Quem Somos Nós

Quem somos

Somos Engenheiros Químicos, de Bioprocessos e Biotecnologista, empenhados em traduzir as informações científicas consistentes existentes na área de cosméticos. Nosso objetivo é munir vocês, o público em geral, com informações científicas para ajudar em suas escolhas de produtos naturais e sustentáveis.

 

Cosméticos

Você já se preocupou com a composição dos cosméticos que consome? Já leu os ingredientes do seu desodorante, do seu shampoo ou do seu sabonete?  Ficou confuso com aqueles nomes esquisitos? Já se perguntou se todas essas substâncias são tóxicas e prejudiciais?

Pois é, entendemos você!

Mas a boa notícia é que você encontrou o lugar certo!

 

Os tóxicos

A ideia deste blog surgiu após muita procura e poucas fontes confiáveis de produtos sob a ótica do consumo sustentável e consciente.

Os produtos químicos e nocivos estão presentes nos  produtos de higiene pessoal e cosméticos. Diversos compostos tóxicos estão presentes no nosso dia a dia e não estamos atentos para o perigo que representam para nossa saúde.

Quem é adepto de uma vida natural sabe da dificuldade de se livrar de substâncias químicas. Além disso, muitas vezes é difícil encontrar e incluir produtos artesanais e naturais no dia-a-dia.

 

Um pouco da história

Sempre me preocupei com os poluentes que despejamos nos mares e rios, no ar e no solo, no nosso meio ambiente. Desde antes de me tornar Engenheira Química e fazer uma pós-graduação em Engenharia Ambiental. Até que um belo dia me dei conta de que estava ignorando que esses mesmos compostos nocivos estavam sendo despejados em meu próprio corpo, diariamente.

Comecei, então, uma longa pesquisa por produtos naturais, sem ingredientes tóxicos. A internet foi  uma ferramenta importante. No entanto, as fontes de informações encontram-se espalhadas, dispersas.

Nenhum site ou blog confiável, ainda mais em português, com fontes e informações científicas, parece reunir os dados necessários para a tomada de decisão correta sobre o que evitar e o que procurar.

Outra questão que sempre me incomodou foram os testes em animais. De acordo com um levantamento do “Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais” (Peta), uma das principais organizações de defesa dos direitos dos animais do mundo, apenas 9 de 63 marcas de cosméticos não testam seus produtos em animais. L’Óreal, Lancôme, Neutrogena, Clinique e M.A.C estão entre as integrantes da lista de marcas que testam. =(

 

Nosso objetivo

Dessa forma, com o objetivo de oferecer a vocês o que eu gostaria de ter encontrado antes, me juntei a outros profissionais da área. Pretendemos fazer deste blog um guia de compras e consumo para produtos e cosméticos naturais. Serão avaliados fatores como ingredientes artesanais, orgânicos, sem compostos prejudiciais e, de preferência, livres de crueldade.

O nosso objetivo não é avaliar a eficácia nem fazer resenhas sobre determinados produtos ou marcas. Já existem muitos blogs na internet para esses fins, mas este se destaca pelo foco diferenciado.

Nosso objetivo é fazer avaliações de produtos que consumimos no nosso dia-a-dia levando em conta seus aspectos de consumo consciente e de sustentabilidade. Questões como toxicidade, testes em animais, resíduos, descarte, etc…

 

A indústria dos cosméticos

Assista aos vídeos The Story of Cosmetics e The Story of Stuff Project para ter uma breve introdução:

Assustador, não?!

 

A decisão em suas mãos

Tome para você a decisão sobre suas escolhas. Assuma a responsabilidade sobre mais esta dimensão da sua vida. Não deixe nas mãos de empresas e corporações algumas das decisões mais importantes sobre sua saúde e bem-estar. Muito menos confie em governos e em órgãos de regulação.

O poder tem que estar em suas mãos. Leia os rótulos e os ingredientes. Informação e conhecimento são o único caminho para a proteção de sua saúde e do meio ambiente.

Esse é o nosso objetivo: promover educação e informação de qualidade para lhe oferecer a oportunidade de consumo consciente.

 

Email: [email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/escolhanaturaloficial

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *