investir em uma máscara de argila amarela e perceba os efeitos dela na sua pele. Utilizando apenas alguns minutos por dia, você notará as vantagens de uma pele livre de espinhas e cravos. A argila acelera a recuperação da pele, secando as espinhas e evitando até mesmo as manchas das inflamações.

 

Ação cicatrizante

Como mencionamos, esta argila irá tratar a pele lesionada, acelerando assim a cicatrização. A produção de colágeno e o processo de regeneração das células são potencializados. Como consequência, machucados e inflamações tendem a se recuperar mais rápido do que o natural.

A partir de uma reconstituição cutânea, as ações adstringentes, desintoxicante e purificante, refrescam a pele e a preparam para uma recuperação mais acelerada.

 

Hidrata e nutre a pele

O ferro e o potássio presentes em sua composição são responsáveis por hidratar e nutrir a pele profundamente. Tonificando-a e deixando-a mais firme e bonita.

Além disso, essas propriedades ainda auxiliam na sensação de bem-estar. Ou seja, aplicar a argila amarela na pele (do corpo) desencadeia ainda um efeito relaxante e calmante. Perfeito para aqueles dias estressantes e corridos.

 

Reduz as manchas das espinhas

Como a argila trata as inflamações da pele, e ainda tem a capacidade de acelerar a regeneração da mesma, aplicar uma camada fina sobre as manchas das espinhas pode ser uma boa opção.

Gradativamente as manchinhas indesejadas vão desaparecendo, a pele vai se renovando e o rosto vai ficando mais “limpinho”. E isso vale também para outros tipos de manchas na pele, como a do sol.

 

Controla a oleosidade

As trocas iônicas com a pele são capazes ainda de promover um alívio na oleosidade. Equilibrando o índice de produção das glândulas sebáceas, a sua pele ficará mais lisinha e sequinha, sem deixar de lado o aspecto de saudável e hidratado.

 

Ação bactericida

A sua ação bactericida pode ainda promover uma proteção extra para a pele tanto do rosto e do corpo. Deixando-o assim, livre de micoses, infecções e irritações dos mais diversos tipos, como por exemplo, a dermatite.

 

Benefícios para o cabelo

Além de deixar a pele mais jovial, saudável e renovada, a argila amarela é também uma forte aliada dos cuidados capilares. Veja as vantagens de sua aplicação e usufrua de cabelos mais fortes, livres da oleosidade e com crescimento saudável.

 

Acelera o crescimento

Aplicar uma camada generosa deste tipo de argila diretamente no couro cabeludo pode ser muito interessante para quem busca cabelos mais longos. Isso porque a argila amarela estimula a circulação sanguínea no couro, fazendo com que os nutrientes cheguem mais “rápidos” aos folículos capilares. Como consequência, há uma expressiva aceleração no crescimento dos fios.

Além disso, a argila ainda é capaz de desobstruir os poros, fazendo com que a pele em torno das raízes capilares “respire” melhor. Com essa desobstrução, o cabelo tende a crescer mais rápido também, além de “abrir caminho” para os fios novos.

 

Regula a oleosidade

Outro ponto interessante e vantajoso de aplicar esta argila no couro cabeludo, é que ela é capaz de desencadear um efeito regulador de oleosidade. Ou seja, ótima para raízes muito oleosas e normais. Afinal, ela não irá apenas “secar” a oleosidade, mas sim, ela controlará os excessos – tanto de sebo capilar quanto da falta dele.

E sabemos que a raiz oleosa pode atrapalhar muito a saúde dos cabelos, além de deixar o aspecto estético comprometido.

 

Fortalece os cabelos

A argila amarela tem ainda o poder de deixar os cabelos fortalecidos, proporcionando um crescimento saudável e notável. A hidratação e a nutrição profunda são responsáveis por esse resultado.

Com a aplicação regular no couro cabeludo, feita em 15 em 15 dias, é possível fazer com que os fios cresçam mais fortes, encorpados e bonitos.

 

Limpa profundamente os fios

Esta argila pode ainda ser usada como um shampoo antirresíduos, desde que seja feita em uma forma mais líquida. Assim, basta aplicar delicadamente nos cabelos e enxaguar em seguida. O efeito é imediato: cabelos mais bonitos e brilhantes, livres da poluição do dia a dia, por exemplo.

No entanto, é importante considerar que só quem tem os fios oleosos pode utilizá-la para esta finalidade. Caso contrário, o cabelo poderá ficar muito ressecado.

 

Como aplicar a argila amarela na pele

Agora que você já conheceu todos os benefícios deste maravilhoso produto natural, é hora de aprender a aplicá-lo, não é? Portanto, vamos ao nosso passo a passo simples:

Misture 2 colheres de sopa de argila amarela em pó, em uma vasilha com 200 mL de água.

Mexa até a mistura ficar homogênea.

  • Em seguida, aplique na pele, formando uma camada fina. Quando for usar no rosto, lembre-se de manter certa distância da região dos olhos.
  • Deixe agir por pelo menos 20 minutos, ou até sentir que a argila começou a ficar sequinha.
  • Depois é só enxaguar delicadamente com água morna, fazendo movimentos circulares levemente.
  • Essa massagem irá ativar ainda mais a circulação sanguínea na região, além de fazer uma leve esfoliação por toda a pele.
  • Por fim, seque com uma toalha macia e passe o seu hidratante favorito para selar os poros.

 

Como aplicar a argila amarela nos cabelos

Para aplicá-la nos fios, será necessário fazer uma misturinha um pouco mais “aguada” que a anterior.

  • Portanto, experimente misturar apenas 1 colher de sopa de argila em pó em 200 ml de água filtrada.
  • Depois é só aplicar no couro cabeludo, com a ajuda de um pincel capilar.
  • Deixe agir também por vinte minutos e enxágue, massageando. Essa massagem irá limpar profundamente a raiz dos cabelos, além de estimular o crescimento acelerado.
  • Quando quiser usar em forma de shampoo, diminua a medida do pó da argila para duas colheres de chá e aplique delicadamente por toda a extensão dos cabelos. Nesta opção não será necessário deixar o produto “agir”. Basta a lavagem dos fios que os mesmos já sentirão os efeitos da aplicação do produto.

Se interessou pelas argilas? Leia também sobre as argilas preta, verde e branca e descubra todo o potencial desses produtos minerais!

Caso queira um guia de cosméticos completo com receitas caseiras, naturais, veganas, livres de substâncias tóxicas e fáceis de fazer, o Escolha Natural recomenda o livro: guia completo da beleza feita em casa.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *